A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-16122020-124028/ |
Resumo: | Esta é uma pesquisa exploratória, qualitativa, de abordagem psicanalítica, que se insere no campo das articulações entre psicanálise e educação, e investiga o olhar do professor sobre as relações que as crianças estabelecem entre si, ou seja, o que um professor pode ver sobre a relação de uma criança com a outra. Os sujeitos foram professoras que participaram da pesquisa Validação e comparação de instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento psíquico à luz da Psicanálise\", realizada no período de 2017-2019, no que tange ao instrumento Acompanhamento psicanalítico de crianças em escolas, grupos e instituições (APEGI). A pesquisa foi realizada em dois cenários e em momentos diferentes. Foi possível identificar que as professoras dos dois cenários reconhecem as relações que se estabelecem entre as crianças na escola, mas assumem duas posições distintas diante disso: uma, que lida com tais relações enquanto obstáculo ao processo de ensino e aprendizagem; outra, que considera os efeitos subjetivos que uma criança pode ter para outra enquanto contribuição às aprendizagens das crianças de seu grupo. |
id |
USP_b2be23f6fd2f4dc00a31221c43060efb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16122020-124028 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escolaThe teacher\'s position on the student and his peers in early childhood education: a psychoanalytic reading through the lens of the teacher on the role of the similar in schoolEducação infantilFunção do semelhanteInteraçõesInteractionsKindergardenProfessoresPsicanálisePsychoanalysisSimilar functionTeachersEsta é uma pesquisa exploratória, qualitativa, de abordagem psicanalítica, que se insere no campo das articulações entre psicanálise e educação, e investiga o olhar do professor sobre as relações que as crianças estabelecem entre si, ou seja, o que um professor pode ver sobre a relação de uma criança com a outra. Os sujeitos foram professoras que participaram da pesquisa Validação e comparação de instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento psíquico à luz da Psicanálise\", realizada no período de 2017-2019, no que tange ao instrumento Acompanhamento psicanalítico de crianças em escolas, grupos e instituições (APEGI). A pesquisa foi realizada em dois cenários e em momentos diferentes. Foi possível identificar que as professoras dos dois cenários reconhecem as relações que se estabelecem entre as crianças na escola, mas assumem duas posições distintas diante disso: uma, que lida com tais relações enquanto obstáculo ao processo de ensino e aprendizagem; outra, que considera os efeitos subjetivos que uma criança pode ter para outra enquanto contribuição às aprendizagens das crianças de seu grupo.This is an exploratory, qualitative research, with a psychoanalytical approach, which is inserted in the field of articulation between psychoanalysis and education, and investigates the teacher\'s view of the relationships that children establish among themselves, that is, what a teacher can see about the relationship between one child and another. The subjects were teachers who participated in the research Validation and comparison of instruments for monitoring psychological development under the lens of Psychoanalysis\", carried out in 2017-2019, regarding the instrument \"Psychoanalytic monitoring of children in schools, groups and institutions\" (APEGI). The research was carried out in two scenarios and at different times. It was possible to recognize two different positions in relation to how teachers treat relationships between children in a school environment: one that deals with these relationships as obstacles to the learning process and another that takes into account the subjective value that one child can have to another as a contribution to their groups children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKupfer, Maria Cristina MachadoBaroukh, Josca Ailine2020-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-16122020-124028/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-18T16:07:50Zoai:teses.usp.br:tde-16122020-124028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-18T16:07:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola The teacher\'s position on the student and his peers in early childhood education: a psychoanalytic reading through the lens of the teacher on the role of the similar in school |
title |
A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola |
spellingShingle |
A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola Baroukh, Josca Ailine Educação infantil Função do semelhante Interações Interactions Kindergarden Professores Psicanálise Psychoanalysis Similar function Teachers |
title_short |
A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola |
title_full |
A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola |
title_fullStr |
A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola |
title_full_unstemmed |
A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola |
title_sort |
A posição do professor frente ao aluno e seus pares na educação infantil: uma leitura psicanalítica acerca do olhar do professor para a função do semelhante na escola |
author |
Baroukh, Josca Ailine |
author_facet |
Baroukh, Josca Ailine |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kupfer, Maria Cristina Machado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baroukh, Josca Ailine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Função do semelhante Interações Interactions Kindergarden Professores Psicanálise Psychoanalysis Similar function Teachers |
topic |
Educação infantil Função do semelhante Interações Interactions Kindergarden Professores Psicanálise Psychoanalysis Similar function Teachers |
description |
Esta é uma pesquisa exploratória, qualitativa, de abordagem psicanalítica, que se insere no campo das articulações entre psicanálise e educação, e investiga o olhar do professor sobre as relações que as crianças estabelecem entre si, ou seja, o que um professor pode ver sobre a relação de uma criança com a outra. Os sujeitos foram professoras que participaram da pesquisa Validação e comparação de instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento psíquico à luz da Psicanálise\", realizada no período de 2017-2019, no que tange ao instrumento Acompanhamento psicanalítico de crianças em escolas, grupos e instituições (APEGI). A pesquisa foi realizada em dois cenários e em momentos diferentes. Foi possível identificar que as professoras dos dois cenários reconhecem as relações que se estabelecem entre as crianças na escola, mas assumem duas posições distintas diante disso: uma, que lida com tais relações enquanto obstáculo ao processo de ensino e aprendizagem; outra, que considera os efeitos subjetivos que uma criança pode ter para outra enquanto contribuição às aprendizagens das crianças de seu grupo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-16122020-124028/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-16122020-124028/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257087916113920 |