Educação física e lazer: o currículo nos cursos de formação de professores do Noroeste Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Júnior, José Augusto Honorato
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-17092020-164143/
Resumo: Este estudo objetivou analisar a relação e o tratamento do lazer nos cursos de Licenciatura em Educação Física do Noroeste Paulista, investigando suas estruturas curriculares, suas concepções de lazer e recreação, além de examinar o perfil profissiográfico relacionado ao lazer. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de finalidade exploratória, sendo norteada pela pesquisa bibliográfica e documental, realizando a análise de dados por meio da análise de conteúdo. A amostragem contou com duas instituições, caracterizadas como IESEF1 e IESEF2, escolhidas de forma aleatória como meio de preservação da identidade das instituições de ensino. Na fundamentação teórica, termos-chaves que envolveram este processo como currículo, a transgressão das normas para a formação superior em Educação Física, o termo lazer no Brasil e suas relações com a educação, Educação Física e a formação nesta área envolvendo essa temática. Discutiu-se e descreveu-se a origem do termo currículo e suas teorias: tradicionais, críticas e pós-críticas. Sobre as normas para os cursos de graduação em Educação Física, forma descritos diversos parâmetros estabelecidos, mas com maior enfoque na Resolução CNE/CES nº 07/2004, todos que se encontravam em vigor durante este período de coleta e regeram a formulação dos projetos políticos pedagógicos da presente pesquisa. Caracterizou-se o lazer como algo não uniforme, determinado pelas práticas, ou lugares, tempos, horários e estratégias estabelecidas pelos atores sociais que combinam e geram seus arranjos criativos e suas variáveis. A Educação Física trata da cultura corporal e se relaciona com o lazer principalmente pelas atividades físico-esportivas que, enquanto componente curricular da Educação Básica, favorece discussões sobre a formação de sujeitos criativos, críticos, receptores e formadores de cultura. Nas discussões de resultados da análise documental, foram encontradas quatro disciplinas em cada instituição que abordavam os temas lazer e recreação. No perfil profissiográfico, em ambas as instituições o lazer não aparece como um dos conhecimentos necessários para a formação dos professores, dificultando a possibilidade desta prática transformadora e enquanto direito social, principalmente em objetivação dos preceitos para a formação dos seus educandos em suas futuras atuações, ensinando, orientando e alavancando o lazer na vida dos cidadãos que irão instruir futuramente. Houve dificuldades em identificar as concepções de lazer dos componentes curriculares nas duas instituições, pois apresentavam em suas ementas em tópicos de conteúdos ou até mesmo frases curtas, que não favoreceram esta análise. Concluiu-se que em ambas as instituições, na formulação dos componentes curriculares, o lazer aparece como um conhecimento especificamente teórico e as atividades práticas na dimensão da recreação, através dos jogos, brincadeiras e esportes. As duas instituições trabalham a recreação em uma abordagem tradicional, enraizadas num repertório de atividades e com conteúdos tratados de forma básica, o que também pode ser direcionado ao trato do lazer realizado pela IESEF2, pela ausência de aprofundamento na exploração do tema. Porém, os componentes curriculares da IESEF1 sobre a temática do lazer, possuem maior relação com as teorias críticas, principalmente por abordar em seus temas, questões relacionadas às classes sociais e reproduções cultural e social, podendo alinhar melhor ementas, objetivos e bibliografias para uma melhor efetivação deste processo
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A amostragem contou com duas instituições, caracterizadas como IESEF1 e IESEF2, escolhidas de forma aleatória como meio de preservação da identidade das instituições de ensino. Na fundamentação teórica, termos-chaves que envolveram este processo como currículo, a transgressão das normas para a formação superior em Educação Física, o termo lazer no Brasil e suas relações com a educação, Educação Física e a formação nesta área envolvendo essa temática. Discutiu-se e descreveu-se a origem do termo currículo e suas teorias: tradicionais, críticas e pós-críticas. Sobre as normas para os cursos de graduação em Educação Física, forma descritos diversos parâmetros estabelecidos, mas com maior enfoque na Resolução CNE/CES nº 07/2004, todos que se encontravam em vigor durante este período de coleta e regeram a formulação dos projetos políticos pedagógicos da presente pesquisa. Caracterizou-se o lazer como algo não uniforme, determinado pelas práticas, ou lugares, tempos, horários e estratégias estabelecidas pelos atores sociais que combinam e geram seus arranjos criativos e suas variáveis. A Educação Física trata da cultura corporal e se relaciona com o lazer principalmente pelas atividades físico-esportivas que, enquanto componente curricular da Educação Básica, favorece discussões sobre a formação de sujeitos criativos, críticos, receptores e formadores de cultura. Nas discussões de resultados da análise documental, foram encontradas quatro disciplinas em cada instituição que abordavam os temas lazer e recreação. No perfil profissiográfico, em ambas as instituições o