A bicicleta na cidade: interfaces entre a saúde e bem-estar na Agenda 2030 da ONU com a promoção da atividade física e o meio de transporte ativo em São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-02062022-220553/ |
Resumo: | O presente estudo busca discutir o uso da bicicleta na cidade de São Paulo a partir do ODS 3 da Agenda 2030, que se refere à saúde e bem-estar das populações e que pode ser considerado um dos mais transversais entre todos os 17 ODS. Havendo crescimento do uso da bicicleta nos últimos anos, em diferentes domínios, o direito a sua circulação nos espaços públicos ainda se vê diante de condições adversas que podem desencorajar a adoção dessa forma ativa de transporte. Nesse sentido, o estudo propõe como objetivo geral verificar se os ODS da Agenda 2030 correlacionados aos usos da bicicleta, com ênfase ao ODS 3, estão em consonância com os programas e ações realizados pelo Poder Público em São Paulo. Os objetivos específicos se concentram em analisar documentos, leis, planos e indicadores que permeiam as ações de fomento ao uso da bicicleta na cidade; examinar como e se o uso da bicicleta é mencionado no discurso de lideranças dos setores público, privado e da sociedade civil organizada; examinar o discurso de lideranças internacionais atuantes na promoção do ODS 3 quanto as relações entre o uso da bicicleta e a Agenda 2030; refletir sobre as potencialidades, necessidades e avaliação de programas e ações realizados pelo Poder Público na cidade correlacionados ao ODS 3 e aos usos da bicicleta. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, embasada por uma tríade que compôs a pesquisa, sendo: análise bibliográfica e documental a partir de leis, dados e indicadores que permeiam o uso da bicicleta, entrevistas com lideranças de diferentes setores da cidade de São Paulo e por fim entrevistas com lideranças internacionais ligadas à promoção do ODS 3 no mundo. Como resultados, foram identificados planos, ações e políticas de fomento ao uso da bicicleta na cidade de São Paulo, com execução principalmente na última década, os quais ainda pouco atendem a população das áreas externas ao Centro Expandido, em principal dos extremos. Em relação aos discursos das lideranças, foram identificadas sete principais dimensões nas falas, sendo: caminhabilidade, fomento ao uso da bicicleta, atividade física e saúde, segurança no trânsito, lazer, igualdade e direitos para todos, sustentabilidade e meio ambiente. Dentre as ideias centrais registradas, foram apontadas necessidades determinantes que envolvem as dimensões, com destaque a mudanças no desenho de ruas, segurança das mulheres e avaliações mais amplas sobre as diferentes necessidades da população. As participações internacionais apontaram para os benefícios e vantagens do uso da bicicleta pela população relacionado à saúde e bem-estar, indicando sua substancialidade para o atingimento das metas do ODS 3 nas cidades. Acredita-se que por meio do estudo seja possível contribuir sobretudo como uma oferta de embasamento qualitativo registrado por vozes de diferentes setores da sociedade, com foco no amplo e total cumprimento das metas da Agenda Municipal 2030 em benefício à população e suas diferentes necessidades em todas as regiões da cidade |
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A bicicleta na cidade: interfaces entre a saúde e bem-estar na Agenda 2030 da ONU com a promoção da atividade física e o meio de transporte ativo em São PauloThe bicycle in the city: interfaces between health and well-being in the UN 2030 Agenda with the physical activity promotion and active means of transport in Sao PauloAgenda 2030Agenda 2030Atividade FísicaBicicletaBicycleHealth promotionMobilidade UrbanaPhysical ActivityPromoção da SaúdeUrban MobilityO presente estudo busca discutir o uso da bicicleta na cidade de São Paulo a partir do ODS 3 da Agenda 2030, que se refere à saúde e bem-estar das populações e que pode ser considerado um dos mais transversais entre todos os 17 ODS. Havendo crescimento do uso da bicicleta nos últimos anos, em diferentes domínios, o direito a sua circulação nos espaços públicos ainda se vê diante de condições adversas que podem desencorajar a adoção dessa forma ativa de transporte. Nesse sentido, o estudo propõe como objetivo geral verificar se os ODS da Agenda 2030 correlacionados aos usos da bicicleta, com ênfase ao ODS 3, estão em consonância com os programas e ações realizados pelo Poder Público em São Paulo. Os objetivos específicos se concentram em analisar documentos, leis, planos e indicadores que permeiam as ações de fomento ao uso da bicicleta na cidade; examinar como e se o uso da bicicleta é mencionado no discurso de lideranças dos setores público, privado e da sociedade civil organizada; examinar o discurso de lideranças internacionais atuantes na promoção do ODS 3 quanto as relações entre o uso da bicicleta e a Agenda 2030; refletir sobre as potencialidades, necessidades e avaliação de programas e ações realizados pelo Poder Público na cidade correlacionados ao ODS 3 e aos usos da bicicleta. