Os níveis de explicitação na aprendizagem da sintaxe do inglês por alunos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salerno, Daniel Ortins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-08012020-162511/
Resumo: Este estudo visou avaliar a eficácia de aprendizagem de uma estrutura morfossintática de língua estrangeira a partir de intervenção pedagógica baseada em jogos eletrônicos. Visou também verificar o efeito da intervenção com e sem o uso de telas animadas, como recurso de menor ou maior explicitação de regras gramaticais similares a de verbos auxiliares do inglês. Procurou-se entender se o uso destes recursos beneficiaria estudantes na aprendizagem de formas interrogativas e especialmente negativas, por efeito de generalização, considerando que esta segunda modalidade não foi ensinada ou apresentada. O total de 205 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 12 anos, de duas escolas públicas de São Paulo, participaram de quatro experimentos, aprimorados ao longo da pesquisa. Divididos aleatoriamente em grupos chamados (Animação +) e (Animação ), receberam treino em uma língua semiartificial, variando o nível de explicitação instrucional, seguido de avaliação em testes de gramaticalidade. Os grupos (Animação ) receberam treinamento implícito integral a partir de atividades automatizadas de morfossintaxe da língua e os grupos (Animação+) um treinamento semiexplícito igual ao anterior, mas acrescido de animações para direcionar o foco de atenção do aprendiz. Ambas as intervenções afetaram em diferentes medidas a aprendizagem das sentenças estudadas nas modalidades interrogativas e negativas, embora a instrução explícita (Animação +) tenha sido a mais efetiva em promover a abstração de regras e efeito de generalização. Nos dois experimentos finais houve efeito de grupo com vantagem para os grupos (Animação +, instrução semiexplícita) no desempenho em frases negativas, F (4,518) e valor p = (0,036), o que demonstra que houve generalização de aprendizagem. Os resultados são discutidos nos termos de suas implicações teóricas, metodológicas e educacionais
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O total de 205 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 12 anos, de duas escolas públicas de São Paulo, participaram de quatro experimentos, aprimorados ao longo da pesquisa. Divididos aleatoriamente em grupos chamados (Animação +) e (Animação ), receberam treino em uma língua semiartificial, variando o nível de explicitação instrucional, seguido de avaliação em testes de gramaticalidade. Os grupos (Animação ) receberam treinamento implícito integral a partir de atividades automatizadas de morfossintaxe da língua e os grupos (Animação+) um treinamento semiexplícito igual ao anterior, mas acrescido de animações para direcionar o foco de atenção do aprendiz. Ambas as intervenções afetaram em diferentes medidas a aprendizagem das sentenças estudadas nas modalidades interrogativas e negativas, embora a instrução explícita (Animação +) tenha sido a mais efetiva em promover a abstração de regras e efeito de generalização. Nos dois experimentos finais houve efeito de grupo com vantagem para os grupos (Animação +, instrução semiexplícita) no desempenho em frases negativas, F (4,518) e valor p = (0,036), o que demonstra que houve generalização de aprendizagem. Os resultados são discutidos nos termos de suas implicações teóricas, metodológicas e educacionaisEste estudo visou avaliar a eficácia de aprendizagem de uma estrutura morfossintática de língua estrangeira a partir de intervenção pedagógica baseada em jogos eletrônicos. Visou também verificar o efeito da intervenção com e sem o uso de telas animadas, como recurso de menor ou maior explicitação de regras gramaticais similares a de verbos auxiliares do inglês. Procurou-se entender se o uso destes recursos beneficiaria estudantes na aprendizagem de formas interrogativas e especialmente negativas, por efeito de generalização, considerando que esta segunda modalidade não foi ensinada ou apresentada. O total de 205 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 12 anos, de duas escolas públicas de São Paulo, participaram de quatro experimentos, aprimorados ao longo da pesquisa. Divididos aleatoriamente em grupos chamados (Animação +) e (Animação ), receberam treino em uma língua semiartificial, variando o nível de explicitação instrucional, seguido de avaliação em testes de gramaticalidade. Os grupos (Animação ) receberam treinamento implícito integral a partir de atividades automatizadas de morfossintaxe da língua e os grupos (Animação+) um treinamento semiexplícito igual ao anterior, mas acrescido de animações para direcionar o foco de atenção do aprendiz. Ambas as intervenções afetaram em diferentes medidas a aprendizagem das sentenças estudadas nas modalidades interrogativas e negativas, embora a instrução explícita (Animação +) tenha sido a mais efetiva em promover a abstração de regras e efeito de generalização. Nos dois experimentos finais houve efeito de grupo com vantagem para os grupos (Animação +, instrução semiexplícita) no desempenho em frases negativas, F (4,518) e valor p = (0,036), o que demonstra que houve generalização de aprendizagem. Os resultados são discutidos nos termos de suas implicações teóricas, metodológicas e educacionais. PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem de língua estrangeira, linguagem, processamento, sintaxe, psicolinguística. SALERNO, Daniel O. Os níveis de explicitação na aprendizagem da sintaxe do inglês por alunos brasileiros [thesis]. São Paulo: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo; 2019. ABSTRACT This study aimed to evaluate the effectiveness of a foreign language pedagogical intervention based on electronic games, more specifically, the use of animated screens as a resource for explicit grammar rules of English auxiliary verbs. We have tried to understand whether the use of this resource would benefit the participants, aged 11 to 12, in the learning of interrogative and especially negative forms, by generalizing effect, since the latter were not taught over the course of this study. The total number of 205 students of two state schools in the city of São Paulo took part in four experiments, improved over the data collection period and the Grammaticality Judgement testing phase. Participants were randomly divided into groups called (Animation +) and (Animation -), respectively explicit and implicit and trained by means of a semi-artificial language. Both types of experimental interventions provide levels of instructional explicitation: one of which based on fully implicit training (Animation-) by using the semi-artificial language presentation of its morphosyntax and the other one presenting a semi-explicit training (Animation+) by means of which the same presentation is given, this time around helped by word animation screens to guide learners attention to the target forms. It was observed that, in the two final experiments, when compared to each other: there were greater gains in the learning of the groups Animation + in negative phrases, group effect, F (4,518) and p value (0.036), which demonstrates that there was generalization of learning. Although both interventions seem to have affected the learning of the sentences studied in interrogative and negative modalities, explicit instruction seems to have been more effective in promoting rule abstraction and generalization effect. Both interventions affected in different measures the learning of target forms in the interrogative and negative forms, although the (Animation +) has been more effective in promoting rule abstraction and generalization effects. These results are discussed in terms of their theoretical, methodological and teaching implicationsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPaula, Fraulein Vidigal deSalerno, Daniel Ortins2019-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-08012020-162511/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-13T15:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-08012020-162511Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-13T15:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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