Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido, Sofia Morais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-15072021-120017/
Resumo: A presente pesquisa possui como cenário a formação inicial de professores de química, com recorte específico para os processos de formação profissional relativos em um espaço de educação não-formal dentro de uma Universidade pública. A pesquisa visa identificar e analisar possíveis contribuições da experiência nesse espaço para a formação inicial dos professores considerando a importância dos afetos e sua relação com a constituição da subjetividade docente. Em termos metodológicos foram utilizados observações, questionários e entrevistas com atividades de rememoração pelo Método da Lembrança Estimulada. O diário de campo, as respostas dos questionários bem como os discursos das entrevistas foram transcritos, sistematizados e analisados com base nos preceitos da Perspectiva Histórico-Cultural. Os resultados foram organizados em quatro unidades de análise com as temáticas mais recorrentes nas falas dos participantes. As unidades foram com as seguintes temáticas: A procura pela monitoria, os primeiros momentos no CEIQ, conhecimentos específicos e pedagógicos e relações sociais. Os relatos foram analisados pela perspectiva do impacto das relações sociais na constituição subjetiva do professor em formação. Discutiu-se que o processo de escolha aparentemente individual da carreira, depende do outro, da escola que viabiliza o passeio; do professor que prepara a viagem; o monitor que acolhe e ensina; da Universidade que propicia etc. Ressalta-se que formar professores e professores que sejam sensíveis e conscientes de sua própria formação depende de muitos fatores e instâncias. A análise deste material contribuiu para a compreensão dos aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na experiência de trabalho em um centro de divulgação científica concomitante à formação exercida em um curso de licenciatura.
id USP_294019946611d628b730f4468150ba1a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15072021-120017
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científicaI want to be this person! Study about affections and subjectivities in initial teacher education at a Science CenterDivulgação científicaEducação não formalHistorical-Cultural PsychologyInformal learningObutchénieObutchéniePerspectiva Histórico CulturalScience communicationSubjectivitySubjetividadeA presente pesquisa possui como cenário a formação inicial de professores de química, com recorte específico para os processos de formação profissional relativos em um espaço de educação não-formal dentro de uma Universidade pública. A pesquisa visa identificar e analisar possíveis contribuições da experiência nesse espaço para a formação inicial dos professores considerando a importância dos afetos e sua relação com a constituição da subjetividade docente. Em termos metodológicos foram utilizados observações, questionários e entrevistas com atividades de rememoração pelo Método da Lembrança Estimulada. O diário de campo, as respostas dos questionários bem como os discursos das entrevistas foram transcritos, sistematizados e analisados com base nos preceitos da Perspectiva Histórico-Cultural. Os resultados foram organizados em quatro unidades de análise com as temáticas mais recorrentes nas falas dos participantes. As unidades foram com as seguintes temáticas: A procura pela monitoria, os primeiros momentos no CEIQ, conhecimentos específicos e pedagógicos e relações sociais. Os relatos foram analisados pela perspectiva do impacto das relações sociais na constituição subjetiva do professor em formação. Discutiu-se que o processo de escolha aparentemente individual da carreira, depende do outro, da escola que viabiliza o passeio; do professor que prepara a viagem; o monitor que acolhe e ensina; da Universidade que propicia etc. Ressalta-se que formar professores e professores que sejam sensíveis e conscientes de sua própria formação depende de muitos fatores e instâncias. A análise deste material contribuiu para a compreensão dos aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na experiência de trabalho em um centro de divulgação científica concomitante à formação exercida em um curso de licenciatura.This research has as scenario the initial training of chemistry teachers, with a specific focus of the professional training processes in a non-formal education. The research aims to identify and analyze possible contributions of experience in this space to the initial training of teachers considering the importance of affections and their relationship with the constitution of teacher subjectivity. In methodological terms, observations, questionnaires and interviews with activities of remembrance by the Method of Stimulated Recall were used. The field diary, the answers to the questionnaires as well as the speeches of the interviews were transcribed, systematized and analyzed based on the precepts of Historical-Cultural Psychology. The results were organized into four units of analysis with the most recurrent themes in the participants\' speeches. The units had the following themes: The demand for monitoring, the first moments at CEIQ, specific and pedagogical knowledge and social relationships. The reports were analyzed from the perspective of the impact of social relations on the subjective constitution of the teacher in training. It was argued that the apparently individual career choice process depends on the other, on the school that makes the tour possible; the teacher who prepares the trip; the monitor that welcomes and teaches; of the University that provides etc. It is noteworthy that training teachers and teachers who are sensitive and aware of their own training depends on many factors and instances. The analysis of this material contributed to the understanding of the affective and cognitive aspects involved in the work experience in a science center concomitant to the training carried out in a degree course.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Joana de Jesus deCandido, Sofia Morais2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-15072021-120017/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-15T20:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-15072021-120017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-15T20:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica
I want to be this person! Study about affections and subjectivities in initial teacher education at a Science Center
title Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica
spellingShingle Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica
Candido, Sofia Morais
Divulgação científica
Educação não formal
Historical-Cultural Psychology
Informal learning
Obutchénie
Obutchénie
Perspectiva Histórico Cultural
Science communication
Subjectivity
Subjetividade
title_short Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica
title_full Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica
title_fullStr Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica
title_full_unstemmed Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica
title_sort Eu quero ser esta pessoa! Estudo sobre afetos e subjetividades na formação inicial de professores em um centro de divulgação científica
author Candido, Sofia Morais
author_facet Candido, Sofia Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Joana de Jesus de
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Sofia Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Educação não formal
Historical-Cultural Psychology
Informal learning
Obutchénie
Obutchénie
Perspectiva Histórico Cultural
Science communication
Subjectivity
Subjetividade
topic Divulgação científica
Educação não formal
Historical-Cultural Psychology
Informal learning
Obutchénie
Obutchénie
Perspectiva Histórico Cultural
Science communication
Subjectivity
Subjetividade
description A presente pesquisa possui como cenário a formação inicial de professores de química, com recorte específico para os processos de formação profissional relativos em um espaço de educação não-formal dentro de uma Universidade pública. A pesquisa visa identificar e analisar possíveis contribuições da experiência nesse espaço para a formação inicial dos professores considerando a importância dos afetos e sua relação com a constituição da subjetividade docente. Em termos metodológicos foram utilizados observações, questionários e entrevistas com atividades de rememoração pelo Método da Lembrança Estimulada. O diário de campo, as respostas dos questionários bem como os discursos das entrevistas foram transcritos, sistematizados e analisados com base nos preceitos da Perspectiva Histórico-Cultural. Os resultados foram organizados em quatro unidades de análise com as temáticas mais recorrentes nas falas dos participantes. As unidades foram com as seguintes temáticas: A procura pela monitoria, os primeiros momentos no CEIQ, conhecimentos específicos e pedagógicos e relações sociais. Os relatos foram analisados pela perspectiva do impacto das relações sociais na constituição subjetiva do professor em formação. Discutiu-se que o processo de escolha aparentemente individual da carreira, depende do outro, da escola que viabiliza o passeio; do professor que prepara a viagem; o monitor que acolhe e ensina; da Universidade que propicia etc. Ressalta-se que formar professores e professores que sejam sensíveis e conscientes de sua própria formação depende de muitos fatores e instâncias. A análise deste material contribuiu para a compreensão dos aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na experiência de trabalho em um centro de divulgação científica concomitante à formação exercida em um curso de licenciatura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-15072021-120017/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-15072021-120017/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257025848803328