Estudo sobre aspectos pianístico-pedagógicos desenvolvidos no primeiro volume do Játékok, de György Kurtág

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helena Carreras Cabezas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-01062015-155057
Resumo: Este trabalho se propõe a fazer, sob a perspectiva analítica da pedagogia instrumental, um estudo sobre o primeiro volume da coleção pianístico-pedagógica intitulada Játékok, de György Kurtág. O recorte de aspectos pianísticos e musicais que encontramos no Játékok - obra que se caracteriza pelo seu enraizamento nas linguagens contemporâneas e pela sua inspiração no universo infantil e no jogo - não são habitualmente tratados em obras com fins pedagógicos. Portanto, pretendemos investigar os conteúdos que se revelam valiosos e prioritários para Kurtág no campo da pedagogia instrumental, bem como analisar o modo como o compositor desenvolve esses conteúdos ao longo da coleção e suas implicações no desenvolvimento técnico e interpretativo do aluno ao piano. Para uma adequada consecução de tais objetivos, o trabalho se estrutura em quatro capítulos, sendo que os três primeiros contextualizam compositor, obra e referencial teórico para a análise. Assim, o primeiro capítulo, \"György Kurtág e o Játékok\", percorre a trajetória biográfica do compositor, destacando aqueles eventos que afetaram a particular conformação da obra; o segundo, \"Horizontes pedagógicos em Játékok\", trata de desvelar as aspirações pedagógicas do compositor através do estudo do prefácio da obra; o terceiro, \"Referencial teórico para a análise do Játékok\", apresenta os textos principais em que baseamos a análise pedagógica do Játékok, cada um deles representando um dos ângulos necessários para abordar as particularidades do nosso objeto de pesquisa, que são: a pedagogia e interpretação pianística e a pedagogia aplicada à literatura pianística do século XX; o quarto e último, \"Análise de conteúdos pianístico-pedagógicos presentes no primeiro volume do Játékok\", categoriza os conteúdos: a) Gesto; b) Concisão significativa/expressiva; c) Liberdade métrica e rítmica; d) Ouvido interno, condução melódica e sensibilidade física; e) Expressão dramática e desenvoltura performática; e explora cada um deles por meio da fundamentação teórica e da análise de algumas das peças do volume, a modo de exemplo. Por fim, \"Considerações finais\" contempla o processo da pesquisa, destaca os aspectos mais significativos do pensamento pedagógico de Kurtág e trata de sondar as possíveis questões pedagógicas levantadas pela obra. O trabalho justifica-se por contribuir para a bibliografia sobre Kurtág e o Játékok em língua portuguesa, praticamente inexistente, bem como por constituir uma pesquisa sobre pedagogia instrumental que amplia o espectro de possibilidades de ensino.
id USP_21b973e96727e06d8fb0b42893671e45
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01062015-155057
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Estudo sobre aspectos pianístico-pedagógicos desenvolvidos no primeiro volume do Játékok, de György Kurtág - 2014-11-28Luciana Sayure ShimabucoYara Borges CaznokEduardo Henrique Soares MonteiroHelena Carreras CabezasUniversidade de São PauloMúsicaUSPBR György Kurtág György Kurtág Játékok Játékok Music Century XX Música Século XX Musical Pedagogy Pedagogia musical Piano (Estudo e Ensino) Piano (Study and Teaching) Este trabalho se propõe a fazer, sob a perspectiva analítica da pedagogia instrumental, um estudo sobre o primeiro volume da coleção pianístico-pedagógica intitulada Játékok, de György Kurtág. O recorte de aspectos pianísticos e musicais que encontramos no Játékok - obra que se caracteriza pelo seu enraizamento nas linguagens contemporâneas e pela sua inspiração no universo infantil e no jogo - não são habitualmente tratados em obras com fins pedagógicos. Portanto, pretendemos investigar os conteúdos que se revelam valiosos e prioritários para Kurtág no campo da pedagogia instrumental, bem como analisar o modo como o compositor desenvolve esses conteúdos ao longo da coleção e suas implicações no desenvolvimento técnico e interpretativo do aluno ao piano. Para uma adequada consecução de tais objetivos, o trabalho se estrutura em quatro capítulos, sendo que os três primeiros contextualizam compositor, obra e referencial teórico para a