A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baroukh, Josca Ailine
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-16122020-124028/
Resumo: Esta é uma pesquisa exploratória, qualitativa, de abordagem psicanalítica, que se insere no campo das articulações entre psicanálise e educação, e investiga o olhar do professor sobre as relações que as crianças estabelecem entre si, ou seja, o que um professor pode ver sobre a relação de uma criança com a outra. Os sujeitos foram professoras que participaram da pesquisa Validação e comparação de instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento psíquico à luz da Psicanálise\", realizada no período de 2017-2019, no que tange ao instrumento Acompanhamento psicanalítico de crianças em escolas, grupos e instituições (APEGI). A pesquisa foi realizada em dois cenários e em momentos diferentes. Foi possível identificar que as professoras dos dois cenários reconhecem as relações que se estabelecem entre as crianças na escola, mas assumem duas posições distintas diante disso: uma, que lida com tais relações enquanto obstáculo ao processo de ensino e aprendizagem; outra, que considera os efeitos subjetivos que uma criança pode ter para outra enquanto contribuição às aprendizagens das crianças de seu grupo.
id USP_b2be23f6fd2f4dc00a31221c43060efb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16122020-124028
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escolaThe teacher\'s position on the student and his peers in early childhood education: a psychoanalytic reading through the lens of the teacher on the role of the similar in schoolEducação infantilFunção do semelhanteInteraçõesInteractionsKindergardenProfessoresPsicanálisePsychoanalysisSimilar functionTeachersEsta é uma pesquisa exploratória, qualitativa, de abordagem psicanalítica, que se insere no campo das articulações entre psicanálise e educação, e investiga o olhar do professor sobre as relações que as crianças estabelecem entre si, ou seja, o que um professor pode ver sobre a relação de uma criança com a outra. Os sujeitos foram professoras que participaram da pesquisa Validação e comparação de instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento psíquico à luz da Psicanálise\", realizada no período de 2017-2019, no que tange ao instrumento Acompanhamento psicanalítico de crianças em escolas, grupos e instituições (APEGI). A pesquisa foi realizada em dois cenários e em momentos diferentes. Foi possível identificar que as professoras dos dois cenários reconhecem as relações que se estabelecem entre as crianças na escola, mas assumem duas posições distintas diante disso: uma, que lida com tais relações enquanto obstáculo ao processo de ensino e aprendizagem; outra, que considera os efeitos subjetivos que uma criança pode ter para outra enquanto contribuição às aprendizagens das crianças de seu grupo.This is an exploratory, qualitative research, with a psychoanalytical approach, which is inserted in the field of articulation between psychoanalysis and education, and investigates the teacher\'s view of the relationships that children establish among themselves, that is, what a teacher can see about the relationship between one child and another. The subjects were teachers who participated in the research Validation and comparison of instruments for monitoring psychological development under the lens of Psychoanalysis\", carried out in 2017-2019, regarding the instrument \"Psychoanalytic monitoring of children in schools, groups and institutions\" (APEGI). The research was carried out in two scenarios and at different times. It was possible to recognize two different positions in relation to how teachers treat relationships between children in a school environment: one that deals with these relationships as obstacles to the learning process and another that takes into account the subjective value that one child can have to another as a contribution to their groups children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKupfer, Maria Cristina MachadoBaroukh, Josca Ailine2020-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-16122020-124028/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-18T16:07:50Zoai:teses.usp.br:tde-16122020-124028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-18T16:07:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola
The teacher\'s position on the student and his peers in early childhood education: a psychoanalytic reading through the lens of the teacher on the role of the similar in school
title A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola
spellingShingle A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola
Baroukh, Josca Ailine
Educação infantil
Função do semelhante
Interações
Interactions
Kindergarden
Professores
Psicanálise
Psychoanalysis
Similar function
Teachers
title_short A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola
title_full A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola
title_fullStr A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola
title_full_unstemmed A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola
title_sort A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola
author Baroukh, Josca Ailine
author_facet Baroukh, Josca Ailine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kupfer, Maria Cristina Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Baroukh, Josca Ailine
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Função do semelhante
Interações
Interactions
Kindergarden
Professores
Psicanálise
Psychoanalysis
Similar function
Teachers
topic Educação infantil
Função do semelhante
Interações
Interactions
Kindergarden
Professores
Psicanálise
Psychoanalysis
Similar function
Teachers
description Esta é uma pesquisa exploratória, qualitativa, de abordagem psicanalítica, que se insere no campo das articulações entre psicanálise e educação, e investiga o olhar do professor sobre as relações que as crianças estabelecem entre si, ou seja, o que um professor pode ver sobre a relação de uma criança com a outra. Os sujeitos foram professoras que participaram da pesquisa Validação e comparação de instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento psíquico à luz da Psicanálise\", realizada no período de 2017-2019, no que tange ao instrumento Acompanhamento psicanalítico de crianças em escolas, grupos e instituições (APEGI). A pesquisa foi realizada em dois cenários e em momentos diferentes. Foi possível identificar que as professoras dos dois cenários reconhecem as relações que se estabelecem entre as crianças na escola, mas assumem duas posições distintas diante disso: uma, que lida com tais relações enquanto obstáculo ao processo de ensino e aprendizagem; outra, que considera os efeitos subjetivos que uma criança pode ter para outra enquanto contribuição às aprendizagens das crianças de seu grupo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-16122020-124028/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-16122020-124028/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257087916113920