A formação de professoras em uma creche universitária: o papel da documentação no processo formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Flaviana Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24062013-162706/
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve, como objeto de estudo, a formação de professores, pensada na relação com a prática de documentação pedagógica- expressão que designa um conjunto de registros, constituindo-se como um material investigativo mediante a materialização das narrativas de aprendizagens de adultos e crianças. Partiu-se da seguinte questão: em que medida a documentação pode apoiar o desenvolvimento profissional dos professores no âmbito da educação infantil? A investigação, de caráter qualitativo, configurou-se como um estudo de caso, envolvendo oito professoras e a coordenadora pedagógica no contexto de uma creche universitária. Como fonte primordial de dados, considerou-se a documentação de um processo formativo realizado durante os encontros de formação continuada mensal no contexto do trabalho, no ano de 2011. Os registros dos diários de campo, registros escritos dos professores, registros fotográficos e os relatos de cada encontro transformaram-se em um instrumento de avaliação investigativa do próprio percurso da formação contribuindo, dessa forma, para o estudo em questão. Também os diários, planejamentos, relatórios, materiais de exposição e portfólios, que compõem o conjunto de realizações docentes das professoras, constaram da análise do presente estudo, de modo a buscar uma compreensão de como esses elementos podem ser transformados em instrumentos de ação, reflexão e reformulação das práticas. O aporte teórico da investigação, que dialogou com os dados coletados, envolveu as contribuições de autores como Nóvoa (1992, 1995), Oliveira-Formosinho (2002, 2007) Tardif (1991, 2002), Zeichner (1993, 2008) para refletir sobre os elementos da formação em uma perspectiva de transformação, desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, que, na pesquisa, assumiram o lugar de sujeitos da experiência. No que tange à documentação pedagógica, houve interlocução com as pesquisas e produções inspiradas na abordagem de Reggio Emilia, situada na perspectiva de uma Pedagogia da Infância. Algumas ações decorrentes das discussões assinalaram alguns passos na construção de um planejamento coletivo pautado no diálogo entre adultos e crianças no processo de apropriação/recriação do conhecimento, bem como na visibilidade dos registros das diversas histórias que fazem parte do dia a dia de uma creche, construindo um cenário de narrativas diversas apresentadas à comunidade. A análise dos dados reafirma a importância de uma política voltada para a formação continuada dos professores na educação infantil e aponta a documentação pedagógica como um elemento imprescindível nas propostas que se inspiram em uma pedagogia da escuta, da visibilidade e da comunicação entre crianças, professores e famílias. Desta forma, acredita-se que as discussões e ações desencadeadas nos encontros de formação puderam contribuir para se pensar em um processo formativo, em que os profissionais tenham condições de atuar como pesquisadores de suas práticas, a partir das suas próprias produções e também das criações infantis.
id USP_228c5103c832e58dd8c50f33e1173036
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24062013-162706
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A formação de professoras em uma creche universitária: o papel da documentação no processo formativoThe teachers training in the day care center in a university: the role of documentation in the training processContinuing educationDocumentação pedagógica e educação infantilEarly childhood educationFormação continuadaFormação de professoresPedagogical documentationTeacher educationEste trabalho de pesquisa teve, como objeto de estudo, a formação de professores, pensada na relação com a prática de documentação pedagógica- expressão que designa um conjunto de registros, constituindo-se como um material investigativo mediante a materialização das narrativas de aprendizagens de adultos e crianças. Partiu-se da seguinte questão: em que medida a documentação pode apoiar o desenvolvimento profissional dos professores no âmbito da educação infantil? A investigação, de caráter qualitativo, configurou-se como um estudo de caso, envolvendo oito professoras e a coordenadora pedagógica no contexto de uma creche universitária. Como fonte primordial de dados, considerou-se a documentação de um processo formativo realizado durante os encontros de formação continuada mensal no contexto do trabalho, no ano de 2011. Os registros dos diários de campo, registros escritos dos professores, registros fotográficos e os relatos de cada encontro transformaram-se em um instrumento de avaliação investigativa do próprio percurso da formação contribuindo, dessa forma, para o estudo em questão. Também os diários, planejamentos, relatórios, materiais de exposição e portfólios, que