análise. Assim, o primeiro capítulo, \"György Kurtág e o Játékok\", percorre a trajetória biográfica do compositor, destacando aqueles eventos que afetaram a particular conformação da obra; o segundo, \"Horizontes pedagógicos em Játékok\", trata de desvelar as aspirações pedagógicas do compositor através do estudo do prefácio da obra; o terceiro, \"Referencial teórico para a análise do Játékok\", apresenta os textos principais em que baseamos a análise pedagógica do Játékok, cada um deles representando um dos ângulos necessários para abordar as particularidades do nosso objeto de pesquisa, que são: a pedagogia e interpretação pianística e a pedagogia aplicada à literatura pianística do século XX; o quarto e último, \"Análise de conteúdos pianístico-pedagógicos presentes no primeiro volume do Játékok\", categoriza os conteúdos: a) Gesto; b) Concisão significativa/expressiva; c) Liberdade métrica e rítmica; d) Ouvido interno, condução melódica e sensibilidade física; e) Expressão dramática e desenvoltura performática; e explora cada um deles por meio da fundamentação teórica e da análise de algumas das peças do volume, a modo de exemplo. Por fim, \"Considerações finais\" contempla o processo da pesquisa, destaca os aspectos mais significativos do pensamento pedagógico de Kurtág e trata de sondar as possíveis questões pedagógicas levantadas pela obra. O trabalho justifica-se por contribuir para a bibliografia sobre Kurtág e o Játékok em língua portuguesa, praticamente inexistente, bem como por constituir uma pesquisa sobre pedagogia instrumental que amplia o espectro de possibilidades de ensino. This work aims to study the pianistic content present in the first volume of György Kurtág\'s Játékok under the analytical perspective of the instrumental pedagogy. The pianistic and musical aspects we can find in Játékok - work that is characterized by its contemporary roots and for its inspiration both in children\'s universe as in the game - are not usually treated in works for teaching purposes. Therefore, we intend to investigate valuable and crucial contents for Kurtág in the field of instrumental pedagogy, furthermore examine how the composer develops these contents along his collection and which are the implications for the student development of technical and interpretive piano skills. In order to achieve these objectives, this work is divided into four chapters, taking into consideration that the first three contextualize composer work and theoretical framework for the analysis. Thus, the first chapter, \"György Kurtág and Játékok\" describes the biographic trajectory of the composer, highlighting those events that affected the particular conception of the piece; the second one, \"Pedagogical Horizons in Játékok\", comes to unveil the pedagogical aspirations of the composer through the study of the prefaces\' work; the third, \"Theoretical framework for analyzing Játékok\" introduce the main texts on which we base the pedagogical analysis of Játékok, each of which represents one of the needed perspectives to be able to approach the particularities of our research goals: the pianistic pedagogy, the piano performance and the pedagogy applied to the pianistic literature of the twentieth century; the fourth one, \"Analysis of pianistic and pedagogical contents in the first volume of Játékok\", categorizes the contents: a) Gesture, b) Significant/expressive conciseness; c) Metric and rhythmic freedom; d) Internal hearing, melodic conduction and physical sensitivity; e) Dramatic expression and ease performance. And explores each one through the theoretical grounding and the analysis of some of the pieces in the volume, as examples. Finally, the \"Final considerations\" include the research process, highlighting the most significant aspects of the pedagogical thinking of Kurtág, and also tries to probe the pedagogical issues raised on the Játékok. The work is justified because of its contribution to the literature on Kurtág and Játékok in Portuguese language, practically nonexistent, as well as constitutes a research on instrumental pedagogy that broadens the spectrum of possibilities for education. https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-01062015-155057info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:02:17Zoai:teses.usp.br:tde-01062015-155057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T11:57:39.183461Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Estudo sobre aspectos pianístico-pedagógicos desenvolvidos no primeiro volume do Játékok, de György Kurtág
