Na mira do traço: representações antifeministas nas revistas humorísticas PBT e O Malho (Argentina e Brasil, 1904-1918)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Thaís Batista Rosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14032024-102654/
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar comparativamente uma série de publicações de teor antifeminista veiculadas nas revistas ilustradas humorísticas PBT (argentina) e O Malho (brasileira). As fontes históricas são diversas, incorporando textos ilustrados, artigos de opinião e reportagens fotográficas. O humor gráfico, por sua vez, foi particularmente relevante, tendo em vista o número expressivo de caricaturas, charges e histórias em quadrinhos publicadas entre 1904 a 1918. Tanto PBT como O Malho manifestaram uma tendência hegemônica da imprensa da época, retratando as demandas feministas e a luta pelo sufrágio feminino em tom satírico, de modo a ridicularizar e deslegitimar a ação política desses setores. As revistas ilustradas humorísticas, que eram razoavelmente acessíveis e impressas em formato moderno e visualmente atrativo, tiveram um papel de destaque na proliferação desses discursos contrários ao feminismo, uma vez que mantinham um alto número de tiragens e que suas principais fontes de conteúdo eram as atualidades do campo político. Além do direito de voto, a perspectiva de alcançar outras reivindicações, como igualdade de direitos civis e acesso ampliado à educação e profissionalização, gerava desconfiança e oposição nos periódicos. O progresso feminista era recebido como evidência de que as mulheres iriam se masculinizar, abandonar o lar e invadir os postos de trabalho masculinos, e, por outro lado, de que os homens se tornariam cada vez mais afeminados ilustrando uma crise da virilidade. Assim sendo, o trabalho em questão busca contextualizar historicamente o debate sobre a emancipação das mulheres, especialmente na Argentina e no Brasil, tendo como foco principal o posicionamento contrário e detrator presente na imprensa satírica. Tem como finalidade compreender as semelhanças e diferenças das experiências em ambos os países a partir das conjunturas políticas e culturais que embasaram os discursos antifeministas, levando em consideração as especificidades da imprensa da época. Para isso, a pesquisa estabelece como primordial a definição de humor sexista como o viés predominante em PBT e O Malho no que diz respeito às publicações que tinham como temática o feminismo, o voto feminino e as demais questões referentes às relações de gênero
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Tanto PBT como O Malho manifestaram uma tendência hegemônica da imprensa da época, retratando as demandas feministas e a luta pelo sufrágio feminino em tom satírico, de modo a ridicularizar e deslegitimar a ação política desses setores. As revistas ilustradas humorísticas, que eram razoavelmente acessíveis e impressas em formato moderno e visualmente atrativo, tiveram um papel de destaque na proliferação desses discursos contrários ao feminismo, uma vez que mantinham um alto número de tiragens e que suas principais fontes de conteúdo eram as atualidades do campo político. Além do direito de voto, a perspectiva de alcançar outras reivindicações, como igualdade de direitos civis e acesso ampliado à educação e profissionalização, gerava desconfiança e oposição nos periódicos. O progresso feminista era recebido como evidência de que as mulheres iriam se masculinizar, abandonar o lar e invadir os postos de trabalho masculinos, e, por outro lado, de que os homens se tornariam cada vez mais afeminados ilustrando uma crise da virilidade. Assim sendo, o trabalho em questão busca contextualizar historicamente o debate sobre a emancipação das mulheres, especialmente na Argentina e no Brasil, tendo como foco principal o posicionamento contrário e detrator presente na imprensa satírica. Tem como finalidade compreender as semelhanças e diferenças das experiências em ambos os países a partir das conjunturas políticas e culturais que embasaram os discursos antifeministas, levando em consideração as especificidades da imprensa da época. Para isso, a pesquisa estabelece como primordial a definição de humor sexista como o viés predominante em PBT e O Malho no que diz respeito às publicações que tinham como temática o feminismo, o voto feminino e as demais questões referentes às relações de gêneroThe research aims to comparatively analyze a series of antifeminist publications featured in the humorous illustrated magazines PBT (Argentinian) and O Malho (Brazilian). The historical sources are diverse, incorporating illustrated texts, opinion articles, and photographic reports. Graphic humor, in particular, was highly relevant, given the significant number of caricatures, cartoons, and comic strips published between 1904 and 1918. Both PBT and O Malho expressed a hegemonic tendency in the press of that time, portraying feminist demands and the struggle for women\'s suffrage in a satirical tone, aiming to ridicule and delegitimize the political actions of these sectors. The humorous illustrated magazines, which were reasonably accessible and printed in a modern and visually appealing format, played a prominent role in the proliferation of these anti-feminist discourses, as they maintained high circulation numbers, and their main sources of content were current political events. In addition to the right to vote, the prospect of achieving other demands, such as equality of civil rights and expanded access to education and professionalization, generated suspicion and opposition in the periodicals. \"Feminist progress\" was seen as evidence that women would \"masculinize,\"abandon the home,\" and \"invade male jobs,\" while, on the other hand, men would become increasingly \"effeminate,\" illustrating a \"crisis of masculinity.\" Therefore, this work seeks to historically contextualize the debate on women\'s emancipation, especially in Argentina and Brazil, with a primary focus on the opposing and derogatory stance present in satirical press. Its purpose is to understand the similarities and differences in the experiences of both countries based on the political and cultural contexts that underpinned antifeminist discourses, taking into consideration the specificities of the press at that time. To achieve this, the research establishes the definition of sexist humor as the predominant bias in PBT and O Malho concerning publications that dealt with feminism, women\'s suffrage, and other gender-related issues as crucialBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFranco, Stella Maris ScatenaMoreira, Thaís Batista Rosa2023-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14032024-102654/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-14T14:48:07Zoai:teses.usp.br:tde-14032024-102654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-14T14:48:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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