Análise de objetos de aprendizagem em websites de Português Língua Adicional: foco na competência interacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erika Suellem Castro da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-09062020-202344
Resumo: A área de ensino e de aprendizagem do Português como Língua Adicional (PLA) vem apresentando, nos últimos anos, uma expansão evidente. A tecnologia, por seu turno, tem reconfigurado a área de ensino e aprendizagem de línguas, e esse processo certamente inclui o campo do PLA. Há de se considerar o interesse de aprendentes de línguas estrangeiras em complementar seus estudos de maneira independente, utilizando espaços virtuais que agreguem lições interativas, com materiais em áudio, vídeos e exercícios. Esses ambientes, no âmbito da aprendizagem de Português como Língua Adicional, podem ser encontrados na Web no formato de aplicativos, repositórios de Objetos de Aprendizagem (OAs) e websites educativos ou instrucionais, objeto de nosso estudo. Muitos desses ambientes, no entanto, acabam apresentando a língua de modo fragmentado ao usuário, com meras traduções de textos/vocabulário, ou com ênfase maior nas regras gramaticais, sem priorizar aspectos interacionais da língua-alvo. O propósito deste trabalho é investigar como websites educacionais/instrucionais da área de PLA, contribuem para o desenvolvimento da competência interacional do aprendente. O estudo, de cunho qualitativo e descritivo, apresenta a avaliação de vinte OAs, encontrados em dez websites, com base em fichas de avaliação organizadas em diferentes eixos relacionados à bibliografia pesquisada, tais como: princípios da Arquitetura da Informação, critérios técnico-pedagógicos do Learning Object Review Instrument (LORI) e elementos fomentadores da competência interacional. A pesquisa também apresenta um protótipo de objeto de aprendizagem utilizado em aulas de PLA a intercambistas visitantes da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tarefa desenvolvida em um grupo de pesquisa com alunos do curso de Letras/Língua Inglesa daquela IES. Espera-se, assim, contribuir com as pesquisas direcionadas ao e-learning no campo do PLA, e destacar a importância de se aprender uma língua indo além de práticas individuais, a partir de atividades que explorem a dinâmica conversacional e interacional da língua-alvo.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Análise de objetos de aprendizagem em websites de Português Língua Adicional: foco na competência interacional Analysis of learning objects from Portuguese as an Additional Language websites: focus on interactional competence 2020-03-06Maria Helena da NóbregaMarcus de Souza AraújoCibele Brandão de Oliveira BorgesAna Luiza Ramazzina GhirardiErika Suellem Castro da SilvaUniversidade de São PauloFilologia e Língua PortuguesaUSPBR Competência interacional E-Learning E-Learning Interactional competence Learning objects Objetos de aprendizagem Português Língua Adicional Portuguese as an Additional Language A área de ensino e de aprendizagem do Português como Língua Adicional (PLA) vem apresentando, nos últimos anos, uma expansão evidente. A tecnologia, por seu turno, tem reconfigurado a área de ensino e aprendizagem de línguas, e esse processo certamente inclui o campo do PLA. Há de se considerar o interesse de aprendentes de línguas estrangeiras em complementar seus estudos de maneira independente, utilizando espaços virtuais que agreguem lições interativas, com materiais em áudio, vídeos e exercícios. Esses ambientes, no âmbito da aprendizagem de Português como Língua Adicional, podem ser encontrados na Web no formato de aplicativos, repositórios de Objetos de Aprendizagem (OAs) e websites educativos ou instrucionais, objeto de nosso estudo. Muitos desses ambientes, no entanto, acabam apresentando a língua de modo fragmentado ao usuário, com meras traduções de textos/vocabulário, ou com ênfase maior nas regras gramaticais, sem priorizar aspectos interacionais da língua-alvo. O propósito deste trabalho é investigar como websites educacionais/instrucionais da área de PLA, contribuem para o desenvolvimento da competência interacional do aprendente. O estudo, de cunho qualitativo e descritivo, apresenta a avaliação de vinte OAs, encontrados em dez websites, com base em fichas de avaliação organizadas em diferentes eixos relacionados à bibliografia pesquisada, tais como: princípios da Arquitetura da Informação, critérios técnico-pedagógicos do Learning Object Review Instrument (LORI) e elementos fomentadores da competência interacional. A pesquisa também apresenta um protótipo de objeto de aprendizagem utilizado em aulas de PLA a intercambistas visitantes da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tarefa desenvolvida em um grupo de pesquisa com alunos do curso de Letras/Língua Inglesa daquela IES. Espera-se, assim, contribuir com as pesquisas direcionadas ao e-learning no campo do PLA, e destacar a importância de se aprender uma língua indo além de práticas individuais, a partir de atividades que explorem a dinâmica conversacional e interacional da língua-alvo. The area of teaching and learning of Portuguese as an Additional Language (PAL) has presented, in recent years, an evident expansion. Technology, in turn, has reconfigured the area of teaching and learning languages, and this process certainly includes the field of PAL. One has to consider the interest that foreign language learners have to complement their studies independently, using virtual spaces that aggregate interactive lessons, with audio materials, videos and exercises. Those environments, within the scope of learning Portuguese as an Additional Language, can be found on the Web in the format of applications, repositories of Learning Objects and educational or instructional websites, object of our study. Several of those on-line environments, however, end up presenting the language in a fragmented way to the user, with mere translations of text/vocabulary, or with greater emphasis on grammar rules, without prioritizing interactive aspects of the target language. The purpose of this work is to investigate how educational/instructional websites in the field of PAL, contribute to the development of the interactional competence of the learner. This qualitative and descriptive study presents the evaluation of twenty learning objects, found on ten websites, based on evaluation sheets organized in different axes related to the researched bibliography, such as: principles of the Information Architecture, technical and pedagogical criteria set by the Learning Object Review Instrument (LORI) and elements promoting interactive competence. The research also presents a prototype of learning object used in PAL classes to visitors from the University of the State of Pará (UEPA), a task developed in a research group with students of the English Literature/Language course of that institution. It is thus expected that this study can contribute with the research directed to e-learning in the field of PAL, and highlight the importance of learning a language going beyond individual practices, considering activities that explore the conversational and interactive dynamics of the target language. https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-09062020-202344info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:32:33Zoai:teses.usp.br:tde-09062020-202344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:23:16.100129Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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