Um estudo longitudinal de trajetórias de desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizato, Elaine Cristina Gardinal
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-25112010-160638/
Resumo: O ensino fundamental é a fase da construção de novas amizades e desenvolvimento de habilidades acadêmicas específicas. Desde que a criança ingressa no primeiro ano, está exposta a um universo novo, onde lhe são colocadas regras e responsabilidades além daquelas vivenciadas na educação infantil. Todos esses desafios requerem um repertório prévio para o enfrentamento, que a passagem pela educação infantil pode ajudar a construir. O objetivo principal do presente estudo foi investigar o impacto da freqüência à educação infantil (EI) sobre alguns indicadores de adaptação da criança no ensino fundamental, bem como verificar possíveis efeitos compensadores da freqüência ao ensino fundamental nas diferenças eventualmente observadas no início do terceiro ano. Como preditores de resultados acadêmicos, foram incluídas na pesquisa, além da variável frequência na EI, as seguintes variáveis: (a) da criança - potencial cognitivo, habilidades sociais, problemas de comportamento, autoconceito e nível de estresse escolar; (b) do contexto - envolvimento de um membro adulto da família na vida escolar da criança. A amostra foi composta por 294 participantes de ambos os sexos, estudantes das cinco escolas públicas de ensino fundamental de um município do Estado de SP com aproximadamente 23.000 habitantes. Os participantes foram divididos em três grupos: Grupo 0 - alunos sem acesso prévio à EI; Grupo 1 alunos com um ano de EI; Grupo 2 alunos com dois anos na EI. As crianças foram avaliadas em três etapas: 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os professores também participaram como informantes nestas três etapas. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Raven; TDE (Teste de Desempenho Escolar); Avaliação Pedagógica coletiva; Self Description Questionnaire (SDQ 1); Self Perception Profile for Children (SPPC); Inventário de Estressores Escolares, SSRS Formulário do professor e Escala de Envolvimento de um Membro Adulto da Família. Foram realizadas análises das qualidades psicométricas das escalas utilizadas, ANCOVA, MANOVA (medidas repetidas) e Análise de Regressão Linear Múltipla. Os resultados da ANCOVA sugerem que a freqüência à EI contribui para melhores resultados acadêmicos, habilidades sociais mais desenvolvidas, menos comportamentos problemáticos e um autoconceito mais elevado, controlada a variável nível socioeconômico. A MANOVA com medidas repetidas indica progresso significativo, ao longo dos anos, no potencial cognitivo, nas habilidades sociais e no desempenho avaliado pelo professor e por meio de teste (TDE), bem como melhora nos problemas de comportamento intemalizantes; diminuem algumas medidas de auto-conceito e o desempenho avaliado coletivamente. Os melhores resultados dos alunos com acesso à EI persistem no decorrer dos anos no ensino fundamental. O efeito da EI se manteve na regressão, junto com outros preditores, principalmente habilidades sociais de responsabilidade/cooperação e envolvimento da família; dimensões do autoconceito, potencial cognitivo, nível de estresse escolar e outras habilidades sociais contribuíram para a predição de alguns indicadores, em menor grau. A EI teve, pois, sobre o desempenho escolar posterior uma influência direta, além da influência indireta exercida mediante o fortalecimento de preditores como as habilidades sociais e o potencial cognitivo. O progresso observado ao longo do ensino fundamental não compensa a desvantagem inicial dos alunos sem acesso à EI.
