Argumentação e prova na matemática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matheus, Aline dos Reis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-04112016-170425/
Resumo: Este trabalho revisa e problematiza a usual associação entre a matemática escolar e o desenvolvimento do raciocínio lógico, introduzindo a argumentação e a prova em matemática como um elo de tal associação. Assim, desenvolve-se uma investigação tanto teórica quanto de campo, visando compreender por que, embora central na matemática acadêmica, a prova é tão pouco explorada na matemática escolar. A investigação teórica reviu diversas referências, em geral oriundas da Educação Matemática, mas também da História da Matemática, com vistas a: (1) compreender o papel de destaque da prova no contexto atual da Matemática, a partir do entrelaçamento entre a noção de demonstração e o próprio desenvolvimento dessa ciência; (2) discutir aspectos conceituais e epistemológicos da prova matemática que podem contribuir para um trabalho significativo com o tema na educação básica; e (3) compreender as razões da ausência de um trabalho significativo com a prova matemática na educação básica do Brasil nas últimas décadas. A investigação de campo complementa a investigação teórica apresentando um estudo de caso sobre conhecimentos, crenças e concepções de um pequeno grupo de professoras de matemática da educação básica a respeito do raciocínio lógico e da prova matemática. Essas investigações permitiram concluir que são diversas as causas do suposto abandono do trabalho com a prova matemática na educação básica, entre as quais destacamos a falta de uma discussão aprofundada sobre o tema na formação inicial de professores e a presença de práticas de ensino de matemática pautadas numa concepção tecnicista
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