compõem o conjunto de realizações docentes das professoras, constaram da análise do presente estudo, de modo a buscar uma compreensão de como esses elementos podem ser transformados em instrumentos de ação, reflexão e reformulação das práticas. O aporte teórico da investigação, que dialogou com os dados coletados, envolveu as contribuições de autores como Nóvoa (1992, 1995), Oliveira-Formosinho (2002, 2007) Tardif (1991, 2002), Zeichner (1993, 2008) para refletir sobre os elementos da formação em uma perspectiva de transformação, desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, que, na pesquisa, assumiram o lugar de sujeitos da experiência. No que tange à documentação pedagógica, houve interlocução com as pesquisas e produções inspiradas na abordagem de Reggio Emilia, situada na perspectiva de uma Pedagogia da Infância. Algumas ações decorrentes das discussões assinalaram alguns passos na construção de um planejamento coletivo pautado no diálogo entre adultos e crianças no processo de apropriação/recriação do conhecimento, bem como na visibilidade dos registros das diversas histórias que fazem parte do dia a dia de uma creche, construindo um cenário de narrativas diversas apresentadas à comunidade. A análise dos dados reafirma a importância de uma política voltada para a formação continuada dos professores na educação infantil e aponta a documentação pedagógica como um elemento imprescindível nas propostas que se inspiram em uma pedagogia da escuta, da visibilidade e da comunicação entre crianças, professores e famílias. Desta forma, acredita-se que as discussões e ações desencadeadas nos encontros de formação puderam contribuir para se pensar em um processo formativo, em que os profissionais tenham condições de atuar como pesquisadores de suas práticas, a partir das suas próprias produções e também das criações infantis.The aim of this research was to study the teacher training, designed in relation to the practice of pedagogical documentation a expression that designates a set of records, becoming as investigative material through the materialization of the narratives of adults and children learning. We started from the following question: to what extent can this documentation support the professional development of teachers in the early childhood education? The qualitative research turned out to be a case study, involving eight teachers and the educational coordinator within day care center in a university. As a primary source of data, we considered the documentation of a teacher training process conducted during the monthly meetings of continuing education in the workplace in the year 2011. Field notes, teachers written records, photographic records and reports of each meeting turned into a tool for investigative evaluation of teachers own learning route and thereby contributing to the study in question. Also diaries, the planning, reports, exhibition materials and portfolios, comprising the set of the teachers achievements, consisted of analysis of this study in order to get an understanding of how these elements can be transformed into instruments of action, reflection and rethinking of practices. The theoretical investigation, which had dialogue with the collected data, involved the contributions of authors like Nóvoa (1992, 1995), Oliveira-Formosinho (2002, 2007) Tardif (1991, 2002), Zeichner (1993, 2008) to reflect on elements of teacher training in a transformation perspective, personal and professional development of teachers, which played the experience main role in this research. Regarding the pedagogical documentation, it had dialogue with the research and productions inspired by the Reggio Emilias approach, from the perspective of child pedagogy. Some actions resulting from discussions indicated some steps in building a collective planning guided dialogue between adults and children in the process of acquirement / re-creation of knowledge as well as the visibility of the records of the various stories that are part of everyday life of a day care center, constructing a scenario of several narratives presented to the community. Data analysis reaffirms the importance of a policy for the continuing education of teachers in early childhood education and pedagogical documentation is presented as an essential element in the proposals which are based on the pedagogy of listening, visibility and communication between children, teachers and families. Thus, we believe that discussions and actions triggered in the teacher training meetings might be useful to think in a teacher training process, in which professionals can act as researchers of their own productions and the production of their children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinazza, Monica AppezzatoVieira, Flaviana Rodrigues2013-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24062013-162706/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-24062013-162706Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professoras em uma creche universitária: o papel da documentação no processo formativo