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, embasada por uma tríade que compôs a pesquisa, sendo: análise bibliográfica e documental a partir de leis, dados e indicadores que permeiam o uso da bicicleta, entrevistas com lideranças de diferentes setores da cidade de São Paulo e por fim entrevistas com lideranças internacionais ligadas à promoção do ODS 3 no mundo. Como resultados, foram identificados planos, ações e políticas de fomento ao uso da bicicleta na cidade de São Paulo, com execução principalmente na última década, os quais ainda pouco atendem a população das áreas externas ao Centro Expandido, em principal dos extremos. Em relação aos discursos das lideranças, foram identificadas sete principais dimensões nas falas, sendo: caminhabilidade, fomento ao uso da bicicleta, atividade física e saúde, segurança no trânsito, lazer, igualdade e direitos para todos, sustentabilidade e meio ambiente. Dentre as ideias centrais registradas, foram apontadas necessidades determinantes que envolvem as dimensões, com destaque a mudanças no desenho de ruas, segurança das mulheres e avaliações mais amplas sobre as diferentes necessidades da população. As participações internacionais apontaram para os benefícios e vantagens do uso da bicicleta pela população relacionado à saúde e bem-estar, indicando sua substancialidade para o atingimento das metas do ODS 3 nas cidades. Acredita-se que por meio do estudo seja possível contribuir sobretudo como uma oferta de embasamento qualitativo registrado por vozes de diferentes setores da sociedade, com foco no amplo e total cumprimento das metas da Agenda Municipal 2030 em benefício à população e suas diferentes necessidades em todas as regiões da cidadeThe present study aims to discuss the use of bicycles in Sao Paulo city based on SDG 3 of the UN 2030 Agenda, which refers to populations health and well-being and can be considered one of the most transversal among all the 17 SDGs. With the growth of bicycle use in recent years, in different places, the right to its circulation in public spaces is still faced with adverse conditions that can discourage the adoption of this active form of transport. Therefore, this study proposes as a general objective to verify if the SDGs of the 2030 Agenda correlated to the use of bicycles, with emphasis on SDG 3, are in accord with the programs and actions conducted by the public authority in Sao Paulo. The specific objectives focus on analyzing documents, laws, plans and indicators that permeate actions to encourage the use of bicycles in the city; examine how and if the use of bicycles is mentioned in the leaders from the publics, privates and organized civil society sectors discourse; examine international leaders discourse working in the promotion of SDG 3 regarding the relationship between bicycle use and the 2030 Agenda; ponder about the potential, needs and evaluation of programs and actions, conducted by the Government in the city, related to SDG 3 and the use of bicycles. In this regard, a qualitative exploratory research was chosen, based on a triad that composed the research, namely: bibliographic and documentary analysis from laws, data and indicators that permeate the use of the bicycle, interviews with leaders from different sectors of Sao Paulo city and, finally, interviews with international leaders linked to the promotion of SDG 3 in the world. As a result, plans, actions and policies have been identified to encourage the use of bicycles in the city mentioned above, and they have mainly been implemented in the last decade, which still barely serve the population in areas outside the Expanded Center, specially in the extreme areas of the city. In relation to the leaderships speeches, seven main dimensions