Filme de cinema - uma noção sganzerliana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-07032017-123549/ |
Resumo: | O estudo pesquisa a noção de cinema do crítico e realizador brasileiro Rogério Sganzerla (1946-2004). Para tanto, parte de seus textos publicados na imprensa, que começaram a ser escritos em meados dos anos 1960, até chegar aos filmes que realizou. Já no começo de sua carreira jornalística, Sganzerla escrevia textos que transcendiam a análise fílmica, buscava perceber tendências criativas e procurava compreender o que diferencia a arte cinematográfica das demais. Os anos 60, para ele, viviam num impasse: uma vertente buscava aproximar o cinema da \"arte\", e era de veia mais literária, introspectiva, intelectual; outra não se pretendia tão profunda, e encarava o cinema como uma arte provisória, que investiga as superfícies. Após a resolução desse impasse, ou seja, através da análise do diálogo entre o cineasta/crítico e a história do cinema (até chegar ao que lhe era contemporâneo), tentamos investigar as seguintes lacunas: 1) como um diretor e crítico que defende um cinema com linguagem própria consegue aglutinar outras linguagens em seus filmes? E 2) como funciona a presença do Brasil nos filmes de um diretor que se opõe à ideia de um cinema sociológico. |
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O estudo pesquisa a noção de cinema do crítico e realizador brasileiro Rogério Sganzerla (1946-2004). Para tanto, parte de seus textos publicados na imprensa, que começaram a ser escritos em meados dos anos 1960, até chegar aos filmes que realizou. Já no começo de sua carreira jornalística, Sganzerla escrevia textos que transcendiam a análise fílmica, buscava perceber tendências criativas e procurava compreender o que diferencia a arte cinematográfica das demais. Os anos 60, para ele, viviam num impasse: uma vertente buscava aproximar o cinema da \"arte\", e era de veia mais literária, introspectiva, intelectual; outra não se pretendia tão profunda, e encarava o cinema como uma arte provisória, que investiga as superfícies. Após a resolução desse impasse, ou seja, através da análise do diálogo entre o cineasta/crítico e a história do cinema (até chegar ao que lhe era contemporâneo), tentamos investigar as seguintes lacunas: 1) como um diretor e crítico que defende um cinema com linguagem própria consegue aglutinar outras linguagens em seus filmes? E 2) como funciona a presença do Brasil nos filmes de um diretor que se opõe à ideia de um cinema sociológico. |
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