O professor e a função do semelhante: contribuições para a educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-21102024-125506/ |
Resumo: | Esta pesquisa de orientação psicanalítica buscou investigar o papel do professor na sustentação da função do semelhante em uma escola inclusiva e seus possíveis efeitos subjetivantes para as crianças público-alvo da educação especial. Na função do semelhante está contida a ideia de estrutura psíquica; ela é mais uma função vinculada à função materna e paterna, fundamentais para a constituição do sujeito. A função do semelhante se diferencia de outros termos similares, como a função fraterna e o complexo fraterno, na medida em que é mais utilizada em artigos e trabalhos que se referem às instituições, escolas e diferentes dispositivos de grupo em que está presente a perspectiva inclusiva, uma vez que as crianças podem conviver fora do ambiente doméstico. Esta é uma pesquisa qualitativa, de orientação psicanalítica, que se desenvolveu em uma escola municipal de educação infantil EMEI de São Paulo, no ano letivo de 2022, no formato de estudo de caso. Duas professoras e duas crianças consideradas públicos-alvo da educação especial, uma com deficiência física e outra com transtorno do espectro autista TEA, foram acompanhadas ao longo de 4 meses, com o auxílio de dois instrumentos que nos ajudaram a pensar a operação da função do semelhante na escola: entrevista semiestruturada e o Acompanhamento Psicanalítico em Escolas, Grupos e Instituições- APEGI. Os resultados alcançados foram trabalhados a partir de 6 categorias de análise, a saber: 1. As intervenções invisíveis; 2. Os ecos da posição da professora no grupo de crianças; 3. A escolarização como um véu para a subjetivação; 4. A questão diagnóstica; 5. A exclusão na inclusão; e 6. Os alcances e limites da posição da professora no grupo: as crianças como protagonistas. Concluise que as diferentes posições do professor e situações que podem sustentar a operação da função do semelhante conservam uma maleabilidade que dizem do professor-sujeito, de forma a permitir que ele descubra no seu saber, com o seu olhar e a sua prática, junto às crianças, qual é a sua melhor forma de conduzir cada caso na educação inclusiva. |
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O professor e a função do semelhante: contribuições para a educação inclusivaThe teacher and the role of the similar: contributing factors to the inclusive educationAPEGIAPEGIEducação inclusivaFunção do semelhanteInclusive educationPsicanálisePsychoanalysisRole of the similarEsta pesquisa de orientação psicanalítica buscou investigar o papel do professor na sustentação da função do semelhante em uma escola inclusiva e seus possíveis efeitos subjetivantes para as crianças público-alvo da educação especial. Na função do semelhante está contida a ideia de estrutura psíquica; ela é mais uma função vinculada à função materna e paterna, fundamentais para a constituição do sujeito. A função do semelhante se diferencia de outros termos similares, como a função fraterna e o complexo fraterno, na medida em que é mais utilizada em artigos e trabalhos que se referem às instituições, escolas e diferentes dispositivos de grupo em que está presente a perspectiva inclusiva, uma vez que as crianças podem conviver fora do ambiente doméstico. Esta é uma pesquisa qualitativa, de orientação psicanalítica, que se desenvolveu em uma escola municipal de educação infantil EMEI de São Paulo, no ano letivo de 2022, no formato de estudo de caso. Duas professoras e duas crianças consideradas públicos-alvo da educação especial, uma com deficiência física e outra com transtorno do espectro autista TEA, foram acompanhadas ao longo de 4 meses, com o auxílio de dois instrumentos que nos ajudaram a pensar a operação da função do semelhante na escola: entrevista semiestruturada e o Acompanhamento Psicanalítico em Escolas, Grupos e Instituições- APEGI. Os resultados alcançados foram trabalhados a partir de 6 categorias de análise, a saber: 1. As intervenções invisíveis; 2. Os ecos da posição da professora no grupo de crianças; 3. A escolarização como um véu para a subjetivação; 4. A questão diagnóstica; 5. A exclusão na inclusão; e 6. Os alcances e limites da posição da professora no grupo: as crianças como protagonistas. Concluise que as diferentes posições do professor e situações que podem sustentar a operação da função do semelhante conservam uma maleabilidade que dizem do professor-sujeito, de forma a permitir que ele descubra no seu saber, com o seu olhar e a sua prática, junto às crianças, qual é a sua melhor forma de conduzir cada caso na educação inclusiva.This psychoanalytic research sought to investigate the role of the teacher in sustaining the role of the similar in an inclusive school and its possible subjectivating effects for children who are the target public of special education. In the role of the similar is contained the idea of structure; it is one more function, linked to the maternal and paternal function, fundamental for the constitution of the subject. The role of the similar differs from other similar terms, such as the fraternal function and the fraternal complex, to the extent that it is more used in articles and works that refer to institutions, schools and different group instruments in which the inclusive perspective is present, since children can live outside the home environment. This is a qualitative, psychoanalytic research, which was developed in a municipal school of early childhood education EMEI in São Paulo in the 2022 school year, in the format of a case study. Two teachers and two children considered target population of special education, one with physical disabilities and the other with autism spectrum disorder ASD, were followed up for about 4 months with the help of two instruments that helped us to think about the operation of the role of the similar in the school: semi-structured interview and the Psychoanalytic Monitoring in Schools, Groups and Institutions - APEGI. The results achieved were worked from 6 categories of analysis, namely: 1. Invisible interventions: the teachers\' unknown knowledge; 2. The echoes of the teacher\'s position in the group of children; 3. Schooling as a veil for subjectivation; 4. The diagnostic issue; 5. Exclusion in inclusion; and 6. The scope and limits of the teacher\'s position in the group: children as protagonists. It is concluded that the different positions of the teacher and situations that can sustain the operation of the role of the similar preserve a malleability that is referred to as teacher-subject, in order to allow the teacher to discover in their knowledge, with their own vision and practice, together with the children, what is the best way to conduct each case in inclusive education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKupfer, Maria Cristina MachadoNovo, Ana Lúcia Branco2024-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-21102024-125506/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-21T22:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-21102024-125506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-21T22:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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