Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenes, Celso Huerta
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-27102015-100313/
Resumo: Várias metodologias buscam conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o comportamento esperado e o apresentado por esses indivíduos. Este trabalho tem o propósito de desenvolver um método que integre a avaliação de desempenho de modo objetivo, fatores motivacionais, o planejamento estratégico das instituições de P&D e os critérios de avaliação do CNPq. A partir da revisão bibliográfica, aplicações práticas, e indicadores de produtividade acadêmica, chegou-se ao modelo proposto, com o qual se almeja contribuir para a melhoria das instituições de P&D. O modelo é flexível, pois permite avaliar a produção acadêmica na área de serviço, ensino, produção e desenvolvimento, podendo ser aplicado/adaptado em qualquer área do conhecimento. Com base em uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos, conclui-se que a metodologia multidimensional de avaliação de desempenho pode por meio de indicadores, de forma objetiva, avaliar a produção acadêmica de pesquisadores e tecnologistas científicos.
id USP_337d81b597bdd8c11fe105035b03bb0e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27102015-100313
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científicaModeling of evaluation tools in scientific research professionals activityacademic productivity indicatorsavaliação de desempenhofatores motivacionais intrínsecos e extrínsecosindicadores de produtividade acadêmicaindicadores de produtividade científicaintrinsic and extrinsic motivational factorsperformance evaluationscientific productivity indicatorsVárias metodologias buscam conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o comportamento esperado e o apresentado por esses indivíduos. Este trabalho tem o propósito de desenvolver um método que integre a avaliação de desempenho de modo objetivo, fatores motivacionais, o planejamento estratégico das instituições de P&D e os critérios de avaliação do CNPq. A partir da revisão bibliográfica, aplicações práticas, e indicadores de produtividade acadêmica, chegou-se ao modelo proposto, com o qual se almeja contribuir para a melhoria das instituições de P&D. O modelo é flexível, pois permite avaliar a produção acadêmica na área de serviço, ensino, produção e desenvolvimento, podendo ser aplicado/adaptado em qualquer área do conhecimento. Com base em uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos, conclui-se que a metodologia multidimensional de avaliação de desempenho pode por meio de indicadores, de forma objetiva, avaliar a produção acadêmica de pesquisadores e tecnologistas científicos.Various methodologies seek to know and measure the performance of individuals in the organization, comparing the expected behavior and that presented by these individuals. This work aims at developing a method that integrates, objectively, the performance assessment, motivational factors, the strategic planning of R & D institutions and the CNPq evaluation criteria. From the literature review, practical applications and academic productivity indicators, the proposed model with the target of contributing to the improvement of R & D institutions, was achieved. The model is flexible because it allows the academic production in the service area, teaching, production and development to be evaluated and it may be applied / adapted to any area of knowledge. Based on quantitative and qualitative data analysis, it was concluded that the multidimensional methodology for performance evaluation may, by means of specific indicators, appraise, objectively, the academic production of scientific researchers and technologists.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Delvonei Alves deGimenes, Celso Huerta2015-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-27102015-100313/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-27102015-100313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica
Modeling of evaluation tools in scientific research professionals activity
title Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica
spellingShingle Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica
Gimenes, Celso Huerta
academic productivity indicators
avaliação de desempenho
fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos
indicadores de produtividade acadêmica
indicadores de produtividade científica
intrinsic and extrinsic motivational factors
performance evaluation
scientific productivity indicators
title_short Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica
title_full Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica
title_fullStr Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica
title_full_unstemmed Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica
title_sort Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica
author Gimenes, Celso Huerta
author_facet Gimenes, Celso Huerta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Delvonei Alves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenes, Celso Huerta
dc.subject.por.fl_str_mv academic productivity indicators
avaliação de desempenho
fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos
indicadores de produtividade acadêmica
indicadores de produtividade científica
intrinsic and extrinsic motivational factors
performance evaluation
scientific productivity indicators
topic academic productivity indicators
avaliação de desempenho
fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos
indicadores de produtividade acadêmica
indicadores de produtividade científica
intrinsic and extrinsic motivational factors
performance evaluation
scientific productivity indicators
description Várias metodologias buscam conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o comportamento esperado e o apresentado por esses indivíduos. Este trabalho tem o propósito de desenvolver um método que integre a avaliação de desempenho de modo objetivo, fatores motivacionais, o planejamento estratégico das instituições de P&D e os critérios de avaliação do CNPq. A partir da revisão bibliográfica, aplicações práticas, e indicadores de produtividade acadêmica, chegou-se ao modelo proposto, com o qual se almeja contribuir para a melhoria das instituições de P&D. O modelo é flexível, pois permite avaliar a produção acadêmica na área de serviço, ensino, produção e desenvolvimento, podendo ser aplicado/adaptado em qualquer área do conhecimento. Com base em uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos, conclui-se que a metodologia multidimensional de avaliação de desempenho pode por meio de indicadores, de forma objetiva, avaliar a produção acadêmica de pesquisadores e tecnologistas científicos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-27102015-100313/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-27102015-100313/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257462088925185