Vidas plenas: um estudo dos projetos de vida éticos de educadores brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19092019-154941/ |
Resumo: | O presente estudo, no campo da psicologia moral, soma-se às pesquisas que buscam avançar no entendimento dos processos de construção dos projetos de vida. Tem como principais objetivos: discutir as concepções de projeto de vida e avançar na definição do conceito, definir o que são e compreender como são tecidos os projeto de vida éticos, identificando continuidades e rupturas, coerências e contradições no seu processo de construção ao longo da vida; investigar o papel dos sentimentos no processo de construção dos projetos de vida. Para tanto fundamenta-se em dois principais eixos teóricos: os estudos sobre projetos de vida (purpose) e compromisso moral da psicologia moral (ARANTES, BLASI, BRONK, COLBY E DAMON, DAMON, FRANKL, MORAN, NARVAEZ E LAPSLEY) em diálogo com os conceitos da filosofia, antropologia e sociologia (BERGER E LUCKMANN, BOUTINET, MACHADO, VELHO); e estudos da neurociência sobre o papel dos sentimentos e da intuição nos processos de decisão e na construção da subjetividade humana (DAMASIO, KAHNEMAN). Para o desenvolvimento da pesquisa analisamos as trajetórias de vida de cinco líderes de escolas, reconhecidos socialmente por terem sua vidas dedicadas a projetos de transformação da realidade social, a partir de entrevistas de abordagem autobiográfica (DeWaele e Harre). O estudo conclui que os projetos de vida éticos se constroem sobretudo a partir da experiência afetiva de bemestar em ser cuidado, cuidar de si e do outro e da integração e ressignificação dos sentimentos de dever e de pesar vividos ao longo da vida pelas experiências de prazer e bem estar. Como consequências educacionais para a construção de projetos de vida éticos se destacam o papel do exemplo e do vínculo afetivo com pessoas que são referências para os sujeitos, a importância da autoria do projeto de vida que implica liberdade de escolha, a ampliação do repertório e a construção de uma rede de afetos no suporte ao projeto de vida, sobretudo por meio da integração dos projetos pessoais a um projeto coletivo maior. |
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Vidas plenas: um estudo dos projetos de vida éticos de educadores brasileirosFull lives: a study of Brazilian educator\'s ethical purposes in lifeBiografiaBiographyEmoçõesEmotionsEthical purposeEthicsÉticaFeelingsMoral psychologyProjetos de vidaProjetos de vida éticosPsicologia moralPurposeSentimentosO presente estudo, no campo da psicologia moral, soma-se às pesquisas que buscam avançar no entendimento dos processos de construção dos projetos de vida. Tem como principais objetivos: discutir as concepções de projeto de vida e avançar na definição do conceito, definir o que são e compreender como são tecidos os projeto de vida éticos, identificando continuidades e rupturas, coerências e contradições no seu processo de construção ao longo da vida; investigar o papel dos sentimentos no processo de construção dos projetos de vida. Para tanto fundamenta-se em dois principais eixos teóricos: os estudos sobre projetos de vida (purpose) e compromisso moral da psicologia moral (ARANTES, BLASI, BRONK, COLBY E DAMON, DAMON, FRANKL, MORAN, NARVAEZ E LAPSLEY) em diálogo com os conceitos da filosofia, antropologia e sociologia (BERGER E LUCKMANN, BOUTINET, MACHADO, VELHO); e estudos da neurociência sobre o papel dos sentimentos e da intuição nos processos de decisão e na construção da subjetividade humana (DAMASIO, KAHNEMAN). Para o desenvolvimento da pesquisa analisamos as trajetórias de vida de cinco líderes de escolas, reconhecidos socialmente por terem sua vidas dedicadas a projetos de transformação da realidade social, a partir de entrevistas de abordagem autobiográfica (DeWaele e Harre). O estudo conclui que os projetos de vida éticos se constroem sobretudo a partir da experiência afetiva de bemestar em ser cuidado, cuidar de si e do outro e da integração e ressignificação dos sentimentos de dever e de pesar vividos ao longo da vida pelas experiências de prazer e bem estar. Como consequências educacionais para a construção de projetos de vida éticos se destacam o papel do exemplo e do vínculo afetivo com pessoas que são referências para os sujeitos, a importância da autoria do projeto de vida que implica liberdade de escolha, a ampliação do repertório e a construção de uma rede de afetos no suporte ao projeto de vida, sobretudo por