were identified in the speeches, namely: walkability, promotion of bicycle use, physical activity and health, traffic safety, leisure, equality and rights for all, sustainability and the environment. Among the central ideas recorded, determining needs involving dimensions were pointed out, with emphasis on changes in street design, womens safety and broader assessments of the different population needs. The International participation has pointed to benefits and advantages of cycling by the population related to health and well-being, indicating its substantiality for achieving the goals of SDG 3 in cities. It is believed that through the study it is possible to contribute, above all, as an offer of qualitative basis registered by voices from different society sectors, focusing on the broadest and total achievement of set goals of the Municipal Agenda 2030 for the benefit of the population and its different needs in all zones of the city regionsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPUvinha, Ricardo RicciMossa, Roberto do Valle2022-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-02062022-220553/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T17:46:02Zoai:teses.usp.br:tde-02062022-220553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T17:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente estudo busca discutir o uso da bicicleta na cidade de São Paulo a partir do ODS 3 da Agenda 2030, que se refere à saúde e bem-estar das populações e que pode ser considerado um dos mais transversais entre todos os 17 ODS. Havendo crescimento do uso da bicicleta nos últimos anos, em diferentes domínios, o direito a sua circulação nos espaços públicos ainda se vê diante de condições adversas que podem desencorajar a adoção dessa forma ativa de transporte. Nesse sentido, o estudo propõe como objetivo geral verificar se os ODS da Agenda 2030 correlacionados aos usos da bicicleta, com ênfase ao ODS 3, estão em consonância com os programas e ações realizados pelo Poder Público em São Paulo. Os objetivos específicos se concentram em analisar documentos, leis, planos e indicadores que permeiam as ações de fomento ao uso da bicicleta na cidade; examinar como e se o uso da bicicleta é mencionado no discurso de lideranças dos setores público, privado e da sociedade civil organizada; examinar o discurso de lideranças internacionais atuantes na promoção do ODS 3 quanto as relações entre o uso da bicicleta e a Agenda 2030; refletir sobre as potencialidades, necessidades e avaliação de programas e ações realizados pelo Poder Público na cidade correlacionados ao ODS 3 e aos usos da bicicleta. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, embasada por uma tríade que compôs a pesquisa, sendo: análise bibliográfica e documental a partir de leis, dados e indicadores que permeiam o uso da bicicleta, entrevistas com lideranças de diferentes setores da cidade de São Paulo e por fim entrevistas com lideranças internacionais ligadas à promoção do ODS 3 no mundo. Como resultados, foram identificados planos, ações e políticas de fomento ao uso da bicicleta na cidade de São Paulo, com execução principalmente na última década, os quais ainda pouco atendem a população das áreas externas ao Centro Expandido, em principal dos extremos. Em relação aos discursos das lideranças, foram identificadas sete principais dimensões nas falas, sendo: caminhabilidade, fomento ao uso da bicicleta, atividade física e saúde, segurança no trânsito, lazer, igualdade e direitos para todos, sustentabilidade e meio ambiente. Dentre as ideias centrais registradas, foram apontadas necessidades determinantes que envolvem as dimensões, com destaque a mudanças no desenho de ruas, segurança das mulheres e avaliações mais amplas sobre as diferentes necessidades da população. As participações internacionais apontaram para os benefícios e vantagens do uso da bicicleta pela população relacionado à saúde e bem-estar, indicando sua substancialidade para o atingimento das metas do ODS 3 nas cidades. Acredita-se que por meio do estudo seja possível contribuir sobretudo como uma oferta de embasamento qualitativo registrado por vozes de diferentes setores da sociedade, com foco no amplo e total cumprimento das metas da Agenda Municipal 2030 em benefício à população e suas diferentes necessidades em todas as regiões da cidade |
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