A construção do \'outro\' nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-10112009-114059/ |
Resumo: | DALMEIDA, Alfredo Dias. A construção do outro nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán. 2008. 257 f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, 2008. Por meio de um estudo comparado entre os filmes sobre a cultura popular realizados por Geraldo Sarno e Jorge Prelorán na segunda metade da década de 60, busca-se identificar como é construído o outro no documentário. O estudo também dá pistas sobre a postura da esquerda e dos intelectuais à época e sobre que imagens da cultura popular emanam do outro nessas obras. Defende-se que a construção do outro se efetiva a partir da estratégia fílmica, do olhar do realizador e da interação entre o realizador e o outro. Esses elementos são conformados pelos contextos social e histórico, de um lado, e pelas opções formais e estéticas de cunho pessoal, de outro. Discute-se a história do documentário e as estratégias fílmicas que influenciaram o chamado de Nuevo Cine Latinoamericano, movimento cinematográfico no qual Sarno e Prelorán estão inseridos. Decompõem-se unidades narrativas, visuais e sonoras de um conjunto de documentários, para apreender como os significados ganham inteligibilidade e que concepção do outro é construída. Conclui-se que o outro é construído como personagem no seu encontro com o cineasta, por uma troca de saberes negociada. Como personagem, o outro será reconstruído novamente na montagem, pelo olhar do realizador. Hermógens Cayo é apontado como um exemplo de atitude ética por parte do documentarista. |
id |
USP_2114180613013e7262bc8b81331401df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10112009-114059 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A construção do \'outro\' nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge PreloránThe construction of the other in the documentaries of Sarno and Prelorán.Documentário cinematográfico. Geraldo Sarno. Jorge Prelorán. Construção do Outro. Nuevo Cine Latino-Documentary film. Geraldo Sarno. Jorge Prelorán. Construction of the other. Nuevo Cine LatinoamericaDALMEIDA, Alfredo Dias. A construção do outro nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán. 2008. 257 f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, 2008. Por meio de um estudo comparado entre os filmes sobre a cultura popular realizados por Geraldo Sarno e Jorge Prelorán na segunda metade da década de 60, busca-se identificar como é construído o outro no documentário. O estudo também dá pistas sobre a postura da esquerda e dos intelectuais à época e sobre que imagens da cultura popular emanam do outro nessas obras. Defende-se que a construção do outro se efetiva a partir da estratégia fílmica, do olhar do realizador e da interação entre o realizador e o outro. Esses elementos são conformados pelos contextos social e histórico, de um lado, e pelas opções formais e estéticas de cunho pessoal, de outro. Discute-se a história do documentário e as estratégias fílmicas que influenciaram o chamado de Nuevo Cine Latinoamericano, movimento cinematográfico no qual Sarno e Prelorán estão inseridos. Decompõem-se unidades narrativas, visuais e sonoras de um conjunto de documentários, para apreender como os significados ganham inteligibilidade e que concepção do outro é construída. Conclui-se que o outro é construído como personagem no seu encontro com o cineasta, por uma troca de saberes negociada. Como personagem, o outro será reconstruído novamente na montagem, pelo olhar do realizador. Hermógens Cayo é apontado como um exemplo de atitude ética por parte do documentarista.DALMEIDA, Alfredo Dias. The construction of the other in the documentaries of Sarno and Prelorán. 2008. Thesis (Doctoral) Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, 2008. This thesis analyzes the work of Geraldo Sarno (Brazil) and Jorge Prelorán (Argentina) in the sixties, aiming to identify how the other is built in documentaries. Their work give voice to country people deprived of modern means of production. Their movies provide material to discuss the position of the local intellectual elite regarding popular culture and cultural colonialism. After describing the image of Latin America popular culture forged by those moviemakers, we claim that the other is a persona produced by the filmic strategy, due to two factors: (1) the nature of the interaction between interviewer and her subject; and (2) the point of view of the moviemaker. The latter tailors the other during the film edition. Dismounting units of meaning, in terms of story, visual sequence and sound track, we get insights about how the ethical and aesthetic options of a moviemaker, on one hand, and the social and history moment of creation, on the other hand, contribute to the specific quality of a particular movie. We also identify Nuevo Cine Latinoamericanos main inspirers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCatani, Afranio MendesD'Almeida, Alfredo Dias2008-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-10112009-114059/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-10112009-114059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do \'outro\' nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán The construction of the other in the documentaries of Sarno and Prelorán. |
title |
A construção do \'outro\' nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán |
spellingShingle |
A construção do \'outro\' nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán D'Almeida, Alfredo Dias Documentário cinematográfico. Geraldo Sarno. Jorge Prelorán. Construção do Outro. Nuevo Cine Latino- Documentary film. Geraldo Sarno. Jorge Prelorán. Construction of the other. Nuevo Cine Latinoamerica |
title_short |
A construção do \'outro\' nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán |
title_full |
A construção do \'outro\' nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán |
title_fullStr |
A construção do \'outro\' nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán |
title_full_unstemmed |
A construção do \'outro\' nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán |
title_sort |
A construção do \'outro\' nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán |
author |
D'Almeida, Alfredo Dias |
author_facet |
D'Almeida, Alfredo Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catani, Afranio Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Almeida, Alfredo Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentário cinematográfico. Geraldo Sarno. Jorge Prelorán. Construção do Outro. Nuevo Cine Latino- Documentary film. Geraldo Sarno. Jorge Prelorán. Construction of the other. Nuevo Cine Latinoamerica |
topic |
Documentário cinematográfico. Geraldo Sarno. Jorge Prelorán. Construção do Outro. Nuevo Cine Latino- Documentary film. Geraldo Sarno. Jorge Prelorán. Construction of the other. Nuevo Cine Latinoamerica |
description |
DALMEIDA, Alfredo Dias. A construção do outro nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán. 2008. 257 f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, 2008. Por meio de um estudo comparado entre os filmes sobre a cultura popular realizados por Geraldo Sarno e Jorge Prelorán na segunda metade da década de 60, busca-se identificar como é construído o outro no documentário. O estudo também dá pistas sobre a postura da esquerda e dos intelectuais à época e sobre que imagens da cultura popular emanam do outro nessas obras. Defende-se que a construção do outro se efetiva a partir da estratégia fílmica, do olhar do realizador e da interação entre o realizador e o outro. Esses elementos são conformados pelos contextos social e histórico, de um lado, e pelas opções formais e estéticas de cunho pessoal, de outro. Discute-se a história do documentário e as estratégias fílmicas que influenciaram o chamado de Nuevo Cine Latinoamericano, movimento cinematográfico no qual Sarno e Prelorán estão inseridos. Decompõem-se unidades narrativas, visuais e sonoras de um conjunto de documentários, para apreender como os significados ganham inteligibilidade e que concepção do outro é construída. Conclui-se que o outro é construído como personagem no seu encontro com o cineasta, por uma troca de saberes negociada. Como personagem, o outro será reconstruído novamente na montagem, pelo olhar do realizador. Hermógens Cayo é apontado como um exemplo de atitude ética por parte do documentarista. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-10112009-114059/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-10112009-114059/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256925369008128 |