Metodologia de projetos: estratégias para o ensino de matemática no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maçumoto, Martha Caputo Savino Santolia Cancela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-03122018-174307/
Resumo: A Metodologia de Projetos tem sido uma estratégia de ensino e aprendizagem que vem ganhando espaço na educação ao longo dos anos. Muitos, porém, trabalham com essa metodologia de forma equivocada, acreditando que contextualizar é usar o meio em que o aluno está inserido como cenário dos exercícios dados em sala de aula, como futebol ou atividade com coleção de figurinhas. O resultado significativo da utilização desta metodologia de ensino acontece quando o aluno vive o problema que deve resolver, ou seja, quando se torna o protagonista da sua resolução. Desta forma, o projeto desenvolvido por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio particular de uma cidade localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, foi resolver problemas de matemática com o fim de arrecadar verba para o Asilo, instituição da mesma cidade. Além de trabalhar a resolução de problemas matemáticos reais para a arrecadação, conviveram com idosos, e estabeleceram com eles uma questão de cunho social, que desenvolveu a cidadania entre eles. Assim, a pergunta que direciona a pesquisa é: \"A Metodologia de Projetos, como estratégia de ensino, favorece a aprendizagem de matemática de forma efetiva?\". Durante todo percurso do projeto observou-se que os alunos desenvolveram habilidades de interpretação e resolução de problemas de matemática, e ainda pôde-se notar o amadurecimento de atitudes de cidadania e respeito entre eles.
id USP_2b577140b79b3cd16ebd92e7a2f82b5a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03122018-174307
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Metodologia de projetos: estratégias para o ensino de matemática no ensino fundamental IIProject methodology: strategies for teaching mathematics in elementary education IIElementary educationEnsino fundamentalMetodologia de projetosProblem solving in mathematicsProblemas reaisProject methodologyProjectsProjetosReal problemsResolução de problemas de matemáticaA Metodologia de Projetos tem sido uma estratégia de ensino e aprendizagem que vem ganhando espaço na educação ao longo dos anos. Muitos, porém, trabalham com essa metodologia de forma equivocada, acreditando que contextualizar é usar o meio em que o aluno está inserido como cenário dos exercícios dados em sala de aula, como futebol ou atividade com coleção de figurinhas. O resultado significativo da utilização desta metodologia de ensino acontece quando o aluno vive o problema que deve resolver, ou seja, quando se torna o protagonista da sua resolução. Desta forma, o projeto desenvolvido por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio particular de uma cidade localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, foi resolver problemas de matemática com o fim de arrecadar verba para o Asilo, instituição da mesma cidade. Além de trabalhar a resolução de problemas matemáticos reais para a arrecadação, conviveram com idosos, e estabeleceram com eles uma questão de cunho social, que desenvolveu a cidadania entre eles. Assim, a pergunta que direciona a pesquisa é: \"A Metodologia de Projetos, como estratégia de ensino, favorece a aprendizagem de matemática de forma efetiva?\". Durante todo percurso do projeto observou-se que os alunos desenvolveram habilidades de interpretação e resolução de problemas de matemática, e ainda pôde-se notar o amadurecimento de atitudes de cidadania e respeito entre eles.The Project Methodology has been a strategy of teaching and learning that has been gaining space in education over the years more and more. However, many works with this methodology are in the wrong way, believing that contextualizing is to use the student\'s environment as the setting for classroom exercises, such as football or a collection of cards. The significant result of the use of this teaching methodology happens when the student lives the problem that must solve, that is, when he becomes the protagonist of the problem solving. In this way, the project developed by students of the 6th year of elementary school of a private school in the city located in the Paraíba Valley, São Paulo, was to solve problems of mathematics in order to raise money for the Asylum, institution of the same city. In addition to working to solve real mathematical problems for collection, they had the experience of working with the elderly, a social issue, which developed citizenship among them. Thus, the research question is: \"Does the Project Methodology, as a teaching strategy, favor the learning of mathematics effectively?\". Throughout the course of the project it was observed that students have been able to develop mathematical problem solving and problem solving skills, and the maturity of citizenship attitudes and respect among them can be noted.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRomão, Estaner ClaroMaçumoto, Martha Caputo Savino Santolia Cancela2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-03122018-174307/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-03122018-174307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de projetos: estratégias para o ensino de matemática no ensino fundamental II
Project methodology: strategies for teaching mathematics in elementary education II
title Metodologia de projetos: estratégias para o ensino de matemática no ensino fundamental II
spellingShingle Metodologia de projetos: estratégias para o ensino de matemática no ensino fundamental II
Maçumoto, Martha Caputo Savino Santolia Cancela
Elementary education
Ensino fundamental
Metodologia de projetos
Problem solving in mathematics
Problemas reais
Project methodology
Projects
Projetos
Real problems
Resolução de problemas de matemática
title_short Metodologia de projetos: estratégias para o ensino de matemática no ensino fundamental II
title_full Metodologia de projetos: estratégias para o ensino de matemática no ensino fundamental II
title_fullStr Metodologia de projetos: estratégias para o ensino de matemática no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Metodologia de projetos: estratégias para o ensino de matemática no ensino fundamental II
title_sort Metodologia de projetos: estratégias para o ensino de matemática no ensino fundamental II
author Maçumoto, Martha Caputo Savino Santolia Cancela
author_facet Maçumoto, Martha Caputo Savino Santolia Cancela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romão, Estaner Claro
dc.contributor.author.fl_str_mv Maçumoto, Martha Caputo Savino Santolia Cancela
dc.subject.por.fl_str_mv Elementary education
Ensino fundamental
Metodologia de projetos
Problem solving in mathematics
Problemas reais
Project methodology
Projects
Projetos
Real problems
Resolução de problemas de matemática
topic Elementary education
Ensino fundamental
Metodologia de projetos
Problem solving in mathematics
Problemas reais
Project methodology
Projects
Projetos
Real problems
Resolução de problemas de matemática
description A Metodologia de Projetos tem sido uma estratégia de ensino e aprendizagem que vem ganhando espaço na educação ao longo dos anos. Muitos, porém, trabalham com essa metodologia de forma equivocada, acreditando que contextualizar é usar o meio em que o aluno está inserido como cenário dos exercícios dados em sala de aula, como futebol ou atividade com coleção de figurinhas. O resultado significativo da utilização desta metodologia de ensino acontece quando o aluno vive o problema que deve resolver, ou seja, quando se torna o protagonista da sua resolução. Desta forma, o projeto desenvolvido por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio particular de uma cidade localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, foi resolver problemas de matemática com o fim de arrecadar verba para o Asilo, instituição da mesma cidade. Além de trabalhar a resolução de problemas matemáticos reais para a arrecadação, conviveram com idosos, e estabeleceram com eles uma questão de cunho social, que desenvolveu a cidadania entre eles. Assim, a pergunta que direciona a pesquisa é: \"A Metodologia de Projetos, como estratégia de ensino, favorece a aprendizagem de matemática de forma efetiva?\". Durante todo percurso do projeto observou-se que os alunos desenvolveram habilidades de interpretação e resolução de problemas de matemática, e ainda pôde-se notar o amadurecimento de atitudes de cidadania e respeito entre eles.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-03122018-174307/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-03122018-174307/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090356261683200