O professor da Educação Infantil como suporte para a abertura das crianças autistas aos seus pares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-19072024-093146/ |
Resumo: | A partir de uma abordagem psicanalítica, a presente pesquisa pretendeu refletir sobre o papel do professor da Educação Infantil como suporte para a abertura das crianças autistas aos seus pares: o que ele pode fazer para promover essa abertura? Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras de crianças autistas que frequentam a sala de aula regular da Educação Infantil e os dados foram coletados a partir de registros mensais e entrevistas semiestruturadas, entre agosto de 2021 e junho de 2022. O estudo baseou-se na teoria psicanalítica, bem como em contribuições acadêmicas e clínicas de autores contemporâneos que investigam o autismo da perspectiva da psicanálise, além de autobiografias dos próprios autistas, que compartilham um saber precioso sobre o funcionamento de seu mundo interior. Partindo de uma reflexão sobre a importância que a escola pode ter para as crianças autistas já evidenciada pela clínica psicanalítica e sobre a relevância do papel do professor, levando em conta as particularidades da Educação Infantil, foi possível investigar as diversas intervenções das professoras acompanhadas pela pesquisa para promover a abertura de seus alunos autistas às demais crianças. Foram também analisados os contextos em que essas aproximações ocorreram de forma espontânea, sem a mediação das professoras, bem como os indícios dos possíveis deslocamentos das posições subjetivas dessas crianças feitos no tempo em que ocorreu a pesquisa, observados pelas professoras. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que as professoras acompanhadas ao longo deste estudo deram suporte para a abertura de seus alunos autistas aos seus pares, tanto por meio de suas intervenções diretas na relação com as crianças como por meio de intervenções indiretas, ao planejar e flexibilizar propostas, materiais, tempos e espaços no dia a dia da sala de aula. |
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O professor da Educação Infantil como suporte para a abertura das crianças autistas aos seus paresThe Early Childhood Education teacher as support for opening up autistic children to their peersAutismAutismoEducação InfantilFunção do semelhanteKindergardenProfessoresPsicanálisePsychoanalysisSimilar FunctionTeachersA partir de uma abordagem psicanalítica, a presente pesquisa pretendeu refletir sobre o papel do professor da Educação Infantil como suporte para a abertura das crianças autistas aos seus pares: o que ele pode fazer para promover essa abertura? Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras de crianças autistas que frequentam a sala de aula regular da Educação Infantil e os dados foram coletados a partir de registros mensais e entrevistas semiestruturadas, entre agosto de 2021 e junho de 2022. O estudo baseou-se na teoria psicanalítica, bem como em contribuições acadêmicas e clínicas de autores contemporâneos que investigam o autismo da perspectiva da psicanálise, além de autobiografias dos próprios autistas, que compartilham um saber precioso sobre o funcionamento de seu mundo interior. Partindo de uma reflexão sobre a importância que a escola pode ter para as crianças autistas já evidenciada pela clínica psicanalítica e sobre a relevância do papel do professor, levando em conta as particularidades da Educação Infantil, foi possível investigar as diversas intervenções das professoras acompanhadas pela pesquisa para promover a abertura de seus alunos autistas às demais crianças. Foram também analisados os contextos em que essas aproximações ocorreram de forma espontânea, sem a mediação das professoras, bem como os indícios dos possíveis deslocamentos das posições subjetivas dessas crianças feitos no tempo em que ocorreu a pesquisa, observados pelas professoras. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que as professoras acompanhadas ao longo deste estudo deram suporte para a abertura de seus alunos autistas aos seus pares, tanto por meio de suas intervenções diretas na relação com as crianças como por meio de intervenções indiretas, ao planejar e flexibilizar propostas, materiais, tempos e espaços no dia a dia da sala de aula.Using a psychoanalytic approach, this research intended to reflect on the role of the Early Childhood Education teacher as a support for autistic children to open up to their peers: what can they do to promote this openness? The research subjects were five teachers of autistic children who attend the regular Early Childhood Education classroom and the data were collected from monthly records and semi-structured interviews, between August 2021 and June 2022. The study was based on the theory analysis, as well as academic and clinical contributions from contemporary authors who investigate autism from the perspective of psychoanalysis, as well as autobiographies by autistic people themselves, who share precious knowledge about the functioning of their inner world. Starting from a reflection on the importance that school can have for autistic children already evidenced by the psychoanalytic clinic and on the relevance of the role of the teacher, considering the particularities of Early Childhood Education, it was possible to investigate the various interventions of teachers monitored by the research to promote the openness of its autistic students to other children. The contexts in which these approaches occurred spontaneously, without the mediation of the teachers, were also analyzed, as well as the signs of possible shifts in the subjective positions of these children made during the time in which the research took place, observed by the teachers. The research results allowed us to conclude that the teachers monitored throughout this study supported the opening of their autistic students to their peers, both through their direct interventions in their relationships with the children and through indirect interventions, when planning and making proposals, materials, times and spaces more flexible in the daily routine of the classroom.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKupfer, Maria Cristina MachadoMesquita, Rebeca Schneider2024-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-19072024-093146/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-24T11:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-19072024-093146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-24T11:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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