Os jogos (Játékok) de György Kurtág para piano: corpo e gesto numa perspectiva lúdica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horacio de Oliveira Caldas Gouveia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-04112010-143653
Resumo: A tese enfoca os três primeiros volumes da coleção Jogos (Játékok) do compositor húngaro György Kurtág, numa abordagem que articula os campos analítico e performático, a fim de ressaltar a importância do corpo e do gesto dentro da proposta lúdica representada pela coleção. Esta nasceu com objetivos didáticos: oferecer uma abordagem contemporânea para iniciantes nos estudos pianísticos, mas logo ultrapassou tais limites, representando na verdade uma das facetas mais importantes da linguagem artística de Kurtág, sendo referência não só entre as demais obras do compositor, mas também na literatura para piano da segunda metade do século XX. Os Jogos representam um material inovador, tanto pela inclusão primordial do elemento da ludicidade, como pelo engajamento do corpo dos intérpretes numa perspectiva globalizante e, portanto, alternativa às perspectivas pedagógicas tradicionais do piano, que em geral, se preocupam desde o início do estudo com o desenvolvimento de determinadas habilidades digitais específicas. Na premissa de Kurtág, encontramos a primazia da construção de um espaço multimodal, háptico, ao tocar, bem como o estímulo fundamental ao desenvolvimento das capacidades perceptivas (em amplo sentido) dos intérpretes. Após a elaboração de um histórico da criação dos Jogos, tratando de sua concepção, proposta e dos objetivos da obra, bem como da organização dos volumes e de características gerais das peças, o trabalho enfoca os conceitos que se revelaram fundamentais para a concepção e interpretação dos Jogos, a saber, os de jogo, corpo e gesto, os quais são examinados como subsídio para uma maior compreensão das intenções composicionais e das escolhas performáticas. A última parte da pesquisa consiste numa reflexão analítica a partir de nossas escolhas interpretativas e dos referenciais conceituais tratados anteriormente, destacando sobretudo as peças nas quais se encontram propostas especiais quanto ao trabalho pianístico, sobretudo pelos tipos de exploração gestual e corporal ao piano.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Os jogos (Játékok) de György Kurtág para piano: corpo e gesto numa perspectiva lúdica Os jogos (Játékok) de György Kurtág para piano: corpo e gesto numa perspectiva lúdica 2010-05-05Fernando Henrique de Oliveira IazzettaValerie Ann AlbrightYara Borges CaznokSilvio Ferraz Mello FilhoEduardo Henrique Soares MonteiroHoracio de Oliveira Caldas GouveiaUniversidade de São PauloMúsicaUSPBR Análise Análise Corpo Corpo Gesto Gesto Interpretação Interpretação Játékok Játékok Jogo Jogo Kurtág Kurtág Piano Piano A tese enfoca os três primeiros volumes da coleção Jogos (Játékok) do compositor húngaro György Kurtág, numa abordagem que articula os campos analítico e performático, a fim de ressaltar a importância do corpo e do gesto dentro da proposta lúdica representada pela coleção. Esta nasceu com objetivos didáticos: oferecer uma abordagem contemporânea para iniciantes nos estudos pianísticos, mas logo ultrapassou tais limites, representando na verdade uma das facetas mais importantes da linguagem artística de Kurtág, sendo referência não só entre as demais obras do compositor, mas também na literatura para piano da segunda metade do século XX. Os Jogos representam um material inovador, tanto pela inclusão primordial do elemento da ludicidade, como pelo engajamento do corpo dos intérpretes numa perspectiva globalizante e, portanto, alternativa às perspectivas pedagógicas tradicionais do piano, que em geral, se preocupam desde o início do estudo com o desenvolvimento de determinadas habilidades digitais específicas. Na premissa de Kurtág, encontramos a primazia da construção de um espaço multimodal, háptico, ao tocar, bem como o estímulo fundamental ao desenvolvimento das capacidades perceptivas (em amplo sentido) dos intérpretes. Após a elaboração de um histórico da criação dos Jogos, tratando de sua concepção, proposta e dos objetivos da obra, bem como da organização dos volumes e de características gerais das peças, o trabalho enfoca os conceitos que se revelaram fundamentais para a concepção e interpretação dos Jogos, a saber, os de jogo, corpo e gesto, os quais são examinados como subsídio para uma maior compreensão das intenções composicionais e das escolhas performáticas. A última parte da pesquisa consiste numa reflexão analítica a partir de nossas escolhas interpretativas e dos referenciais conceituais tratados anteriormente, destacando sobretudo as peças nas quais se encontram propostas especiais quanto ao trabalho pianístico, sobretudo pelos tipos de exploração gestual e corporal ao piano. The thesis approaches the three first volumes from the collection Games (Játékok) by the Hungarian composer György Kurtág, in an articulated view of the analytical and interpretation fields, to highlight the body and gestural importance within a playful proposal represented by the collection. The collection started with an educational aim: it provides a contemporary approach for beginners in pianistic studies, but soon surpassed such limits, actually representing one of Kurtágs most important artistic language facets, a landmark not just among the composers works, but also in the second half of 20th centurys piano literature. Games represent an innovative material, both through the inclusion of the fundamental recreational element, and the interpreters body involvement in a global perspective and, thus, an alternative to the piano traditional pedagogic perspectives, which are generally concerned, right from the beginning, with the development of specific fingering skills. In Kurtágs premise, we found the construction primacy of a multimodal space, haptic, at playing, as well as the fundamental encouragement to the development of the interpreters perceptive skills (in a broader sense). After the development of a history of the Games creation, consisting of the works conception, proposal and aim, as well as the volumes organization and the general characteristics of the pieces, the research focuses on the concepts which have turned out to be fundamental for the conception and interpretation of the Games, that is, those of play, body an gesture, which are looked into as a subsidy for a better understanding of the compositional intentions and performance choices. The last part of the research consists of an analytical consideration from our interpretative choices and the conceptual references previously discussed, emphasizing, above all, the pieces which contain especial proposals concerning the pianistic work, especially through the types of gestural and body exploration on the piano. https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-04112010-143653info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:13:31Zoai:teses.usp.br:tde-04112010-143653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:08:07.628445Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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