Integração cultural em festivais da canção: entre a América Latina e a Ibero-América

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Lucas Cotosck
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-17082023-115319/
Resumo: O objetivo desta dissertação é entender se e como os projetos Hispavisión e Eurovision Song Contest Latin America, anunciados em 2022, podem contribuir com a integração cultural latino-americana e ibero-americana. Para isso, constrói-se e coleta-se um instrumental teórico e histórico que posteriormente é usado para se levantarem problemáticas e sugestões para ambos os projetos e para a ideia geral de um festival internacional da canção que englobe toda a América Latina ou a Ibero-América. O instrumental teórico é construído a partir da criação de uma definição ad hoc de integração cultural e é coletado pelo estudo da cultura e da comunicação via aportes centrados nos conceitos de mediação, popular e massivo e pelo estudo da ideia de espaços culturais e identidade latino-americana, tanto na academia quanto nas organizações internacionais. O instrumental histórico foi feito com estudos da história do projeto político espanhol do conceito de comunidade ibero-americana; do fenômeno da Nova Canção como representativo de um fenômeno musical regional que se aproximava da Península Ibérica; e de diferentes festivais da canção selecionados entre a Europa e a América Latina. A primeira conclusão delimitou o Hispavisión, projeto da Radiotelevisión Española, como potencialmente vinculado à integração cultural, mas não o Eurovision Latin America, impulsionado pela empresa Voxovation, que adquiriu os direitos da marca Eurovision para outras regiões. No entanto, essa divisão não impede que a situação mude no futuro e que possam ser feitas recomendações para ambos os projetos. Nesse aspecto, o trabalho tem uma motivação técnico-normativa, por encontrar problemáticas e criar sugestões para um melhor modelo, tendo-se em vista o contexto cultural e princípios comuns à América Latina e à Ibero-América.
id USP_27456780272354f9e67beb901a36e919
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17082023-115319
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Integração cultural em festivais da canção: entre a América Latina e a Ibero-AméricaCultural integration in song contests: between Latin-America and Ibero-AmericaAmérica LatinaCultural IntegrationEurovision Song ContestEurovision Song ContestHispavisiónHispavisiónIbero-AméricaIberoamericaIntegração CulturalLatin AmericaO objetivo desta dissertação é entender se e como os projetos Hispavisión e Eurovision Song Contest Latin America, anunciados em 2022, podem contribuir com a integração cultural latino-americana e ibero-americana. Para isso, constrói-se e coleta-se um instrumental teórico e histórico que posteriormente é usado para se levantarem problemáticas e sugestões para ambos os projetos e para a ideia geral de um festival internacional da canção que englobe toda a América Latina ou a Ibero-América. O instrumental teórico é construído a partir da criação de uma definição ad hoc de integração cultural e é coletado pelo estudo da cultura e da comunicação via aportes centrados nos conceitos de mediação, popular e massivo e pelo estudo da ideia de espaços culturais e identidade latino-americana, tanto na academia quanto nas organizações internacionais. O instrumental histórico foi feito com estudos da história do projeto político espanhol do conceito de comunidade ibero-americana; do fenômeno da Nova Canção como representativo de um fenômeno musical regional que se aproximava da Península Ibérica; e de diferentes festivais da canção selecionados entre a Europa e a América Latina. A primeira conclusão delimitou o Hispavisión, projeto da Radiotelevisión Española, como potencialmente vinculado à integração cultural, mas não o Eurovision Latin America, impulsionado pela empresa Voxovation, que adquiriu os direitos da marca Eurovision para outras regiões. No entanto, essa divisão não impede que a situação mude no futuro e que possam ser feitas recomendações para ambos os projetos. Nesse aspecto, o trabalho tem uma motivação técnico-normativa, por encontrar problemáticas e criar sugestões para um melhor modelo, tendo-se em vista o contexto cultural e princípios comuns à América Latina e à Ibero-América.This dissertation\'s aim is to understand if and how the Hispavisión and Eurovision Song Contest Latin America projects, announced in 2022, might contribute with Latin-American and Ibero-American cultural integrations. In order to do that, it builds and collects a theoretical and historical framework that is later used to raise problematizations and suggestions for both projects and for the general idea of an international song contest that encompasses all of Latin America or Ibero-America. The theoretical framework is built from the creation of an ad hoc definition of cultural integration and is collected by the study of culture and communication from sources centred on the concepts of mediation, the popular and the massive, and by the study of the idea of cultural spaces and