Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renato Josué de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-30112011-163803/
Resumo: O presente trabalho reúne conceitos utilizados no desenho de interfaces de documentos hipermídia e conceitos de psicologia relacionados ao aprendizado e à cognição, identificando características correlacionadas. A preocupação da pesquisa está em oferecer uma referência organizada para o desenvolvimento de interfaces de documentos hipermídia que serão utilizados em sistemas educacionais. Para tanto, é realizado um estudo de fatores humanos relacionados à aprendizagem e de fatores relacionados ao desenvolvimento de interfaces Web e, em seguida, identificada a intersecção entre estes conjuntos, que consiste em elementos relacionados com a interface gráfica que são relevantes para o aprendizado. O texto apresenta também propostas para a utilização destes aspectos.
id USP_1fd82677bdd3a912ec9f86aa590fd192
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30112011-163803
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.Interface design aspects identification of educational hypermedia documents that influence the learning and proposed uses.AprendizagemHypermedia systemsLearningSistemas hipermídiaUsabilidadeUsabilityWeb designWebdesignO presente trabalho reúne conceitos utilizados no desenho de interfaces de documentos hipermídia e conceitos de psicologia relacionados ao aprendizado e à cognição, identificando características correlacionadas. A preocupação da pesquisa está em oferecer uma referência organizada para o desenvolvimento de interfaces de documentos hipermídia que serão utilizados em sistemas educacionais. Para tanto, é realizado um estudo de fatores humanos relacionados à aprendizagem e de fatores relacionados ao desenvolvimento de interfaces Web e, em seguida, identificada a intersecção entre estes conjuntos, que consiste em elementos relacionados com a interface gráfica que são relevantes para o aprendizado. O texto apresenta também propostas para a utilização destes aspectos.This work combines concepts used in interface design of hypermedia documents and psychology notions related to learning and cognition, identifying correlated characteristics. The research done is concerned in offering an organized reference to interface development of hypermedia documents used in educational systems. This research contains a study about two sets of factors, one related to human learning and the other related to Web interface design. The intersection of these two sets consists of related elements with the graphic interface that are relevant to learning. In addition, the text presents proposals for using these concepts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Maria Alice Grigas VarellaCarvalho, Renato Josué de2003-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-30112011-163803/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-30112011-163803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.
Interface design aspects identification of educational hypermedia documents that influence the learning and proposed uses.
title Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.
spellingShingle Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.
Carvalho, Renato Josué de
Aprendizagem
Hypermedia systems
Learning
Sistemas hipermídia
Usabilidade
Usability
Web design
Webdesign
title_short Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.
title_full Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.
title_fullStr Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.
title_full_unstemmed Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.
title_sort Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.
author Carvalho, Renato Josué de
author_facet Carvalho, Renato Josué de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Alice Grigas Varella
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renato Josué de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Hypermedia systems
Learning
Sistemas hipermídia
Usabilidade
Usability
Web design
Webdesign
topic Aprendizagem
Hypermedia systems
Learning
Sistemas hipermídia
Usabilidade
Usability
Web design
Webdesign
description O presente trabalho reúne conceitos utilizados no desenho de interfaces de documentos hipermídia e conceitos de psicologia relacionados ao aprendizado e à cognição, identificando características correlacionadas. A preocupação da pesquisa está em oferecer uma referência organizada para o desenvolvimento de interfaces de documentos hipermídia que serão utilizados em sistemas educacionais. Para tanto, é realizado um estudo de fatores humanos relacionados à aprendizagem e de fatores relacionados ao desenvolvimento de interfaces Web e, em seguida, identificada a intersecção entre estes conjuntos, que consiste em elementos relacionados com a interface gráfica que são relevantes para o aprendizado. O texto apresenta também propostas para a utilização destes aspectos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-30112011-163803/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-30112011-163803/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091212722831360