Sobre aprendizagem e afetos: a mediação pedagógica no ensino de química como espaço para superação de dicotomias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16052021-102623/ |
Resumo: | É possível identificar os impactos afetivos nas relações que se estabelecem entre o sujeito e o objeto nas relações de ensino? A partir desse questionamento apresentamos um estudo que buscou compreender tais impactos em um espaço muito especial que é a escola. Como objetivo principal da pesquisa investigamos os aspectos afetivos envolvidos nos processos de aprendizagem de química considerando diferentes situações de aprendizagem (aula expositiva dialogada, experimentação, mapa conceitual, elaboração de projetos, maquete, prova individual, prova em dupla, lista de exercícios e seminário). Assumimos como referencial teórico autores que tem suas ideias pautadas na perspectiva teórico-metodológica da Abordagem Histórico-Cultural, principalmente Lev Vigotski (1896-1934) e Henri Wallon (1879-1962), os quais apresentam uma concepção monista de interpretação das relações humanas e do homem consigo mesmo, afirmando que corpo e mente estão imbricados de modo que não há separação entre cognição e afeto, mas, sim, um conjunto unitário. No âmbito da aprendizagem, tais autores apontam a importância dos aspectos afetivos, entendendo o sujeito como um ser múltiplo e complexo. Em termos de objetivos específicos e, por meio de metodologia qualitativa e pesquisa participante, o estudo analisou as possíveis aprendizagens (apropriações/ significações/ informações/ atitudes/ habilidades/ valores) demonstradas pelos alunos nas situações de aprendizagem realizadas; identificou os termos que indicam sentimentos e/ou afetos descritos ou apontados pelos alunos durante as aulas e considerando as diferentes metodologias de ensino utilizadas ao longo da pesquisa; interpretou, a partir das entrevistas dos alunos, quais foram as principais percepções a respeito de um processo educacional que teve como foco a afetividade e a aprendizagem. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática que perpassou a temática \'água\' e foi desenvolvida em uma turma de 2º ano do Ensino Médio integrado em Automação de um IFSP do interior de São Paulo. Foram realizados 21 encontros utilizando diversas situações de aprendizagem, de modo que os alunos fossem acompanhados pela pesquisadora utilizando o diagrama do Flow de Mihaly Csikszentmihalyi. Além disso, foram realizadas videogravações das apresentações finais e entrevistas com 10 participantes. Os dados foram sistematizados e organizados em quatro unidades de análise. Os resultados indicam que a utilização de estratégias de ensino diversificadas propicia maior engajamento pelos alunos, uma vez que eles se sentem protagonistas do processo de aprendizagem. Ao proporcionar uma aprendizagem baseada em projetos, com valorização das diferentes etapas do processo de construção do conhecimento científico, os estudantes se sentem desafiados e as relações presentes na sala de aula (professor-aluno-conhecimento) são mais estimuladas e afetivamente desenvolvidas. Dessa forma, identificamos condições possíveis para a construção coletiva de aprendizagens sustentadas por relações indissociáveis entre ciência e encantamento, entre Química e valores humanos, entre cognição e afeto, significações concretas da unidade afeto-volitiva obutchénie. |
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Sobre aprendizagem e afetos: a mediação pedagógica no ensino de química como espaço para superação de dicotomiasAbout learning and affections: pedagogical mediation in the teaching of Chemistry as a place for overcoming dichotomiesAfetividadeAffectivityChemistry teachingEnsino de QuímicaLearning situationsObutchénieObutchénieSituações de aprendizagemÉ possível identificar os impactos afetivos nas relações que se estabelecem entre o sujeito e o objeto nas relações de ensino? A partir desse questionamento apresentamos um estudo que buscou compreender tais impactos em um espaço muito especial que é a escola. Como objetivo principal da pesquisa investigamos os aspectos afetivos envolvidos nos processos de aprendizagem de química considerando diferentes situações de aprendizagem (aula expositiva dialogada, experimentação, mapa conceitual, elaboração de projetos, maquete, prova individual, prova em dupla, lista de exercícios e seminário). Assumimos como referencial teórico autores que tem suas ideias pautadas na perspectiva teórico-metodológica da Abordagem Histórico-Cultural, principalmente Lev Vigotski (1896-1934) e Henri Wallon (1879-1962), os quais apresentam uma concepção monista de interpretação das relações humanas e do homem consigo mesmo, afirmando que corpo e mente estão imbricados de modo que não há separação entre cognição e afeto, mas, sim, um conjunto unitário. No âmbito da aprendizagem, tais autores apontam a importância dos aspectos afetivos, entendendo o sujeito como um ser múltiplo e complexo. Em termos de objetivos específicos e, por meio de metodologia qualitativa e pesquisa participante, o estudo analisou as possíveis aprendizagens (apropriações/ significações/ informações/ atitudes/ habilidades/ valores) demonstradas pelos alunos nas situações de aprendizagem realizadas; identificou os termos que indicam sentimentos e/ou afetos descritos ou apontados pelos alunos durante as aulas e considerando as diferentes metodologias de ensino utilizadas ao longo da pesquisa; interpretou, a partir das entrevistas dos alunos, quais foram as principais percepções a respeito de um processo educacional que teve como foco a afetividade e a aprendizagem. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática que perpassou a temática \'água\' e foi desenvolvida em uma turma de 2º ano do Ensino Médio integrado em Automação de um IFSP do interior de São Paulo. Foram realizados 21 encontros utilizando diversas situações de aprendizagem, de modo que os alunos fossem acompanhados pela pesquisadora utilizando o diagrama do Flow de Mihaly Csikszentmihalyi. Além disso, foram realizadas videogravações das apresentações finais e entrevistas com 10 participantes. Os dados foram sistematizados e organizados em quatro unidades de análise. Os resultados indicam que a utilização de estratégias de ensino diversificadas propicia maior engajamento pelos alunos, uma vez que eles se sentem protagonistas do processo de aprendizagem. Ao proporcionar uma aprendizagem baseada em projetos, com valorização das diferentes etapas do processo de construção do conhecimento científico, os estudantes se sentem desafiados e as relações presentes na sala de aula (professor-aluno-conhecimento) são mais estimuladas e afetivamente desenvolvidas. Dessa forma, identificamos condições possíveis para a construção coletiva de aprendizagens sustentadas por relações indissociáveis entre ciência e encantamento, entre Química e valores humanos, entre cognição e afeto, significações concretas da unidade afeto-volitiva obutchénie.Within the classroom, through differentiated activities focused in Chemistry Teaching, is it possible to identify motivational aspects that interfere in the relationship between affectivity and learning? Based on this questioning, we present a study that sought to understand such relationships in a very special space that is the school. As the main objective of the research, we investigated the motivational / affective aspects involved in the chemistry learning processes considering different learning situations (expository class, experimentation, conceptual map, project elaboration, model, individual test, group test, list of exercises and seminar). We take as a theoretical reference authors whose ideas are based on the theoretical-methodological perspective of the Historical-Cultural Approach, mainly Lev Vigotski (1896-1934) and Henri Wallon (1879-1962), who present a monist conception of interpretation of the human relations and from the man with himself, affirming that body and mind are imbricated in a way that there is no separation between cognition and affection, but rather a unitary set. In the context of learning, these authors point out the importance of affective aspects, understanding the subject as a multiple and complex being. In terms of specific objectives and, through qualitative methodology and participatory research, the study analyzed the possible learnings (appropriations / meanings / information / attitudes / skills / values) demonstrated by students in the learning situations performed; identified the terms that indicate feelings and / or affections described or pointed out by students during the classes and considering the different teaching methodologies used throughout the research; interpreted, from the students\' interviews, what were the main perceptions about an educational process focused on affectivity and learning. To do so, a didactic sequence was elaborated that went through the theme \'water\' and was developed in a class of 2nd year, High School, integrated in Automation in a Federal Institute in the interior of São Paulo state. Twenty-one meetings were performed using different learning situations, so that the students were accompanied by the researcher using the Flow diagram by Mihaly Csikszentmihalyi. Besides that, video recordings of the final presentations and interviews with 10 participants were made. The data were systematized and organized into four units of analysis. The results indicate that the use of diversified teaching strategies provides greater engagement by students, since they feel they are protagonists of the learning process. By providing project-based learning, valuing the different stages of the scientific knowledge construction process, students feel challenged and the relationships present in the classroom (teacher-student-knowledge) are more stimulated and affectively developed. In this way, we identified possible conditions for the collective construction of learning sustained by inseparable relationships between science and fascination, between chemistry and human values, between cognition and affection, concrete meanings of the obutchénie affective-volitional unity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Joana de Jesus deLima, Joyce Ingrid de2021-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16052021-102623/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-20T23:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-16052021-102623Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-20T23:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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