Avaliação de competências e implementação de estratégias de aprendizagem para enfermeiros hospitalares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Mirelle Inacio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-08112018-152009/
Resumo: As transformações que ocorrem no mundo contemporâneo exigem dos enfermeiros responsabilidades gerenciais, o que faz desses profissionais agentes fundamentais de mudanças. As competências passam a ser o eixo central para o desenvolvimento do capital humano, sendo a avaliação com foco nas competências o maior interesse para a gestão de pessoas. O objetivo geral foi avaliar as competências de enfermeiros hospitalares e implementar estratégias de aprendizagem a fim de aprimorá-las. Estudo descritivo utilizando método misto. O cenário foi constituído por uma Unidade de Emergência Pública de Ensino, situada no interior paulista. A população selecionada foram enfermeiros atuantes nas Unidades de Psiquiatria, Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neurologia. A coleta de dados ocorreu em três etapas. Na primeira, aplicou-se um questionário sociodemográfico juntamente com o Questionário de Avaliação de Competências, constituída por 45 enfermeiros. Na segunda etapa, foi realizada a estratégia de aprendizagem com a participação de 21 enfermeiros. E, na terceira etapa, reaplicou-se o Questionário de Avaliação de Competências, bem como se realizaram entrevistas para a avaliação da estratégia implementada, constituída por 20 enfermeiros. Para a análise quantitativa utilizou-se a estatística descritiva a fim de mesurar as frequências das competências e, para a análise qualitativa, optou-se pela análise de conteúdo indutiva. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, CAAE 58559416.3.0000.5393. Os resultados da primeira etapa apontaram que somente as competências \"Comunicação com o pessoal administrativo do hospital\" e \"Participação em pesquisas científicas e/ou aplicação de resultados\" apresentaramse com \"baixa frequência\". Como estratégia de aprendizagem, foi criado e implementado um estudo de caso voltado para estimular o desenvolvimento das competências com frequência baixa, como também outras que não estavam presentes no questionário. Na reaplicação do Questionário de Avaliação de Competências, houve melhora na \"Comunicação com o pessoal administrativo do hospital\", entretanto a competência \"Participação em pesquisas científicas e/ou aplicação de resultados\" continuou com \"baixa frequência\". Diante desses resultados, a comunicação com o pessoal administrativo do hospital ainda precisa ser trabalhada pelos gestores por meio de grupos de discussão, de reuniões com a equipe multiprofissional e da utilização de tecnologias de informação e de comunicação. Além disso, gestores devem estimular a participação do enfermeiro em investigações científicas que podem ocorrer simultaneamente às atividades de educação permanente, capacitações, treinamentos em serviço e palestras. Ainda, durante os grupos operativos de aprendizagem, observou-se a presença de competências do profissional enfermeiro para atuar no contexto hospitalar, tais como: liderança, criatividade, inovação, tomada de decisão e visão ampla. Cabe destacar que há a necessidade do uso constante de instrumentos para avaliar as competências dos enfermeiros, auxiliando gestores e profissionais na identificação de lacunas de conhecimentos, de habilidades e de atitudes que precisam ser desenvolvidas e aprimoradas para a atuação profissional eficaz
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A população selecionada foram enfermeiros atuantes nas Unidades de Psiquiatria, Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neurologia. A coleta de dados ocorreu em três etapas. Na primeira, aplicou-se um questionário sociodemográfico juntamente com o Questionário de Avaliação de Competências, constituída por 45 enfermeiros. Na segunda etapa, foi realizada a estratégia de aprendizagem com a participação de 21 enfermeiros. E, na terceira etapa, reaplicou-se o Questionário de Avaliação de Competências, bem como se realizaram entrevistas para a avaliação da estratégia implementada, constituída por 20 enfermeiros. Para a análise quantitativa utilizou-se a estatística descritiva a fim de mesurar as frequências das competências e, para a análise qualitativa, optou-se pela análise de conteúdo indutiva. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, CAAE 58559416.3.0000.5393. Os resultados da primeira etapa apontaram que somente as competências \"Comunicação com o pessoal administrativo do hospital\" e \"Participação em pesquisas científicas e/ou aplicação de resultados\" apresentaramse com \"baixa frequência\". Como estratégia de aprendizagem, foi criado e implementado um estudo de caso voltado para estimular o desenvolvimento das competências com frequência baixa, como também outras que não estavam presentes no questionário. Na reaplicação do Questionário de Avaliação de Competências, houve melhora na \"Comunicação com o pessoal administrativo do hospital\", entretanto a competência \"Participação em pesquisas científicas e/ou aplicação de resultados\" continuou com \"baixa frequência\". Diante desses resultados, a comunicação com o pessoal administrativo do hospital ainda precisa ser trabalhada pelos gestores por meio de grupos de discussão, de reuniões com a equipe multiprofissional e da utilização de tecnologias de informação e de comunicação. Além disso, gestores devem estimular a participação do enfermeiro em investigações científicas que podem ocorrer simultaneamente às atividades de educação permanente, capacitações, treinamentos em serviço e palestras. Ainda, durante os grupos operativos de aprendizagem, observou-se a presença de competências do profissional enfermeiro para atuar no contexto hospitalar, tais como: liderança, criatividade, inovação, tomada de decisão e visão ampla. Cabe destacar que há a necessidade do uso constante de instrumentos para avaliar as competências dos enfermeiros, auxiliando gestores e profissionais na identificação de lacunas de conhecimentos, de habilidades e de atitudes que precisam ser desenvolvidas e aprimoradas para a atuação profissional eficazThe transformations that occur in the contemporary world require the nurses\' managerial responsibilities, which makes these professionals fundamental agents of change. The competences become the central axis for the development of the human capital, being the evaluation with focus in the competences the greater interest for the management of people. The general objective was to evaluate the skills of hospital nurses and to implement learning strategies in order to improve them. Descriptive study using mixed method. The scenario was constituted by a Public Emergency Teaching Unit, located in the interior of São Paulo. The selected population were nurses working in the Units of Psychiatry, Pediatrics, Medical Clinic, Clinical Surgical and Neurology. Data collection took place in three stages. In the first one, a sociodemographic questionnaire was applied together with the Competency Assessment Questionnaire composed of 45 nurses. In the second stage, the learning strategy was carried out with the participation of 21 nurses. And, in the third stage, the Competency Assessment Questionnaire was reapplied, as well as interviews were conducted to evaluate the strategy implemented, consisting of 20 nurses. For the quantitative analysis the descriptive statistics were used in order to measure the frequencies of the competences and for the qualitative analysis we opted for the analysis of inductive content. Study approved by the Research Ethics Committee of the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing, CAAE 58559416.3.0000.5393. The results of the first stage pointed out that only the skills \"Communication with hospital administrative staff\" and \"Participation in scientific research and / or application of results\" presented with \"low frequency\". As a learning strategy a case study was created and implemented aimed at stimulating the development of skills with low frequency, as well as others that were not present in the questionnaire. In the reapplication of the Competence Assessment Questionnaire, there was an improvement in \"Communication with hospital administrative staff\", however, the competence \"Participation in scientific research and / or application of results\" continued with \"low frequency\". Given these results, communication with the hospital\'s administrative staff still needs to be worked out by managers through discussion groups, meetings with the multiprofessional team and the use of information and communication technologies. In addition, managers should encourage the participation of nurses in scientific investigations that may occur simultaneously to the activities of continuing education, training, in-service training and lectures. Also, during the learning operative groups, the presence of competencies of the nurse professional to act in the hospital context, such as: leadership, creativity, innovation, decision making and broad vision were observed. It is worth mentioning that there is a need for the constant use of instruments to evaluate the competencies of nurses, helping managers and professionals to identify gaps in knowledge, skills and attitudes that need to be developed and improved for effective professional performanceBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHenriques, Sílvia HelenaSoares, Mirelle Inacio2018-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-08112018-152009/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-08112018-152009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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