Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Testa, Adriana Queiroz
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-162947/
Resumo: Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento.
id USP_2117db5a4d670a89bc90f49c6a3a0a97
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25092009-162947
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani MbyáMemory and Meaning: knowledge and education among the Guarani Mbya.educação escolar indígenaeducação indígenaGuarani MbyaGuarani Mbyáhistória oralindigenous educationindigenous school educationmemóriamemoryoral historyEste trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento.This work, based upon the life histories of Guarani Mbya teachers, attempts to follow, through their paths of memories and experiences, the elaboration of different processes of learning, which express the possible and impossible relations between indigenous school education and the different means of producing and transmitting knowledge developed by the Guarani Mbya. The life histories intertwine with descriptions of the ethnographic contexts studied during this research and dialogue with the narratives of other Guarani Mbya, especially, the elderly, expressing different perspectives on the role of indigenous schooling among other places and means of producing knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Marcos Ferreira dosTesta, Adriana Queiroz2007-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-162947/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-25092009-162947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
Memory and Meaning: knowledge and education among the Guarani Mbya.
title Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
spellingShingle Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
Testa, Adriana Queiroz
educação escolar indígena
educação indígena
Guarani Mbya
Guarani Mbyá
história oral
indigenous education
indigenous school education
memória
memory
oral history
title_short Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
title_full Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
title_fullStr Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
title_full_unstemmed Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
title_sort Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
author Testa, Adriana Queiroz
author_facet Testa, Adriana Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Marcos Ferreira dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Testa, Adriana Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv educação escolar indígena
educação indígena
Guarani Mbya
Guarani Mbyá
história oral
indigenous education
indigenous school education
memória
memory
oral history
topic educação escolar indígena
educação indígena
Guarani Mbya
Guarani Mbyá
história oral
indigenous education
indigenous school education
memória
memory
oral history
description Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-162947/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-162947/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257339194769408