O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Christiane de Fátima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10022022-124222/
Resumo: A pesquisa se propõe a analisar e refletir sobre quem é o espectador da performance urbana artivista no atual contexto histórico brasileiro, através da análise da ação artística Cegos, idealizada por Marcelo Denny e Marcos Bulhões e realizada pelo grupo de performance e intervenção urbana Desvio Coletivo, de São Paulo; e, por meio desta, buscar compreender o que leva o transeunte a permanecer diante da ação, tornando-se assim um espectador da mesma. Além disso, busca-se responder se a intervenção urbana em questão é capaz de criar imagens que possibilitam incorporar, de maneira reflexiva e afetiva, o transeunte/espectador à obra, tornando-o sujeito e objeto, discutindo quais são os limites entre observador e observado, arquitetura e cenário, ficção e realidade; e se possibilita ao espectador refletir sobre o tempo histórico em que se encontra. Dessa forma, tomando por método a análise das narrativas dos espectadores, observadas e registradas durante as intervenções, a pesquisa busca entender se a performance urbana artivista cria e ativa dispositivos poéticos repletos de elementos desestabilizantes, que alteram o status quo, mesmo que momentaneamente, conforme o entendimento de José A. Sanchez (2016), e se possibilita a este espectador uma reflexão sobre o espaço temporal em que se encontra, tornando-o um espectador emancipado, conforme o entendimento de Jacques Rancière (2010/2012). Assim, a partir das entrevistas realizadas tanto com aqueles que se depararam com a ação, de forma desavisada, rompendo com o fluxo cotidiano desses e da cidade, como com aqueles que se dirigem até o local da realização da intervenção com a intenção de acompanhá-la, propõe-se cinco modalidades de recepção/reação dos espectadores, a saber: identificação; negação; narração ficcional; narração contextual; e reação não discursiva, os quais ampliam o discurso sobre as formas de recepção, principalmente sobre o comportamento social frente à intervenções urbanas performativas.
id USP_3737e76701604742a3ae5f77bb618996
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10022022-124222
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo-Activist ArtArte AtivistaArtivismArtivismoArtivist Urban PerformanceContemporaneidadeContemporaneityEspectadoPerformancePerformancePerformance Urbana ArtivistaPerformatividadePerformativityReaçãoReactionRecepçãoReceptionSpectatorA pesquisa se propõe a analisar e refletir sobre quem é o espectador da performance urbana artivista no atual contexto histórico brasileiro, através da análise da ação artística Cegos, idealizada por Marcelo Denny e Marcos Bulhões e realizada pelo grupo de performance e intervenção urbana Desvio Coletivo, de São Paulo; e, por meio desta, buscar compreender o que leva o transeunte a permanecer diante da ação, tornando-se assim um espectador da mesma. Além disso, busca-se responder se a intervenção urbana em questão é capaz de criar imagens que possibilitam incorporar, de maneira reflexiva e afetiva, o transeunte/espectador à obra, tornando-o sujeito e objeto, discutindo quais são os limites entre observador e observado, arquitetura e cenário, ficção e realidade; e se possibilita ao espectador refletir sobre o tempo histórico em que se encontra. Dessa forma, tomando por método a análise das narrativas dos espectadores, observadas e registradas durante as intervenções, a pesquisa busca entender se a performance urbana artivista cria e ativa dispositivos poéticos repletos de elementos desestabilizantes, que alteram o status quo, mesmo que momentaneamente, conforme o entendimento de José A. Sanchez (2016), e se possibilita a este espectador uma reflexão sobre o espaço temporal em que se encontra, tornando-o um espectador emancipado, conforme o entendimento de Jacques Rancière (2010/2012). Assim, a partir das entrevistas realizadas tanto com aqueles que se depararam com a ação, de forma desavisada, rompendo com o fluxo cotidiano desses e da cidade, como com aqueles que se dirigem até o local da realização da intervenção com a intenção de acompanhá-la, propõe-se cinco modalidades de recepção/reação dos espectadores, a saber: identificação; negação; narração ficcional; narração contextual; e reação não discursiva, os quais ampliam o discurso sobre as formas de recepção, principalmente sobre o comportamento social frente à intervenções urbanas performativas.The research intends to analyze and reflect on who is the spectator of the artivist urban performance in the current Brazilian historical context, through the analysis of the work Cegos, idealized by Marcelo Denny and Marcos Bulhões and realized by the group of performance and urban intervention called Desvio Coletivo, from São Paulo; and through it, seek to understand what leads the passerby to remain before the work, thus becoming a spectator of it. In addition, it seeks to answer whether the urban intervention in question is capable of creating images that make it possible to reflectively and affectionately incorporate the passerby / spectator into the work, making it subject and object, discussing what are the limits between observer and observed, architecture and scenery, fiction and reality; and