Educação empreendedora para jovens estudantes de ensino médio: iniciativas no Brasil e efeitos nas habilidades empreendedoras dos participantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04122023-171933/ |
Resumo: | A educação empreendedora (EE) voltada a crianças e jovens vem ganhando atenção em diversos países do mundo, sendo discutida no âmbito acadêmico e das políticas públicas por contribuir substancialmente para o preparo dos estudantes para os desafios do século XXI. Esta tese tem como objetivo compreender melhor o campo de estudo da EE na educação básica, analisar as iniciativas de EE em escolas de ensino médio e seus efeitos nas habilidades empreendedoras dos estudantes. Para isso, três artigos foram elaborados: (1) uma revisão sistemática da literatura de EE na educação básica, seus principais aspectos, metodologias e resultados; (2) uma pesquisa qualitativa em que foram analisadas oito iniciativas de EE em escolas de ensino médio brasileiras, incluindo seus objetivos e métodos de ensino e estratégias de avaliação de aprendizagem; (3) uma pesquisa com abordagem quantitativa, avaliando os efeitos da iniciativa Miniempresa, oferecida pela Junior Achievement Brasil, na percepção dos alunos de ensino médio em relação às suas habilidades empreendedoras. Dentre os principais resultados, foram identificadas oportunidades para estudos, a partir da revisão de literatura, como espaço para mais pesquisas sobre práticas pedagógica e efeitos de iniciativas; a diversificação de países, tendo em vista a predominância de europeus; mais pesquisas sobre avaliação de iniciativas, comparando práticas pedagógicas, conteúdos e formatos; e mais pesquisas nacionais, sobretudo em periódicos de maior impacto. O segundo artigo foi organizado em dois grupos com oito iniciativas atuantes em escolas de ensino médio brasileiras (criação de negócios e comportamento empreendedor), fazendo uma conexão com as diferentes abordagens da educação empreendedora discutidas na literatura: a educação para, sobre e através do empreendedorismo. Foi identificada uma oportunidade para que as iniciativas adotem modelos quantitativos ou qualitativos de avaliação de resultados, seja em relação às atitudes, habilidades empreendedoras ou intenção em abrir um negócio. E o terceiro artigo, com abordagem quantitativa identificou, a partir de 287 questionários respondidos por estudantes antes e depois de participarem da iniciativa Miniempresa, que houve efeitos positivos em quatro habilidades: autoeficácia empreendedora, capacidade analítica, criatividade e gestão de risco. Outras tiveram efeitos estatisticamente significantes em variáveis específicas. Os resultados desta tese contribuem para a teoria por organizar a literatura em temas, identificando oportunidades; por apresentar um panorama de iniciativas em escolas brasileiras, ampliando o campo de estudo no país; e por adaptar dois modelos quantitativos, para medir efeitos em habilidades empreendedoras. Em termos práticos, gestores educacionais e demais profissionais responsáveis pela elaboração de diretrizes curriculares e pela implementação de EE em escolas podem usufruir destes resultados, como apoio para suas decisões, favorecendo a expansão de iniciativas de EE na grade curricular de instituições de ensino públicas, privadas ou atuantes no terceiro setor. |
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Educação empreendedora para jovens estudantes de ensino médio: iniciativas no Brasil e efeitos nas habilidades empreendedoras dos participantesEntrepreneurial education for young secundary school students: initiatives in Brazil and effects on participants\' entrepreneurial skillsBasic educationEducação empreendedoraEducação escolar básicaEmpreendedorismoEnsino médioEntrepreneurial educationEntrepreneurial SkillsEntrepreneurshipHabilidades empreendedorasSecondary schoolA educação empreendedora (EE) voltada a crianças e jovens vem ganhando atenção em diversos países do mundo, sendo discutida no âmbito acadêmico e das políticas públicas por contribuir substancialmente para o preparo dos estudantes para os desafios do século XXI. Esta tese tem como objetivo compreender melhor o campo de estudo da EE na educação básica, analisar as iniciativas de EE em escolas de ensino médio e seus efeitos nas habilidades empreendedoras dos estudantes. Para isso, três artigos foram elaborados: (1) uma revisão sistemática da literatura de EE na educação básica, seus principais aspectos, metodologias e resultados; (2) uma pesquisa qualitativa em que