Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dworecki, Sílvio Melcer
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-20240819-110300/
Resumo: Este trabalho sistematiza, enquanto metodo de ensino das artes figurativas, uma experiencia em aulas denominadas desinibicao do traco e criacao de linguagem plastica pessoal. Formula criterios para avaliacao da atividade figurativa em fase de aprendizagem na disponibilidade, fluencia, atencao e referencias. Conclui pela indispensabilidade de estimulo e por sua incorporacao ao campo cognitivo do aluno. Verifica a capacidade expressiva evoluindo por estagios nao dispostos de maneira linear. Constata que a ampliacao do quadro perceptivo implica em ampliacao das possibilidades expressivas, e vice-versa; e que a qualidade expressiva fica a depender dos estimulos, de toda natureza, que sao oferecidos ao aluno. Detem-se nas diferencas entre projeto de vida e projeto expressivo. Suas contribuicoes residem em afirmar a qualidade ou desempenho como meta da educacao estetica abolindo o marasmo dos treinos de competencia e tornar especiais as analises e propostas para o ensino de arte: como diagrama um prisma onde aluno, estimulos, produtos e o professor ocupam seus vertices e o binomio percepcao-expressao realiza um caminho de ir e vir em todas suas arestas. Do -olho a mao- e um metodo de ensino que privilegia a interacao e nao as relacoes causais entre todos os fatores que comparecem na aprendizagem em busca da qualidade expressiva
id USP_1c58d928b6c179be9be5d16be3ab8afd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240819-110300
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativasARQUITETURAARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO)ARTESARTES (ESTUDO E ENSINO)Este trabalho sistematiza, enquanto metodo de ensino das artes figurativas, uma experiencia em aulas denominadas desinibicao do traco e criacao de linguagem plastica pessoal. Formula criterios para avaliacao da atividade figurativa em fase de aprendizagem na disponibilidade, fluencia, atencao e referencias. Conclui pela indispensabilidade de estimulo e por sua incorporacao ao campo cognitivo do aluno. Verifica a capacidade expressiva evoluindo por estagios nao dispostos de maneira linear. Constata que a ampliacao do quadro perceptivo implica em ampliacao das possibilidades expressivas, e vice-versa; e que a qualidade expressiva fica a depender dos estimulos, de toda natureza, que sao oferecidos ao aluno. Detem-se nas diferencas entre projeto de vida e projeto expressivo. Suas contribuicoes residem em afirmar a qualidade ou desempenho como meta da educacao estetica abolindo o marasmo dos treinos de competencia e tornar especiais as analises e propostas para o ensino de arte: como diagrama um prisma onde aluno, estimulos, produtos e o professor ocupam seus vertices e o binomio percepcao-expressao realiza um caminho de ir e vir em todas suas arestas. Do -olho a mao- e um metodo de ensino que privilegia a interacao e nao as relacoes causais entre todos os fatores que comparecem na aprendizagem em busca da qualidade expressivaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerrara, Lucrécia D'AléssioDworecki, Sílvio Melcer1995-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-20240819-110300/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-19T17:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-20240819-110300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-19T17:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas
title Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas
spellingShingle Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas
Dworecki, Sílvio Melcer
ARQUITETURA
ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO)
ARTES
ARTES (ESTUDO E ENSINO)
title_short Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas
title_full Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas
title_fullStr Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas
title_full_unstemmed Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas
title_sort Do olho a mao : um metodo de ensino das artes figurativas
author Dworecki, Sílvio Melcer
author_facet Dworecki, Sílvio Melcer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferrara, Lucrécia D'Aléssio
dc.contributor.author.fl_str_mv Dworecki, Sílvio Melcer
dc.subject.por.fl_str_mv ARQUITETURA
ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO)
ARTES
ARTES (ESTUDO E ENSINO)
topic ARQUITETURA
ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO)
ARTES
ARTES (ESTUDO E ENSINO)
description Este trabalho sistematiza, enquanto metodo de ensino das artes figurativas, uma experiencia em aulas denominadas desinibicao do traco e criacao de linguagem plastica pessoal. Formula criterios para avaliacao da atividade figurativa em fase de aprendizagem na disponibilidade, fluencia, atencao e referencias. Conclui pela indispensabilidade de estimulo e por sua incorporacao ao campo cognitivo do aluno. Verifica a capacidade expressiva evoluindo por estagios nao dispostos de maneira linear. Constata que a ampliacao do quadro perceptivo implica em ampliacao das possibilidades expressivas, e vice-versa; e que a qualidade expressiva fica a depender dos estimulos, de toda natureza, que sao oferecidos ao aluno. Detem-se nas diferencas entre projeto de vida e projeto expressivo. Suas contribuicoes residem em afirmar a qualidade ou desempenho como meta da educacao estetica abolindo o marasmo dos treinos de competencia e tornar especiais as analises e propostas para o ensino de arte: como diagrama um prisma onde aluno, estimulos, produtos e o professor ocupam seus vertices e o binomio percepcao-expressao realiza um caminho de ir e vir em todas suas arestas. Do -olho a mao- e um metodo de ensino que privilegia a interacao e nao as relacoes causais entre todos os fatores que comparecem na aprendizagem em busca da qualidade expressiva
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-20240819-110300/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-20240819-110300/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090949936054273