Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-162947/ |
Resumo: | Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento. |
id |
USP_2117db5a4d670a89bc90f49c6a3a0a97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25092009-162947 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani MbyáMemory and Meaning: knowledge and education among the Guarani Mbya.educação escolar indígenaeducação indígenaGuarani MbyaGuarani Mbyáhistória oralindigenous educationindigenous school educationmemóriamemoryoral historyEste trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento.This work, based upon the life histories of Guarani Mbya teachers, attempts to follow, through their paths of memories and experiences, the elaboration of different processes of learning, which express the possible and impossible relations between indigenous school education and the different means of producing and transmitting knowledge developed by the Guarani Mbya. The life histories intertwine with descriptions of the ethnographic contexts studied during this research and dialogue with the narratives of other Guarani Mbya, especially, the elderly, expressing different perspectives on the role of indigenous schooling among other places and means of producing knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Marcos Ferreira dosTesta, Adriana Queiroz2007-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-162947/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-25092009-162947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá Memory and Meaning: knowledge and education among the Guarani Mbya. |
title |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
spellingShingle |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá Testa, Adriana Queiroz educação escolar indígena educação indígena Guarani Mbya Guarani Mbyá história oral indigenous education indigenous school education memória memory oral history |
title_short |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
title_full |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
title_fullStr |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
title_full_unstemmed |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
title_sort |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
author |
Testa, Adriana Queiroz |
author_facet |
Testa, Adriana Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Marcos Ferreira dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Testa, Adriana Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação escolar indígena educação indígena Guarani Mbya Guarani Mbyá história oral indigenous education indigenous school education memória memory oral history |
topic |
educação escolar indígena educação indígena Guarani Mbya Guarani Mbyá história oral indigenous education indigenous school education memória memory oral history |
description |
Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-162947/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-162947/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257339194769408 |