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O objetivo principal do presente estudo foi investigar o impacto da freqüência à educação infantil (EI) sobre alguns indicadores de adaptação da criança no ensino fundamental, bem como verificar possíveis efeitos compensadores da freqüência ao ensino fundamental nas diferenças eventualmente observadas no início do terceiro ano. Como preditores de resultados acadêmicos, foram incluídas na pesquisa, além da variável frequência na EI, as seguintes variáveis: (a) da criança - potencial cognitivo, habilidades sociais, problemas de comportamento, autoconceito e nível de estresse escolar; (b) do contexto - envolvimento de um membro adulto da família na vida escolar da criança. A amostra foi composta por 294 participantes de ambos os sexos, estudantes das cinco escolas públicas de ensino fundamental de um município do Estado de SP com aproximadamente 23.000 habitantes. Os participantes foram divididos em três grupos: Grupo 0 - alunos sem acesso prévio à EI; Grupo 1 alunos com um ano de EI; Grupo 2 alunos com dois anos na EI. As crianças foram avaliadas em três etapas: 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os professores também participaram como informantes nestas três etapas. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Raven; TDE (Teste de Desempenho Escolar); Avaliação Pedagógica coletiva; Self Description Questionnaire (SDQ 1); Self Perception Profile for Children (SPPC); Inventário de Estressores Escolares, SSRS Formulário do professor e Escala de Envolvimento de um Membro Adulto da Família. Foram realizadas análises das qualidades psicométricas das escalas utilizadas, ANCOVA, MANOVA (medidas repetidas) e Análise de Regressão Linear Múltipla. Os resultados da ANCOVA sugerem que a freqüência à EI contribui para melhores resultados acadêmicos, habilidades sociais mais desenvolvidas, menos comportamentos problemáticos e um autoconceito mais elevado, controlada a variável nível socioeconômico. A MANOVA com medidas repetidas indica progresso significativo, ao longo dos anos, no potencial cognitivo, nas habilidades sociais e no desempenho avaliado pelo professor e por meio de teste (TDE), bem como melhora nos problemas de comportamento intemalizantes; diminuem algumas medidas de auto-conceito e o desempenho avaliado coletivamente. Os melhores resultados dos alunos com acesso à EI persistem no decorrer dos anos no ensino fundamental. O efeito da EI se manteve na regressão, junto com outros preditores, principalmente habilidades sociais de responsabilidade/cooperação e envolvimento da família; dimensões do autoconceito, potencial cognitivo, nível de estresse escolar e outras habilidades sociais contribuíram para a predição de alguns indicadores, em menor grau. A EI teve, pois, sobre o desempenho escolar posterior uma influência direta, além da influência indireta exercida mediante o fortalecimento de preditores como as habilidades sociais e o potencial cognitivo. O progresso observado ao longo do ensino fundamental não compensa a desvantagem inicial dos alunos sem acesso à EI.Basic education constitutes a stage of construction of new friendships, and of development of specific academic skills. Since the time a child integrates its first school year/level, it is exposed to a new universe, where it faces rules and responsibilities, beyond those experienced in pre-school education. These challenges require a prior repertoire in order to surpass them, which pre-school education may help to construct. The main purpose of this study was to investigate the impact of pre-school education on some of the childrens indicators of adjustment to basic education, as well as to verify possible compensating effects, when attending basic education, for early pre-school influences that may possibly be observed in the beginning of the third year. As predictors of academic results, included in the research, besides the variable attendance to pre-school, were the following variables: (a) child variables - cognitive potential, social skills, behaviour problems, self-concept and level of school stress; (b) context variables involvement of an adult family member in the childs school life. The sample was composed of 294 participants of both sexes, pupils in five public basic education schools of a council in the State of São Paulo, which has approximately 23.000 inhabitants. The participants were divided into three groups: Group 0 pupils without previous access to pre-school education; Group 1 pupils with one year of pre-school attendance; group 2- pupils with two years of pre-school. The children were evaluated in three stages: 3rd, 4th and 5th levels of basic education. The following instruments have been applied: Raven, School Performance Test, collective Pedagogic Evaluation, Self Description Questionnaire (SDQ 1); Self Perception Profile for Children (SPPC); School Stressors Inventory, SSRS- Teachers Formulary and Adult Family Members Involvement questionnaire. Psychometric quality analyses were tested in the scales used, and ANCOVA, MANOVA (repeated measures), and multiple linear regression were also applied. The ANCOVA results suggest that attending to pre-school contributes to better academic results, more developed social skills, less behaviour problems and higher self-concept, when the socioeconomic level is controlled. The repeated measures MANOVA shows significant progress over the years, in cognitive potential, in social skills and school performance as evaluated by the teacher and through a test (TDE), as well as improvement in internalizing behaviour problems; some measures of self-concept and collectively evaluated school performance show decrements as children go on to more advanced school levels.The advantage of pupils who attended pre-school persisted throughout the years in basic school. The effect of pre-school education was maintained in regression, along with other predictors, mainly social abilities of responsibility/cooperation, and family involvement; self-concept dimensions, cognitive potential, school level stress, and other social skills contributed to predicting some indicators, in a lesser degree. The pre-school had, therefore, a direct influence on subsequent school performance, besides the indirect influence presented through the strengthening of predictors such as social skills and cognitive potential. The progress observed through basic school does not compensate the initial disadvantage of pupils without access to pre-school education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFontaine, Anne Marie Germaine VictorineMarturano, Edna MariaPizato, Elaine Cristina Gardinal2010-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-25112010-160638/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:26Zoai:teses.usp.br:tde-25112010-160638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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