lazer não aparece como um dos conhecimentos necessários para a formação dos professores, dificultando a possibilidade desta prática transformadora e enquanto direito social, principalmente em objetivação dos preceitos para a formação dos seus educandos em suas futuras atuações, ensinando, orientando e alavancando o lazer na vida dos cidadãos que irão instruir futuramente. Houve dificuldades em identificar as concepções de lazer dos componentes curriculares nas duas instituições, pois apresentavam em suas ementas em tópicos de conteúdos ou até mesmo frases curtas, que não favoreceram esta análise. Concluiu-se que em ambas as instituições, na formulação dos componentes curriculares, o lazer aparece como um conhecimento especificamente teórico e as atividades práticas na dimensão da recreação, através dos jogos, brincadeiras e esportes. As duas instituições trabalham a recreação em uma abordagem tradicional, enraizadas num repertório de atividades e com conteúdos tratados de forma básica, o que também pode ser direcionado ao trato do lazer realizado pela IESEF2, pela ausência de aprofundamento na exploração do tema. Porém, os componentes curriculares da IESEF1 sobre a temática do lazer, possuem maior relação com as teorias críticas, principalmente por abordar em seus temas, questões relacionadas às classes sociais e reproduções cultural e social, podendo alinhar melhor ementas, objetivos e bibliografias para uma melhor efetivação deste processoThis study aimed to analyze the relationship and treatment of leisure in the Physical Education Degree courses in the Northwest of São Paulo, investigating their curricular structures, their conceptions of leisure and recreation, in addition to examining the professional profile of these courses in relation to leisure. The research has a qualitative approach, with an exploratory purpose, being guided by bibliographic and documentary research, performing data analysis through content analysis. The sample included two institutions, characterized as IESEF1 and IESEF2, chosen at random as a means of preserving the identity of educational institutions. In the theoretical basis, key terms that involved this process as a curriculum, the transgression of the norms for higher education in Physical Education, the term leisure in Brazil and its relations with education, Physical Education and training in this area involving this theme. The origin of the term curriculum and its theories were discussed and described: traditional, critical and post-critical. Regarding the rules for undergraduate courses in Physical Education, several established parameters were described, but with a greater focus on Resolution CNE/CES nº 07/2004 that were in force during this collection period and governed the formulation of the pedagogical political projects of this search. Leisure was characterized as something non-uniform, determined by practices, or places, times, times and strategies established by social actors that combine and generate their creative arrangements and variables. Physical Education deals with body culture and has its connection with leisure, mainly due to physical-sports activities, which as a curricular component of Basic Education, favor discussions about the formation of creative, critical, receptive and cultural trainers. In the discussion of the results of the documentary analysis, four subjects were found in each institution that addressed the themes of leisure and recreation. In the professional profile, both institutions do not place leisure as one of the necessary knowledge for the training of these teachers, hindering the possibility of transforming leisure practice as a social right in objectifying the precepts for the training of their students in their future activities, teaching, guiding and leveraging leisure in the lives of future citizens who will instruct. There were difficulties in identifying the leisure concepts of the curricular components in the two institutions, as they presented in their menus, content topics or even simplistic phrases that did not favor this analysis. It was concluded that in both institutions they have in the formulation of their curricular components, leisure as a specifically theoretical knowledge, leaving practical activities for recreation through games, play and sports. Both institutions work with recreation in a traditional approach, rooted in a repertoire of activities and with content treated in a superficial way, which can also be directed to the treatment of leisure carried out by IESEF2 due to the problems presented in the exploration of the theme. However, the curricular components of IESEF1 on the theme of leisure have a greater relationship with critical theories, mainly because they address issues related to social classes and cultural and social reproductions, however, and should better align menus, objectives and bibliographies for better implementation of this processBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPUvinha, Ricardo RicciVieira Júnior, José Augusto Honorato2020-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-17092020-164143/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T18:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-17092020-164143Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T18:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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