Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-16112010-100520/ |
Resumo: | Este estudo objetiva investigar enfermeiros assistenciais, acerca da concepção deles sobre os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, procurando instrumentalizar esses enfermeiros sobre como esses eixos temáticos podem estar implicados na postura e na prática profissional em saúde, concernente aos ideais e princípios do SUS. A pesquisa caracterizou-se como natureza qualitativa, apropriando-se de um estudo descritivo-exploratório, mediatizado pela metodologia da pesquisa-ação. Em relação às técnicas deste estudo, trabalhamos a observação participante, tendo como instrumento para registro e anotação dos dados, o diário de campo; e utilizamos, ainda, a entrevista individual, para identificação dos participantes e com questões norteadoras sobre as temáticas centrais, sendo disponibilizado o questionário que serviu como instrumento para a coleta das respostas. A análise e interpretação dos dados foi feita por categorização, baseada em fundamentação teórico-metodológica de Paulo Freire e adaptada por Bueno (2001), buscando, após, o desenvolvimento de ação conscientizadora e avaliação do processo educativo. Percebemos que os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, norteados pelo universo conceitual freireano, não deixam de permear, sobremaneira, o respeito, a solidariedade, a ética e a cidadania, concernentes ao que o SUS pretende operacionalizar. Assim, as temáticas investigadas convergem para a necessidade de se revisar a postura educativa/profissional do enfermeiro e de seus valores para o cuidado e a humanização, visando a melhoria dos serviços, bem como a melhoria da saúde e da qualidade de vida, individual e coletivamente. |
id |
USP_29bbeeb7791434f75b9ed4c663be6bd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16112010-100520 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeirosResearch-action in Education for Health, care and humanization in the daily professional nursingCareCuidadoEducação para a SaúdeEducation for HeathEnfermagemHumanizaçãoHumanizationNursingPesquisa-açãoResearch-actionEste estudo objetiva investigar enfermeiros assistenciais, acerca da concepção deles sobre os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, procurando instrumentalizar esses enfermeiros sobre como esses eixos temáticos podem estar implicados na postura e na prática profissional em saúde, concernente aos ideais e princípios do SUS. A pesquisa caracterizou-se como natureza qualitativa, apropriando-se de um estudo descritivo-exploratório, mediatizado pela metodologia da pesquisa-ação. Em relação às técnicas deste estudo, trabalhamos a observação participante, tendo como instrumento para registro e anotação dos dados, o diário de campo; e utilizamos, ainda, a entrevista individual, para identificação dos participantes e com questões norteadoras sobre as temáticas centrais, sendo disponibilizado o questionário que serviu como instrumento para a coleta das respostas. A análise e interpretação dos dados foi feita por categorização, baseada em fundamentação teórico-metodológica de Paulo Freire e adaptada por Bueno (2001), buscando, após, o desenvolvimento de ação conscientizadora e avaliação do processo educativo. Percebemos que os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, norteados pelo universo conceitual freireano, não deixam de permear, sobremaneira, o respeito, a solidariedade, a ética e a cidadania, concernentes ao que o SUS pretende operacionalizar. Assim, as temáticas investigadas convergem para a necessidade de se revisar a postura educativa/profissional do enfermeiro e de seus valores para o cuidado e a humanização, visando a melhoria dos serviços, bem como a melhoria da saúde e da qualidade de vida, individual e coletivamente.This study investigates nurses, about their view on the themes Education Health, care and humanization, trying to instrumentalize these nurses on how these themes may be involved in posture and practice in health, concerning the ideals and principles of SUS. The survey characterized as qualitative, appropriating a descriptive exploratory study, mediated by the research-action methodology. Regarding the techniques in this study, we employed participant observation, taking as a tool for recording and annotation of data, field journal, and, we also used individual interviews to identify the participants and questions directed to the central themes, and provided in the questionnaire that served as a tool to collect the responses. The analysis and interpretation of data was performed according to categories, based on theoretical and methodological Paulo Freire and adapted by Bueno (2001), looking after the development of critical consciousness and action evaluation of the educational process. We realize that the themes Education Health, care and humanization, guided by the conceptual universe Freire, nevertheless permeate, above all, respect, solidarity, citizenship and ethics, related to the SUS intends to operate. Thus, the issue investigated converge to the need to revise the stance educational/vocational nurses and their values for the care and humanization, aimed at improving services and improving health and quality of life, individually and collectively.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Sonia Maria VillelaCoscrato, Gisele2010-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-16112010-100520/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-16112010-100520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros Research-action in Education for Health, care and humanization in the daily professional nursing |
title |
Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros |
spellingShingle |
Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros Coscrato, Gisele Care Cuidado Educação para a Saúde Education for Heath Enfermagem Humanização Humanization Nursing Pesquisa-ação Research-action |
title_short |
Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros |
title_full |
Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros |
title_fullStr |
Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros |
title_sort |
Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros |
author |
Coscrato, Gisele |
author_facet |
Coscrato, Gisele |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bueno, Sonia Maria Villela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coscrato, Gisele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Care Cuidado Educação para a Saúde Education for Heath Enfermagem Humanização Humanization Nursing Pesquisa-ação Research-action |
topic |
Care Cuidado Educação para a Saúde Education for Heath Enfermagem Humanização Humanization Nursing Pesquisa-ação Research-action |
description |
Este estudo objetiva investigar enfermeiros assistenciais, acerca da concepção deles sobre os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, procurando instrumentalizar esses enfermeiros sobre como esses eixos temáticos podem estar implicados na postura e na prática profissional em saúde, concernente aos ideais e princípios do SUS. A pesquisa caracterizou-se como natureza qualitativa, apropriando-se de um estudo descritivo-exploratório, mediatizado pela metodologia da pesquisa-ação. Em relação às técnicas deste estudo, trabalhamos a observação participante, tendo como instrumento para registro e anotação dos dados, o diário de campo; e utilizamos, ainda, a entrevista individual, para identificação dos participantes e com questões norteadoras sobre as temáticas centrais, sendo disponibilizado o questionário que serviu como instrumento para a coleta das respostas. A análise e interpretação dos dados foi feita por categorização, baseada em fundamentação teórico-metodológica de Paulo Freire e adaptada por Bueno (2001), buscando, após, o desenvolvimento de ação conscientizadora e avaliação do processo educativo. Percebemos que os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, norteados pelo universo conceitual freireano, não deixam de permear, sobremaneira, o respeito, a solidariedade, a ética e a cidadania, concernentes ao que o SUS pretende operacionalizar. Assim, as temáticas investigadas convergem para a necessidade de se revisar a postura educativa/profissional do enfermeiro e de seus valores para o cuidado e a humanização, visando a melhoria dos serviços, bem como a melhoria da saúde e da qualidade de vida, individual e coletivamente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-16112010-100520/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-16112010-100520/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257083951448064 |