Implicações pedagógicas da correlações entre a oclusão dentária e a formação da embocadura do flautista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12012016-093028/ |
Resumo: | O ensino de flauta transversal está embasado em correntes pedagógicas divergentes, provenientes da experiência pessoal e profissional de flautistasprofessores que tinham pouco conhecimento a respeito da oclusão dentária, como Quantz (1752), Tromlitz (1791), Boehm (1871) e Mather (1981). O objetivo deste trabalho foi contribuir para a pedagogia da flauta transversal, tendo como premissa a consideração das classes de oclusão dentária dos flautistas. Para isso, apresentamos primeiramente uma introdução ao conceito de oclusão dentária, aplicado à prática da flauta transversal, e a revisão da literatura sobre o assunto. Depois dessa introdução, apresentamos estudos de caso, buscando elucidar a correlação entre a oclusão dentária e a embocadura de três flautistas com diferentes classes de mal-oclusões de Angle (1907). Finalizamos discutindo as implicações pedagógicas decorrentes. |
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Implicações pedagógicas da correlações entre a oclusão dentária e a formação da embocadura do flautistaPedagogical implications of the correlation between dental occlusion and the flutist embouchure`s formationDTMembocadura do flautistaembouchureflauta transversalflutemal-oclusãomalocclusionoclusão dentáriapedagogia do instrumento musicalTMJO ensino de flauta transversal está embasado em correntes pedagógicas divergentes, provenientes da experiência pessoal e profissional de flautistasprofessores que tinham pouco conhecimento a respeito da oclusão dentária, como Quantz (1752), Tromlitz (1791), Boehm (1871) e Mather (1981). O objetivo deste trabalho foi contribuir para a pedagogia da flauta transversal, tendo como premissa a consideração das classes de oclusão dentária dos flautistas. Para isso, apresentamos primeiramente uma introdução ao conceito de oclusão dentária, aplicado à prática da flauta transversal, e a revisão da literatura sobre o assunto. Depois dessa introdução, apresentamos estudos de caso, buscando elucidar a correlação entre a oclusão dentária e a embocadura de três flautistas com diferentes classes de mal-oclusões de Angle (1907). Finalizamos discutindo as implicações pedagógicas decorrentes.The flute teaching is mostly based on divergent pedagogical trends, from the personal experience of flutists teachers who had little knowledge about the dental occlusion, as Quantz (1752), Tromlitz (1791), Boehm (1871) and Mather (1981). This thesis aims to develop a flute pedagogy premised on the consideration of flute players dental occlusion classes. To do this, first we present an introduction to the concept of occlusion, applied to the practice of flute, and a review of the literature on the subject. After this introduction, we present case studies to elucidate the correlation between dental occlusion and the embouchure of three flute players with three different types of malocclusion according to Angle´s classification (1907). We conclude with enumeration of the pedagogical implications.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMonteiro, Silvana BommaritoSalles, Pedro PauloPairol, Fernanda de Oliveira2015-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12012016-093028/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-12012016-093028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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