Válvula pneumática proporcional de quatro vias.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-22052024-111853/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento do escoamento de ar através de uma válvula pneumática proporcional de quatro vias, com a entrada/saída livre para a atmosfera, e um estudo das pressões envolvidas na entrada/saída da mesma válvula, porém acoplada a um motor pneumático. Os resultados experimentais do comportamento da vazão mássica de ar em funcção da área de abertura da válvula foram comparados aos resultados teóricos. Estas comparações foram usadas na avaliação do desempenho da válvula quanto a proporcionalidade, que é dependente das tolerâncias e processos de fabricação empregados na construção deste dispositivo. Os resultados experimentais do comportamento das pressões na entrada/saída do sistema pneumático, (válvula e motor pneumático), em função da perda de pressão no motor também foram comparados aos resultados teóricos. A aproximação entre os resultados teóricos e experimentais confirmou a influência vantajosa do emprego de grandes valores para o fator de proporcionalidade, (razão entre as áreas de descarga e pressão), na construção da válvula. Além do ganho de potência no motor, verificado na condição de mesma solicitação de torque ou perda de pressão, uma grande razão entre as áreas de descarga e pressão fornece uma resposta proporcional de vazão em função da abertura da válvula em um intervalo de solicitação do motor pneumático. |
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Válvula pneumática proporcional de quatro vias.Untitled in englishEscoamentoFlowMotores pneumáticosPneumatic control valvesPneumatic motorsVálvulas de controle pneumáticoEste trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento do escoamento de ar através de uma válvula pneumática proporcional de quatro vias, com a entrada/saída livre para a atmosfera, e um estudo das pressões envolvidas na entrada/saída da mesma válvula, porém acoplada a um motor pneumático. Os resultados experimentais do comportamento da vazão mássica de ar em funcção da área de abertura da válvula foram comparados aos resultados teóricos. Estas comparações foram usadas na avaliação do desempenho da válvula quanto a proporcionalidade, que é dependente das tolerâncias e processos de fabricação empregados na construção deste dispositivo. Os resultados experimentais do comportamento das pressões na entrada/saída do sistema pneumático, (válvula e motor pneumático), em função da perda de pressão no motor também foram comparados aos resultados teóricos. A aproximação entre os resultados teóricos e experimentais confirmou a influência vantajosa do emprego de grandes valores para o fator de proporcionalidade, (razão entre as áreas de descarga e pressão), na construção da válvula. Além do ganho de potência no motor, verificado na condição de mesma solicitação de torque ou perda de pressão, uma grande razão entre as áreas de descarga e pressão fornece uma resposta proporcional de vazão em função da abertura da válvula em um intervalo de solicitação do motor pneumático.This work presents a study about the air flow behavior through a four way pneumatic proporcional valve with free air atmospheric inlet/outlet and a study of pressure on inlet/outlet of the same valve, however connected to a pneumatic motor. The experimental results o fair massic flow behavior related to the valve orifice area were used on the valve performance evaluation about proportionality, which depends upon tolerances and making processes used on this device construction. The pressure behavior of experimental on inlet/outlet of the pneumatic system, (valve and pneumatic motor), related to the pressure loss on motor, also were compared to theoric results. Aproximation between theoric and experimental results confirmed the advantageous influence with use of high values to the proportional fator, (rate between discharge and pressure area), on valve manufacture. Besides motor power gain, it was checked on the same request torque condiction or pressure loss, at a great rate between the discharge and pressure areas provides a proportional flow response related to orifice area in a request interval to pneumatic motor. The plate valves own a configuration that allows the use of high values to the proportional fator. They also are easily manufactured.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCabral, Eduardo Lobo LustosaGouveia, Giovanni Mamão1996-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-22052024-111853/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-23T20:06:03Zoai:teses.usp.br:tde-22052024-111853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-23T20:06:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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