The teachers training in the day care center in a university: the role of documentation in the training process
title A formação de professoras em uma creche universitária: o papel da documentação no processo formativo
spellingShingle A formação de professoras em uma creche universitária: o papel da documentação no processo formativo
Vieira, Flaviana Rodrigues
Continuing education
Documentação pedagógica e educação infantil
Early childhood education
Formação continuada
Formação de professores
Pedagogical documentation
Teacher education
title_short A formação de professoras em uma creche universitária: o papel da documentação no processo formativo
title_full A formação de professoras em uma creche universitária: o papel da documentação no processo formativo
title_fullStr A formação de professoras em uma creche universitária: o papel da documentação no processo formativo
title_full_unstemmed A formação de professoras em uma creche universitária: o papel da documentação no processo formativo
title_sort A formação de professoras em uma creche universitária: o papel da documentação no processo formativo
author Vieira, Flaviana Rodrigues
author_facet Vieira, Flaviana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinazza, Monica Appezzato
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Flaviana Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Continuing education
Documentação pedagógica e educação infantil
Early childhood education
Formação continuada
Formação de professores
Pedagogical documentation
Teacher education
topic Continuing education
Documentação pedagógica e educação infantil
Early childhood education
Formação continuada
Formação de professores
Pedagogical documentation
Teacher education
description Este trabalho de pesquisa teve, como objeto de estudo, a formação de professores, pensada na relação com a prática de documentação pedagógica- expressão que designa um conjunto de registros, constituindo-se como um material investigativo mediante a materialização das narrativas de aprendizagens de adultos e crianças. Partiu-se da seguinte questão: em que medida a documentação pode apoiar o desenvolvimento profissional dos professores no âmbito da educação infantil? A investigação, de caráter qualitativo, configurou-se como um estudo de caso, envolvendo oito professoras e a coordenadora pedagógica no contexto de uma creche universitária. Como fonte primordial de dados, considerou-se a documentação de um processo formativo realizado durante os encontros de formação continuada mensal no contexto do trabalho, no ano de 2011. Os registros dos diários de campo, registros escritos dos professores, registros fotográficos e os relatos de cada encontro transformaram-se em um instrumento de avaliação investigativa do próprio percurso da formação contribuindo, dessa forma, para o estudo em questão. Também os diários, planejamentos, relatórios, materiais de exposição e portfólios, que compõem o conjunto de realizações docentes das professoras, constaram da análise do presente estudo, de modo a buscar uma compreensão de como esses elementos podem ser transformados em instrumentos de ação, reflexão e reformulação das práticas. O aporte teórico da investigação, que dialogou com os dados coletados, envolveu as contribuições de autores como Nóvoa (1992, 1995), Oliveira-Formosinho (2002, 2007) Tardif (1991, 2002), Zeichner (1993, 2008) para refletir sobre os elementos da formação em uma perspectiva de transformação, desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, que, na pesquisa, assumiram o lugar de sujeitos da experiência. No que tange à documentação pedagógica, houve interlocução com as pesquisas e produções inspiradas na abordagem de Reggio Emilia, situada na perspectiva de uma Pedagogia da Infância. Algumas ações decorrentes das discussões assinalaram alguns passos na construção de um planejamento coletivo pautado no diálogo entre adultos e crianças no processo de apropriação/recriação do conhecimento, bem como na visibilidade dos registros das diversas histórias que fazem parte do dia a dia de uma creche, construindo um cenário de narrativas diversas apresentadas à comunidade. A análise dos dados reafirma a importância de uma política voltada para a formação continuada dos professores na educação infantil e aponta a documentação pedagógica como um elemento imprescindível nas propostas que se inspiram em uma pedagogia da escuta, da visibilidade e da comunicação entre crianças, professores e famílias. Desta forma, acredita-se que as discussões e ações desencadeadas nos encontros de formação puderam contribuir para se pensar em um processo formativo, em que os profissionais tenham condições de atuar como pesquisadores de suas práticas, a partir das suas próprias produções e também das criações infantis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24062013-162706/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24062013-162706/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257306674233344