Latin-American identity, both in academic and international organizations\' proposals. The historical framework was done based on studies of the history of the Spanish political project of the concept of an Ibero-American community; the phenomenon of the Nueva Canción/New Song as representative of a regional musical phenomenon that was close to the Iberian Peninsula; and of different song contests selected throughout Europe and Latin America. The first conclusion delimitated Hispavisión, Radiotelevisión Española\'s project, as potentially linked to cultural integration. Meanwhile, Eurovision Latin America, promoted by the Voxovation company, that acquired brand rights for Eurovision in other regions, is not. Nevertheless, this division does not impede the situation to change in the future and recommendations to be made for both projects. On this matter, this dissertation has a technical-normative motivation, because it finds problems and create suggestions for a better model, in view of the cultural context and common principles shared in Latin and Ibero-America.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPValerio, Marco Aurelio GumieriLara, Lucas Cotosck2023-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-17082023-115319/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-17T15:00:48Zoai:teses.usp.br:tde-17082023-115319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-17T15:00:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração cultural em festivais da canção: entre a América Latina e a Ibero-América
Cultural integration in song contests: between Latin-America and Ibero-America
title Integração cultural em festivais da canção: entre a América Latina e a Ibero-América
spellingShingle Integração cultural em festivais da canção: entre a América Latina e a Ibero-América
Lara, Lucas Cotosck
América Latina
Cultural Integration
Eurovision Song Contest
Eurovision Song Contest
Hispavisión
Hispavisión
Ibero-América
Iberoamerica
Integração Cultural
Latin America
title_short Integração cultural em festivais da canção: entre a América Latina e a Ibero-América
title_full Integração cultural em festivais da canção: entre a América Latina e a Ibero-América
title_fullStr Integração cultural em festivais da canção: entre a América Latina e a Ibero-América
title_full_unstemmed Integração cultural em festivais da canção: entre a América Latina e a Ibero-América
title_sort Integração cultural em festivais da canção: entre a América Latina e a Ibero-América
author Lara, Lucas Cotosck
author_facet Lara, Lucas Cotosck
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valerio, Marco Aurelio Gumieri
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Lucas Cotosck
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Cultural Integration
Eurovision Song Contest
Eurovision Song Contest
Hispavisión
Hispavisión
Ibero-América
Iberoamerica
Integração Cultural
Latin America
topic América Latina
Cultural Integration
Eurovision Song Contest
Eurovision Song Contest
Hispavisión
Hispavisión
Ibero-América
Iberoamerica
Integração Cultural
Latin America
description O objetivo desta dissertação é entender se e como os projetos Hispavisión e Eurovision Song Contest Latin America, anunciados em 2022, podem contribuir com a integração cultural latino-americana e ibero-americana. Para isso, constrói-se e coleta-se um instrumental teórico e histórico que posteriormente é usado para se levantarem problemáticas e sugestões para ambos os projetos e para a ideia geral de um festival internacional da canção que englobe toda a América Latina ou a Ibero-América. O instrumental teórico é construído a partir da criação de uma definição ad hoc de integração cultural e é coletado pelo estudo da cultura e da comunicação via aportes centrados nos conceitos de mediação, popular e massivo e pelo estudo da ideia de espaços culturais e identidade latino-americana, tanto na academia quanto nas organizações internacionais. O instrumental histórico foi feito com estudos da história do projeto político espanhol do conceito de comunidade ibero-americana; do fenômeno da Nova Canção como representativo de um fenômeno musical regional que se aproximava da Península Ibérica; e de diferentes festivais da canção selecionados entre a Europa e a América Latina. A primeira conclusão delimitou o Hispavisión, projeto da Radiotelevisión Española, como potencialmente vinculado à integração cultural, mas não o Eurovision Latin America, impulsionado pela empresa Voxovation, que adquiriu os direitos da marca Eurovision para outras regiões. No entanto, essa divisão não impede que a situação mude no futuro e que possam ser feitas recomendações para ambos os projetos. Nesse aspecto, o trabalho tem uma motivação técnico-normativa, por encontrar problemáticas e criar sugestões para um melhor modelo, tendo-se em vista o contexto cultural e princípios comuns à América Latina e à Ibero-América.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-17082023-115319/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-17082023-115319/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090808172773376