meio da integração dos projetos pessoais a um projeto coletivo maior.The present study, in the research field of moral psychology, is part of the effort to advance the comprehension in purpose construction processes. Its main objectives are: to discuss the conceptions of purpose and advance in the definition of the concept, to define what are ethical purposes and understand how they are woven, identifying continuities and ruptures, coherences and contradictions in their construction process throughout life; investigate the role of feelings in purpose construction process. This study is based on two main theoretical axes: studies on purpose and moral commitment (ARANTES, BLASI, BRONK, COLBY AND DAMON, DAMON, FRANKL, MORAN, NARVAEZ AND LAPSLEY) in dialogue with the concepts of philosophy, anthropology and sociology (BERGER AND LUCKMANN, BOUTINET, MACHADO, VELHO); and studies of neuroscience on the role of feelings and the intuition in the processes of decision making and in the construction of human subjectivity (DAMASIO, KAHNEMAN). For the development of the research, we analyzed the life trajectories of five school leaders, publicly recognized for having dedicated their lives to projects of change in social reality, using interviews with autobiographical approach (DEWAELE AND HARRE). The study concludes that ethical purposes are built primarily from the affective experience of well-being in being cared for, caring for oneself and others, and from the integration and re-signification of feelings of duty and pain experienced throughout life by the experiences of pleasure and well being. As educational consequences for the construction of ethical purposes we evidenced: the role of example and the affective bond with role models; the importance of the authorship that implies freedom of choice, but also the necessary extension of repertoire; and the construction of a network of affections in the support of purpose, specially through the integration of personal projects into larger collective projects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Valeria Amorim Arantes deParra, Andreia Morais Magliano2018-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19092019-154941/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T22:27:50Zoai:teses.usp.br:tde-19092019-154941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T22:27:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente estudo, no campo da psicologia moral, soma-se às pesquisas que buscam avançar no entendimento dos processos de construção dos projetos de vida. Tem como principais objetivos: discutir as concepções de projeto de vida e avançar na definição do conceito, definir o que são e compreender como são tecidos os projeto de vida éticos, identificando continuidades e rupturas, coerências e contradições no seu processo de construção ao longo da vida; investigar o papel dos sentimentos no processo de construção dos projetos de vida. Para tanto fundamenta-se em dois principais eixos teóricos: os estudos sobre projetos de vida (purpose) e compromisso moral da psicologia moral (ARANTES, BLASI, BRONK, COLBY E DAMON, DAMON, FRANKL, MORAN, NARVAEZ E LAPSLEY) em diálogo com os conceitos da filosofia, antropologia e sociologia (BERGER E LUCKMANN, BOUTINET, MACHADO, VELHO); e estudos da neurociência sobre o papel dos sentimentos e da intuição nos processos de decisão e na construção da subjetividade humana (DAMASIO, KAHNEMAN). Para o desenvolvimento da pesquisa analisamos as trajetórias de vida de cinco líderes de escolas, reconhecidos socialmente por terem sua vidas dedicadas a projetos de transformação da realidade social, a partir de entrevistas de abordagem autobiográfica (DeWaele e Harre). O estudo conclui que os projetos de vida éticos se constroem sobretudo a partir da experiência afetiva de bemestar em ser cuidado, cuidar de si e do outro e da integração e ressignificação dos sentimentos de dever e de pesar vividos ao longo da vida pelas experiências de prazer e bem estar. Como consequências educacionais para a construção de projetos de vida éticos se destacam o papel do exemplo e do vínculo afetivo com pessoas que são referências para os sujeitos, a importância da autoria do projeto de vida que implica liberdade de escolha, a ampliação do repertório e a construção de uma rede de afetos no suporte ao projeto de vida, sobretudo por meio da integração dos projetos pessoais a um projeto coletivo maior. |
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