Simulação do escoamento ao redor dos corpos de Ahmed em sequência utilizando OpenFOAM v2106

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gabriela Carvalho de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244519
Resumo: O estudo do escoamento tridimensional ao redor de um veículo terrestre tornou-se assunto de grande relevância na indústria automobilística, tendo em vista que o consumo de combustível está diretamente relacionado ao arrasto aerodinâmico. Para um veículo real seria muito difícil modelar ou realizar análises experimentais, no entanto, com a simplificação da geometria de um carro é possível analisar os fenômenos físicos que ocorrem ao redor da geometria. O corpo de Ahmed é um modelo simplificado de um veículo terrestre utilizado para estudar a influência da topologia no escoamento. O software livre de Fluido Dinâmica Computacional (Computational Fluid Dynamics) OpenFOAM v2106 foi utilizado para a solução do problema proposto, juntamente com a comparação dos resultados coletados pelo grupo de trabalho do túnel hidrodinâmico horizontal. As simulações tiveram a finalidade de obter características e dados do escoamento devido às geometrias do corpo estabelecidas e a configuração em comboio adotada. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que os vórtices perderam intensidade conforme o ângulo de inclinação traseira aumentava e que a menor distância considerada foi a mais vantajosa na redução do arrasto.
id UNSP_70332aef99fc8ffd923e998a74c99401
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244519
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Simulação do escoamento ao redor dos corpos de Ahmed em sequência utilizando OpenFOAM v2106Flow simulation around Ahmed bodies in sequence using OpenFOAM v2106.CFDCorpo de AhmedTúnel hidrodinâmicoComboioAhmed bodyOpenFOAMHydrodynamic tunnelConvoyO estudo do escoamento tridimensional ao redor de um veículo terrestre tornou-se assunto de grande relevância na indústria automobilística, tendo em vista que o consumo de combustível está diretamente relacionado ao arrasto aerodinâmico. Para um veículo real seria muito difícil modelar ou realizar análises experimentais, no entanto, com a simplificação da geometria de um carro é possível analisar os fenômenos físicos que ocorrem ao redor da geometria. O corpo de Ahmed é um modelo simplificado de um veículo terrestre utilizado para estudar a influência da topologia no escoamento. O software livre de Fluido Dinâmica Computacional (Computational Fluid Dynamics) OpenFOAM v2106 foi utilizado para a solução do problema proposto, juntamente com a comparação dos resultados coletados pelo grupo de trabalho do túnel hidrodinâmico horizontal. As simulações tiveram a finalidade de obter características e dados do escoamento devido às geometrias do corpo estabelecidas e a configuração em comboio adotada. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que os vórtices perderam intensidade conforme o ângulo de inclinação traseira aumentava e que a menor distância considerada foi a mais vantajosa na redução do arrasto.The study of three-dimensional flow around a ground vehicle has become a matter of great relevance in the automotive industry, considering that fuel consumption is directly related to aerodynamic drag. Modeling or performing experimental analyses for a real vehicle would be very challenging. However, by simplifying the geometry of a car, it is possible to analyze the physical phenomena occurring around the geometry. The Ahmed body is a simplified model of a ground vehicle used to study the influence of topology on flow. The open-source Computational Fluid Dynamics (CFD) software OpenFOAM v2106 was used to solve the proposed problem, along with the comparison of results collected by the horizontal hydrodynamic tunnel working group. The simulations aimed to obtain flow characteristics and data due to the established body geometries and the adopted convoy configuration. Based on the obtained results, it can be concluded that the vortices decreased in intensity as the rear slant angle increased and that the shortest distance considered was the most advantageous in reducing drag.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pantaleão, Aluisio Viais [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Gabriela Carvalho de2023-07-11T18:31:51Z2023-07-11T18:31:51Z2023-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-20T06:05:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244519Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T12:55:08.857553Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação do escoamento ao redor dos corpos de Ahmed em sequência utilizando OpenFOAM v2106
Flow simulation around Ahmed bodies in sequence using OpenFOAM v2106.
title Simulação do escoamento ao redor dos corpos de Ahmed em sequência utilizando OpenFOAM v2106
spellingShingle Simulação do escoamento ao redor dos corpos de Ahmed em sequência utilizando OpenFOAM v2106
Almeida, Gabriela Carvalho de
CFD
Corpo de Ahmed
Túnel hidrodinâmico
Comboio
Ahmed body
OpenFOAM
Hydrodynamic tunnel
Convoy
title_short Simulação do escoamento ao redor dos corpos de Ahmed em sequência utilizando OpenFOAM v2106
title_full Simulação do escoamento ao redor dos corpos de Ahmed em sequência utilizando OpenFOAM v2106
title_fullStr Simulação do escoamento ao redor dos corpos de Ahmed em sequência utilizando OpenFOAM v2106
title_full_unstemmed Simulação do escoamento ao redor dos corpos de Ahmed em sequência utilizando OpenFOAM v2106
title_sort Simulação do escoamento ao redor dos corpos de Ahmed em sequência utilizando OpenFOAM v2106
author Almeida, Gabriela Carvalho de
author_facet Almeida, Gabriela Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pantaleão, Aluisio Viais [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Gabriela Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv CFD
Corpo de Ahmed
Túnel hidrodinâmico
Comboio
Ahmed body
OpenFOAM
Hydrodynamic tunnel
Convoy
topic CFD
Corpo de Ahmed
Túnel hidrodinâmico
Comboio
Ahmed body
OpenFOAM
Hydrodynamic tunnel
Convoy
description O estudo do escoamento tridimensional ao redor de um veículo terrestre tornou-se assunto de grande relevância na indústria automobilística, tendo em vista que o consumo de combustível está diretamente relacionado ao arrasto aerodinâmico. Para um veículo real seria muito difícil modelar ou realizar análises experimentais, no entanto, com a simplificação da geometria de um carro é possível analisar os fenômenos físicos que ocorrem ao redor da geometria. O corpo de Ahmed é um modelo simplificado de um veículo terrestre utilizado para estudar a influência da topologia no escoamento. O software livre de Fluido Dinâmica Computacional (Computational Fluid Dynamics) OpenFOAM v2106 foi utilizado para a solução do problema proposto, juntamente com a comparação dos resultados coletados pelo grupo de trabalho do túnel hidrodinâmico horizontal. As simulações tiveram a finalidade de obter características e dados do escoamento devido às geometrias do corpo estabelecidas e a configuração em comboio adotada. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que os vórtices perderam intensidade conforme o ângulo de inclinação traseira aumentava e que a menor distância considerada foi a mais vantajosa na redução do arrasto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11T18:31:51Z
2023-07-11T18:31:51Z
2023-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244519
url http://hdl.handle.net/11449/244519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045744259629056