dc.title.alternative.en.fl_str_mv -
title Estudo sobre aspectos pianístico-pedagógicos desenvolvidos no primeiro volume do Játékok, de György Kurtág
spellingShingle Estudo sobre aspectos pianístico-pedagógicos desenvolvidos no primeiro volume do Játékok, de György Kurtág
Helena Carreras Cabezas
title_short Estudo sobre aspectos pianístico-pedagógicos desenvolvidos no primeiro volume do Játékok, de György Kurtág
title_full Estudo sobre aspectos pianístico-pedagógicos desenvolvidos no primeiro volume do Játékok, de György Kurtág
title_fullStr Estudo sobre aspectos pianístico-pedagógicos desenvolvidos no primeiro volume do Játékok, de György Kurtág
title_full_unstemmed Estudo sobre aspectos pianístico-pedagógicos desenvolvidos no primeiro volume do Játékok, de György Kurtág
title_sort Estudo sobre aspectos pianístico-pedagógicos desenvolvidos no primeiro volume do Játékok, de György Kurtág
author Helena Carreras Cabezas
author_facet Helena Carreras Cabezas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciana Sayure Shimabuco
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Yara Borges Caznok
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eduardo Henrique Soares Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Helena Carreras Cabezas
contributor_str_mv Luciana Sayure Shimabuco
Yara Borges Caznok
Eduardo Henrique Soares Monteiro
description Este trabalho se propõe a fazer, sob a perspectiva analítica da pedagogia instrumental, um estudo sobre o primeiro volume da coleção pianístico-pedagógica intitulada Játékok, de György Kurtág. O recorte de aspectos pianísticos e musicais que encontramos no Játékok - obra que se caracteriza pelo seu enraizamento nas linguagens contemporâneas e pela sua inspiração no universo infantil e no jogo - não são habitualmente tratados em obras com fins pedagógicos. Portanto, pretendemos investigar os conteúdos que se revelam valiosos e prioritários para Kurtág no campo da pedagogia instrumental, bem como analisar o modo como o compositor desenvolve esses conteúdos ao longo da coleção e suas implicações no desenvolvimento técnico e interpretativo do aluno ao piano. Para uma adequada consecução de tais objetivos, o trabalho se estrutura em quatro capítulos, sendo que os três primeiros contextualizam compositor, obra e referencial teórico para a análise. Assim, o primeiro capítulo, \"György Kurtág e o Játékok\", percorre a trajetória biográfica do compositor, destacando aqueles eventos que afetaram a particular conformação da obra; o segundo, \"Horizontes pedagógicos em Játékok\", trata de desvelar as aspirações pedagógicas do compositor através do estudo do prefácio da obra; o terceiro, \"Referencial teórico para a análise do Játékok\", apresenta os textos principais em que baseamos a análise pedagógica do Játékok, cada um deles representando um dos ângulos necessários para abordar as particularidades do nosso objeto de pesquisa, que são: a pedagogia e interpretação pianística e a pedagogia aplicada à literatura pianística do século XX; o quarto e último, \"Análise de conteúdos pianístico-pedagógicos presentes no primeiro volume do Játékok\", categoriza os conteúdos: a) Gesto; b) Concisão significativa/expressiva; c) Liberdade métrica e rítmica; d) Ouvido interno, condução melódica e sensibilidade física; e) Expressão dramática e desenvoltura performática; e explora cada um deles por meio da fundamentação teórica e da análise de algumas das peças do volume, a modo de exemplo. Por fim, \"Considerações finais\" contempla o processo da pesquisa, destaca os aspectos mais significativos do pensamento pedagógico de Kurtág e trata de sondar as possíveis questões pedagógicas levantadas pela obra. O trabalho justifica-se por contribuir para a bibliografia sobre Kurtág e o Játékok em língua portuguesa, praticamente inexistente, bem como por constituir uma pesquisa sobre pedagogia instrumental que amplia o espectro de possibilidades de ensino.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-01062015-155057
url https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-01062015-155057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502379681349632