Cenários de prática no Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares nacionais para o curso de odontologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-30052016-104953/ |
Resumo: | A formação dos profissionais de saúde ainda está distante dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas publicadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de odontologia, em 2002, visam preencher essa lacuna por meio da articulação entre as Instituições de Educação Superior (IES) e o SUS. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório sobre o sentido das atividades realizadas nos cenários de prática do SUS, sob o ponto de vista dos alunos do curso de odontologia de uma IES privada localizada no interior de São Paulo, à luz das DCN e do projeto político pedagógico (PPP) do referido curso. A pesquisa ocorreu no site da rede social do Facebook, em grupos secretos de discussão com 10 discentes, utilizando questões abertas relacionadas à odontologia, ao SUS e à graduação, entre novembro de 2014 e julho de 2015. Durante o processo, descobriu-se que 8 alunos trabalhavam no SUS como auxiliares e técnicos de saúde bucal e uma auxiliar de enfermagem, fato que influenciou na construção e condução das perguntas. As opiniões dos alunos, o PPP da IES estudada e o documento das DCN foram analisados por meio dos Mapas Conceituais (concebidos por Novak e Cañas), e em seguida, validados, respectivamente, pelos discentes, pelo coordenador do curso de odontologia estudado, e pela representante da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Para aprofundar a análise das distintas vivências e pontos de vistas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática de Bardin. A discussão dos resultados evidenciou que além de ser possível ocorrer práticas pedagógicas nos cenários de prática do SUS, também é provável o aprendizado de competências e habilidades descritas pelas DCN. O potencial transformador desses cenários de prática possibilitou, nessa pesquisa, a proposição de estratégias para a realização de atividades no SUS alinhadas às DCN. |
id |
USP_3d4aa86f3b9dcedcf7a041839d3e7c8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-30052016-104953 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Cenários de prática no Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares nacionais para o curso de odontologia Practice settings in the National Health System and national curriculum guidelines for dentistry courseDentistryEducação SuperiorEducation HigherOdontologiaPesquisa QualitativaQualitative ResearchServiços de Integração Docente-AssistencialSistema Único de SaúdeTeaching Care Integration ServicesUnified Health SystemA formação dos profissionais de saúde ainda está distante dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas publicadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de odontologia, em 2002, visam preencher essa lacuna por meio da articulação entre as Instituições de Educação Superior (IES) e o SUS. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório sobre o sentido das atividades realizadas nos cenários de prática do SUS, sob o ponto de vista dos alunos do curso de odontologia de uma IES privada localizada no interior de São Paulo, à luz das DCN e do projeto político pedagógico (PPP) do referido curso. A pesquisa ocorreu no site da rede social do Facebook, em grupos secretos de discussão com 10 discentes, utilizando questões abertas relacionadas à odontologia, ao SUS e à graduação, entre novembro de 2014 e julho de 2015. Durante o processo, descobriu-se que 8 alunos trabalhavam no SUS como auxiliares e técnicos de saúde bucal e uma auxiliar de enfermagem, fato que influenciou na construção e condução das perguntas. As opiniões dos alunos, o PPP da IES estudada e o documento das DCN foram analisados por meio dos Mapas Conceituais (concebidos por Novak e Cañas), e em seguida, validados, respectivamente, pelos discentes, pelo coordenador do curso de odontologia estudado, e pela representante da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Para aprofundar a análise das distintas vivências e pontos de vistas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática de Bardin. A discussão dos resultados evidenciou que além de ser possível ocorrer práticas pedagógicas nos cenários de prática do SUS, também é provável o aprendizado de competências e habilidades descritas pelas DCN. O potencial transformador desses cenários de prática possibilitou, nessa pesquisa, a proposição de estratégias para a realização de atividades no SUS alinhadas às DCN.The training of health professionals is still far from the principles and guidelines of the Unified Health System (SUS). Proposals published by the National Curricular Guidelines (DCN) for the dentistry course in 2002, aim to fill this gap through the articulation between Higher Education Institutions (HEI) and SUS. It is a qualitative, descriptive and exploratory study on the direction of activities in the SUS practice settings, in the course of