foram analisadas oito iniciativas de EE em escolas de ensino médio brasileiras, incluindo seus objetivos e métodos de ensino e estratégias de avaliação de aprendizagem; (3) uma pesquisa com abordagem quantitativa, avaliando os efeitos da iniciativa Miniempresa, oferecida pela Junior Achievement Brasil, na percepção dos alunos de ensino médio em relação às suas habilidades empreendedoras. Dentre os principais resultados, foram identificadas oportunidades para estudos, a partir da revisão de literatura, como espaço para mais pesquisas sobre práticas pedagógica e efeitos de iniciativas; a diversificação de países, tendo em vista a predominância de europeus; mais pesquisas sobre avaliação de iniciativas, comparando práticas pedagógicas, conteúdos e formatos; e mais pesquisas nacionais, sobretudo em periódicos de maior impacto. O segundo artigo foi organizado em dois grupos com oito iniciativas atuantes em escolas de ensino médio brasileiras (criação de negócios e comportamento empreendedor), fazendo uma conexão com as diferentes abordagens da educação empreendedora discutidas na literatura: a educação para, sobre e através do empreendedorismo. Foi identificada uma oportunidade para que as iniciativas adotem modelos quantitativos ou qualitativos de avaliação de resultados, seja em relação às atitudes, habilidades empreendedoras ou intenção em abrir um negócio. E o terceiro artigo, com abordagem quantitativa identificou, a partir de 287 questionários respondidos por estudantes antes e depois de participarem da iniciativa Miniempresa, que houve efeitos positivos em quatro habilidades: autoeficácia empreendedora, capacidade analítica, criatividade e gestão de risco. Outras tiveram efeitos estatisticamente significantes em variáveis específicas. Os resultados desta tese contribuem para a teoria por organizar a literatura em temas, identificando oportunidades; por apresentar um panorama de iniciativas em escolas brasileiras, ampliando o campo de estudo no país; e por adaptar dois modelos quantitativos, para medir efeitos em habilidades empreendedoras. Em termos práticos, gestores educacionais e demais profissionais responsáveis pela elaboração de diretrizes curriculares e pela implementação de EE em escolas podem usufruir destes resultados, como apoio para suas decisões, favorecendo a expansão de iniciativas de EE na grade curricular de instituições de ensino públicas, privadas ou atuantes no terceiro setor.Entrepreneurial education (EE) for children and young people has been receiving attention in several countries around the world, being discussed in the academic and public policy spheres, as it substantially contributes to preparing students for the challenges of the 21st century. This thesis aims to better understand the field of study of EE in basic education, analyze EE initiatives in secondary schools and their effects on students\' entrepreneurial skills. For this, three articles have been prepared: (1) a systematic review of the literature on EE in basic education, its main aspects, methodologies and results; (2) a qualitative research in which eight EE initiatives in Brazilian secondary schools were analyzed, including their objectives and teaching methods and also their learning assessment strategies; (3) a survey with a quantitative approach, evaluating the effects of the Mini-company initiative, offered by Junior Achievement Brasil, on the perception of high school students in relation to their entrepreneurial skills. Among the main results, opportunities for studies were identified, based on the literature review, as a space for further research on pedagogical practices and the effects of initiatives; the diversification of countries, bearing in mind the predominance of Europeans; more research on evaluating initiatives, comparing pedagogical practices, content and formats; and more national research, especially in high-impact journals. The second article was organized into two groups with eight initiatives active in Brazilian high schools (\"business creation\" and \"entrepreneurial behavior\"), making a connection with the different approaches to entrepreneurial education discussed in the literature: education \"for\", about and through entrepreneurship. An opportunity was identified for initiatives to adopt quantitative or qualitative models for evaluating results, whether in relation to attitudes, entrepreneurial skills or intention to SET UP/START a business. And the third article, with a quantitative approach identified, from 287 questionnaires