Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-15072021-120017/ |
Resumo: | A presente pesquisa possui como cenário a formação inicial de professores de química, com recorte específico para os processos de formação profissional relativos em um espaço de educação não-formal dentro de uma Universidade pública. A pesquisa visa identificar e analisar possíveis contribuições da experiência nesse espaço para a formação inicial dos professores considerando a importância dos afetos e sua relação com a constituição da subjetividade docente. Em termos metodológicos foram utilizados observações, questionários e entrevistas com atividades de rememoração pelo Método da Lembrança Estimulada. O diário de campo, as respostas dos questionários bem como os discursos das entrevistas foram transcritos, sistematizados e analisados com base nos preceitos da Perspectiva Histórico-Cultural. Os resultados foram organizados em quatro unidades de análise com as temáticas mais recorrentes nas falas dos participantes. As unidades foram com as seguintes temáticas: A procura pela monitoria, os primeiros momentos no CEIQ, conhecimentos específicos e pedagógicos e relações sociais. Os relatos foram analisados pela perspectiva do impacto das relações sociais na constituição subjetiva do professor em formação. Discutiu-se que o processo de escolha aparentemente individual da carreira, depende do outro, da escola que viabiliza o passeio; do professor que prepara a viagem; o monitor que acolhe e ensina; da Universidade que propicia etc. Ressalta-se que formar professores e professores que sejam sensíveis e conscientes de sua própria formação depende de muitos fatores e instâncias. A análise deste material contribuiu para a compreensão dos aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na experiência de trabalho em um centro de divulgação científica concomitante à formação exercida em um curso de licenciatura. |
id |
USP_294019946611d628b730f4468150ba1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-15072021-120017 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científicaI want to be this person! Study about affections and subjectivities in initial teacher education at a Science CenterDivulgação científicaEducação não formalHistorical-Cultural PsychologyInformal learningObutchénieObutchéniePerspectiva Histórico CulturalScience communicationSubjectivitySubjetividadeA presente pesquisa possui como cenário a formação inicial de professores de química, com recorte específico para os processos de formação profissional relativos em um espaço de educação não-formal dentro de uma Universidade pública. A pesquisa visa identificar e analisar possíveis contribuições da experiência nesse espaço para a formação inicial dos professores considerando a importância dos afetos e sua relação com a constituição da subjetividade docente. Em termos metodológicos foram utilizados observações, questionários e entrevistas com atividades de rememoração pelo Método da Lembrança Estimulada. O diário de campo, as respostas dos questionários bem como os discursos das entrevistas foram transcritos, sistematizados e analisados com base nos preceitos da Perspectiva Histórico-Cultural. Os resultados foram organizados em quatro unidades de análise com as temáticas mais recorrentes nas falas dos participantes. As unidades foram com as seguintes temáticas: A procura pela monitoria, os primeiros momentos no CEIQ, conhecimentos específicos e pedagógicos e relações sociais. Os relatos foram analisados pela perspectiva do impacto das relações sociais na constituição subjetiva do professor em formação. Discutiu-se que o processo de escolha aparentemente individual da carreira, depende do outro, da escola que viabiliza o passeio; do professor que prepara a viagem; o monitor que acolhe e ensina; da Universidade que propicia etc. Ressalta-se que formar professores e professores que sejam sensíveis e conscientes de sua própria formação depende de muitos fatores e instâncias. A análise deste material contribuiu para a compreensão dos aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na experiência de trabalho em um centro de divulgação científica concomitante à formação exercida em um curso de licenciatura.This research has as scenario the initial training of chemistry teachers, with a specific focus of the professional training processes in a non-formal education. The research aims to identify and analyze possible contributions of experience in this space to the initial training of teachers considering the importance of affections and their relationship with the constitution of teacher subjectivity. In methodological terms, observations, questionnaires and interviews with activities of remembrance by the Method of Stimulated Recall were used. The field diary, the answers to the questionnaires as well as the speeches of the interviews were transcribed, systematized and analyzed based on the precepts of Historical-Cultural Psychology. The results were organized into four units of analysis with the most recurrent themes in the participants\' speeches. The units had the following themes: The demand for monitoring, the first moments at CEIQ, specific and pedagogical knowledge and social relationships. The reports were analyzed from the perspective of the impact of social relations on the subjective constitution of the teacher in training. It was argued that the apparently individual career choice process depends on the other, on the school that makes the tour possible; the teacher who prepares the trip; the monitor that welcomes and teaches; of the University that provides etc. It is noteworthy that training teachers and teachers who are sensitive and aware of their own training depends on many factors and instances. The analysis of this material contributed to the understanding of the affective and cognitive aspects involved in the work experience in a science center concomitant to the training carried out in a degree course.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Joana de Jesus deCandido, Sofia Morais2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-15072021-120017/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-15T20:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-15072021-120017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-15T20:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica I want to be this person! Study about affections and subjectivities in initial teacher education at a Science Center |
title |
Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica |
spellingShingle |
Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica Candido, Sofia Morais Divulgação científica Educação não formal Historical-Cultural Psychology Informal learning Obutchénie Obutchénie Perspectiva Histórico Cultural Science communication Subjectivity Subjetividade |
title_short |
Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica |
title_full |
Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica |
title_fullStr |
Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica |
title_full_unstemmed |
Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica |
title_sort |
Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica |
author |
Candido, Sofia Morais |
author_facet |
Candido, Sofia Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Joana de Jesus de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candido, Sofia Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica Educação não formal Historical-Cultural Psychology Informal learning Obutchénie Obutchénie Perspectiva Histórico Cultural Science communication Subjectivity Subjetividade |
topic |
Divulgação científica Educação não formal Historical-Cultural Psychology Informal learning Obutchénie Obutchénie Perspectiva Histórico Cultural Science communication Subjectivity Subjetividade |
description |
A presente pesquisa possui como cenário a formação inicial de professores de química, com recorte específico para os processos de formação profissional relativos em um espaço de educação não-formal dentro de uma Universidade pública. A pesquisa visa identificar e analisar possíveis contribuições da experiência nesse espaço para a formação inicial dos professores considerando a importância dos afetos e sua relação com a constituição da subjetividade docente. Em termos metodológicos foram utilizados observações, questionários e entrevistas com atividades de rememoração pelo Método da Lembrança Estimulada. O diário de campo, as respostas dos questionários bem como os discursos das entrevistas foram transcritos, sistematizados e analisados com base nos preceitos da Perspectiva Histórico-Cultural. Os resultados foram organizados em quatro unidades de análise com as temáticas mais recorrentes nas falas dos participantes. As unidades foram com as seguintes temáticas: A procura pela monitoria, os primeiros momentos no CEIQ, conhecimentos específicos e pedagógicos e relações sociais. Os relatos foram analisados pela perspectiva do impacto das relações sociais na constituição subjetiva do professor em formação. Discutiu-se que o processo de escolha aparentemente individual da carreira, depende do outro, da escola que viabiliza o passeio; do professor que prepara a viagem; o monitor que acolhe e ensina; da Universidade que propicia etc. Ressalta-se que formar professores e professores que sejam sensíveis e conscientes de sua própria formação depende de muitos fatores e instâncias. A análise deste material contribuiu para a compreensão dos aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na experiência de trabalho em um centro de divulgação científica concomitante à formação exercida em um curso de licenciatura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-15072021-120017/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-15072021-120017/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257025848803328 |