even if allows the viewer to reflect on the historical time in which he finds himself. Thus, taking as a method the analysis of the spectators\' narratives, observed and recorded during the interventions, the research seeks to understand if the artivist urban performance creates and activates poetic devices full of destabilizing elements, which alter the status quo, even momentarily, as shown. José A. Sanchez\'s (2016) understanding, and allows this viewer a reflection on the temporal space in which he finds himself, making him an emancipated viewer, according to the understanding of Jacques Rancière (2010/2012). Thus, from the interviews conducted both with those who came across the work, in an unsuspecting manner, breaking with the daily flow of these and the city, as with those who go to the place of the intervention with the intention of accompanying them. There, it proposes five modalities of reception / reaction of the spectators, namely: identification; denial; fictional narration; contextual narration; and nondiscursive reaction, which broaden the discourse on forms of reception, mainly on social behavior in the face of performative urban interventions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, Marcos Aurélio BulhõesMartins, Christiane de Fátima2021-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10022022-124222/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-17T20:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-10022022-124222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-17T20:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo
-
title O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo
spellingShingle O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo
Martins, Christiane de Fátima
Activist Art
Arte Ativista
Artivism
Artivismo
Artivist Urban Performance
Contemporaneidade
Contemporaneity
Espectado
Performance
Performance
Performance Urbana Artivista
Performatividade
Performativity
Reação
Reaction
Recepção
Reception
Spectator
title_short O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo
title_full O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo
title_fullStr O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo
title_full_unstemmed O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo
title_sort O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo
author Martins, Christiane de Fátima
author_facet Martins, Christiane de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Marcos Aurélio Bulhões
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Christiane de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Activist Art
Arte Ativista
Artivism
Artivismo
Artivist Urban Performance
Contemporaneidade
Contemporaneity
Espectado
Performance
Performance
Performance Urbana Artivista
Performatividade
Performativity
Reação
Reaction
Recepção
Reception
Spectator
topic Activist Art
Arte Ativista
Artivism
Artivismo
Artivist Urban Performance
Contemporaneidade
Contemporaneity
Espectado
Performance
Performance
Performance Urbana Artivista
Performatividade
Performativity
Reação
Reaction
Recepção
Reception
Spectator
description A pesquisa se propõe a analisar e refletir sobre quem é o espectador da performance urbana artivista no atual contexto histórico brasileiro, através da análise da ação artística Cegos, idealizada por Marcelo Denny e Marcos Bulhões e realizada pelo grupo de performance e intervenção urbana Desvio Coletivo, de São Paulo; e, por meio desta, buscar compreender o que leva o transeunte a permanecer diante da ação, tornando-se assim um espectador da mesma. Além disso, busca-se responder se a intervenção urbana em questão é capaz de criar imagens que possibilitam incorporar, de maneira reflexiva e afetiva, o transeunte/espectador à obra, tornando-o sujeito e objeto, discutindo quais são os limites entre observador e observado, arquitetura e cenário, ficção e realidade; e se possibilita ao espectador refletir sobre o tempo histórico em que se encontra. Dessa forma, tomando por método a análise das narrativas dos espectadores, observadas e registradas durante as intervenções, a pesquisa busca entender se a performance urbana artivista cria e ativa dispositivos poéticos repletos de elementos desestabilizantes, que alteram o status quo, mesmo que momentaneamente, conforme o entendimento de José A. Sanchez (2016), e se possibilita a este espectador uma reflexão sobre o espaço temporal em que se encontra, tornando-o um espectador emancipado, conforme o entendimento de Jacques Rancière (2010/2012). Assim, a partir das entrevistas realizadas tanto com aqueles que se depararam com a ação, de forma desavisada, rompendo com o fluxo cotidiano desses e da cidade, como com aqueles que se dirigem até o local da realização da intervenção com a intenção de acompanhá-la, propõe-se cinco modalidades de recepção/reação dos espectadores, a saber: identificação; negação; narração ficcional; narração contextual; e reação não discursiva, os quais ampliam o discurso sobre as formas de recepção, principalmente sobre o comportamento social frente à intervenções urbanas performativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10022022-124222/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10022022-124222/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090570485760000