answered by students before and after participating in the Mini-company initiative, the existence of positive effects in four skills: entrepreneurial self-efficacy, analytical ABILITY, creativity and risk management. Others had statistically significant effects on specific variables. The results of this thesis contribute to the theory by organizing the literature into themes, identifying opportunities; for presenting an overview of initiatives in Brazilian schools, expanding the field of study in the country; and for adapting two quantitative models to measure effects on entrepreneurial skills. In practical terms, educational managers and other professionals responsible for developing curriculum guidelines and implementing EE in schools can take advantage of these results as support for their decisions, favouring the expansion of EE initiatives in the curriculum of public and private educational institutions or active in the third sector.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrunstein, JanetteVasconcellos, LilianaUemura, Marise Regina Barbosa2021-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04122023-171933/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-19T17:19:50Zoai:teses.usp.br:tde-04122023-171933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-19T17:19:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A educação empreendedora (EE) voltada a crianças e jovens vem ganhando atenção em diversos países do mundo, sendo discutida no âmbito acadêmico e das políticas públicas por contribuir substancialmente para o preparo dos estudantes para os desafios do século XXI. Esta tese tem como objetivo compreender melhor o campo de estudo da EE na educação básica, analisar as iniciativas de EE em escolas de ensino médio e seus efeitos nas habilidades empreendedoras dos estudantes. Para isso, três artigos foram elaborados: (1) uma revisão sistemática da literatura de EE na educação básica, seus principais aspectos, metodologias e resultados; (2) uma pesquisa qualitativa em que foram analisadas oito iniciativas de EE em escolas de ensino médio brasileiras, incluindo seus objetivos e métodos de ensino e estratégias de avaliação de aprendizagem; (3) uma pesquisa com abordagem quantitativa, avaliando os efeitos da iniciativa Miniempresa, oferecida pela Junior Achievement Brasil, na percepção dos alunos de ensino médio em relação às suas habilidades empreendedoras. Dentre os principais resultados, foram identificadas oportunidades para estudos, a partir da revisão de literatura, como espaço para mais pesquisas sobre práticas pedagógica e efeitos de iniciativas; a diversificação de países, tendo em vista a predominância de europeus; mais pesquisas sobre avaliação de iniciativas, comparando práticas pedagógicas, conteúdos e formatos; e mais pesquisas nacionais, sobretudo em periódicos de maior impacto. O segundo artigo foi organizado em dois grupos com oito iniciativas atuantes em escolas de ensino médio brasileiras (criação de negócios e comportamento empreendedor), fazendo uma conexão com as diferentes abordagens da educação empreendedora discutidas na literatura: a educação para, sobre e através do empreendedorismo. Foi identificada uma oportunidade para que as iniciativas adotem modelos quantitativos ou qualitativos de avaliação de resultados, seja em relação às atitudes, habilidades empreendedoras ou intenção em abrir um negócio. E o terceiro artigo, com abordagem quantitativa identificou, a partir de 287 questionários respondidos por estudantes antes e depois de participarem da iniciativa Miniempresa, que houve efeitos positivos em quatro habilidades: autoeficácia empreendedora, capacidade analítica, criatividade e gestão de risco. Outras tiveram efeitos estatisticamente significantes em variáveis específicas. Os resultados desta tese contribuem para a teoria por organizar a literatura em temas, identificando oportunidades; por apresentar um panorama de iniciativas em escolas brasileiras, ampliando o campo de estudo no país; e por adaptar dois modelos quantitativos, para medir efeitos em habilidades empreendedoras. Em termos práticos, gestores educacionais e demais profissionais responsáveis pela elaboração de diretrizes curriculares e pela implementação de EE em escolas podem usufruir destes resultados, como apoio para suas decisões, favorecendo a expansão de iniciativas de EE na grade curricular de instituições de ensino públicas, privadas ou atuantes no terceiro setor. |
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