Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-30112011-163803/ |
Resumo: | O presente trabalho reúne conceitos utilizados no desenho de interfaces de documentos hipermídia e conceitos de psicologia relacionados ao aprendizado e à cognição, identificando características correlacionadas. A preocupação da pesquisa está em oferecer uma referência organizada para o desenvolvimento de interfaces de documentos hipermídia que serão utilizados em sistemas educacionais. Para tanto, é realizado um estudo de fatores humanos relacionados à aprendizagem e de fatores relacionados ao desenvolvimento de interfaces Web e, em seguida, identificada a intersecção entre estes conjuntos, que consiste em elementos relacionados com a interface gráfica que são relevantes para o aprendizado. O texto apresenta também propostas para a utilização destes aspectos. |
id |
USP_1fd82677bdd3a912ec9f86aa590fd192 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-30112011-163803 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.Interface design aspects identification of educational hypermedia documents that influence the learning and proposed uses.AprendizagemHypermedia systemsLearningSistemas hipermídiaUsabilidadeUsabilityWeb designWebdesignO presente trabalho reúne conceitos utilizados no desenho de interfaces de documentos hipermídia e conceitos de psicologia relacionados ao aprendizado e à cognição, identificando características correlacionadas. A preocupação da pesquisa está em oferecer uma referência organizada para o desenvolvimento de interfaces de documentos hipermídia que serão utilizados em sistemas educacionais. Para tanto, é realizado um estudo de fatores humanos relacionados à aprendizagem e de fatores relacionados ao desenvolvimento de interfaces Web e, em seguida, identificada a intersecção entre estes conjuntos, que consiste em elementos relacionados com a interface gráfica que são relevantes para o aprendizado. O texto apresenta também propostas para a utilização destes aspectos.This work combines concepts used in interface design of hypermedia documents and psychology notions related to learning and cognition, identifying correlated characteristics. The research done is concerned in offering an organized reference to interface development of hypermedia documents used in educational systems. This research contains a study about two sets of factors, one related to human learning and the other related to Web interface design. The intersection of these two sets consists of related elements with the graphic interface that are relevant to learning. In addition, the text presents proposals for using these concepts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Maria Alice Grigas VarellaCarvalho, Renato Josué de2003-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-30112011-163803/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-30112011-163803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização. Interface design aspects identification of educational hypermedia documents that influence the learning and proposed uses. |
title |
Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização. |
spellingShingle |
Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização. Carvalho, Renato Josué de Aprendizagem Hypermedia systems Learning Sistemas hipermídia Usabilidade Usability Web design Webdesign |
title_short |
Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização. |
title_full |
Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização. |
title_fullStr |
Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização. |
title_full_unstemmed |
Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização. |
title_sort |
Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização. |
author |
Carvalho, Renato Josué de |
author_facet |
Carvalho, Renato Josué de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Alice Grigas Varella |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Renato Josué de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Hypermedia systems Learning Sistemas hipermídia Usabilidade Usability Web design Webdesign |
topic |
Aprendizagem Hypermedia systems Learning Sistemas hipermídia Usabilidade Usability Web design Webdesign |
description |
O presente trabalho reúne conceitos utilizados no desenho de interfaces de documentos hipermídia e conceitos de psicologia relacionados ao aprendizado e à cognição, identificando características correlacionadas. A preocupação da pesquisa está em oferecer uma referência organizada para o desenvolvimento de interfaces de documentos hipermídia que serão utilizados em sistemas educacionais. Para tanto, é realizado um estudo de fatores humanos relacionados à aprendizagem e de fatores relacionados ao desenvolvimento de interfaces Web e, em seguida, identificada a intersecção entre estes conjuntos, que consiste em elementos relacionados com a interface gráfica que são relevantes para o aprendizado. O texto apresenta também propostas para a utilização destes aspectos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-11-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-30112011-163803/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-30112011-163803/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257473710292992 |