the students\' perspective of dentistry of a private institution located in São Paulo, in the light of DCN and the political pedagogical project (PPP) of that course. The survey took place on the Facebook social networking site in secret discussion groups with 10 students, using open questions related to dentistry, SUS and graduation, between November 2014 and July 2015. During the process, it was discovered that 8 students working in SUS as assistants and technicians of oral health and a nursing assistant, a fact that influenced the construction and conduct of questions. The opinions of students, the PPP IES study and document the DCN were analyzed using concept maps (designed by Novak and Cañas), and then validated, respectively, by the students, the dentistry course coordinator studied, and the representative of the Association of Dental Education (ABENO). To deepen the analysis of the different experiences and points of view, we used the technique of thematic content analysis Bardin. The discussion of the results showed that besides being can occur pedagogical practices in SUS practice settings, it is also likely learning skills and abilities described by DCN. The transformative potential of these practice settings enabled, this research, to propose strategies for carrying out activities in the SUS aligned with DCN.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJunqueira, Simone RennóSilva, Thiago de Albuquerque e2016-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-30052016-104953/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:30Zoai:teses.usp.br:tde-30052016-104953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenários de prática no Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares nacionais para o curso de odontologia Practice settings in the National Health System and national curriculum guidelines for dentistry course |
title |
Cenários de prática no Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares nacionais para o curso de odontologia |
spellingShingle |
Cenários de prática no Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares nacionais para o curso de odontologia Silva, Thiago de Albuquerque e Dentistry Educação Superior Education Higher Odontologia Pesquisa Qualitativa Qualitative Research Serviços de Integração Docente-Assistencial Sistema Único de Saúde Teaching Care Integration Services Unified Health System |
title_short |
Cenários de prática no Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares nacionais para o curso de odontologia |
title_full |
Cenários de prática no Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares nacionais para o curso de odontologia |
title_fullStr |
Cenários de prática no Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares nacionais para o curso de odontologia |
title_full_unstemmed |
Cenários de prática no Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares nacionais para o curso de odontologia |
title_sort |
Cenários de prática no Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares nacionais para o curso de odontologia |
author |
Silva, Thiago de Albuquerque e |
author_facet |
Silva, Thiago de Albuquerque e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Junqueira, Simone Rennó |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thiago de Albuquerque e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dentistry Educação Superior Education Higher Odontologia Pesquisa Qualitativa Qualitative Research Serviços de Integração Docente-Assistencial Sistema Único de Saúde Teaching Care Integration Services Unified Health System |
topic |
Dentistry Educação Superior Education Higher Odontologia Pesquisa Qualitativa Qualitative Research Serviços de Integração Docente-Assistencial Sistema Único de Saúde Teaching Care Integration Services Unified Health System |
description |
A formação dos profissionais de saúde ainda está distante dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas publicadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de odontologia, em 2002, visam preencher essa lacuna por meio da articulação entre as Instituições de Educação Superior (IES) e o SUS. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório sobre o sentido das atividades realizadas nos cenários de prática do SUS, sob o ponto de vista dos alunos do curso de odontologia de uma IES privada localizada no interior de São Paulo, à luz das DCN e do projeto político pedagógico (PPP) do referido curso. A pesquisa ocorreu no site da rede social do Facebook, em grupos secretos de discussão com 10 discentes, utilizando questões abertas relacionadas à odontologia, ao SUS e à graduação, entre novembro de 2014 e julho de 2015. Durante o processo, descobriu-se que 8 alunos trabalhavam no SUS como auxiliares e técnicos de saúde bucal e uma auxiliar de enfermagem, fato que influenciou na construção e condução das perguntas. As opiniões dos alunos, o PPP da IES estudada e o documento das DCN foram analisados por meio dos Mapas Conceituais (concebidos por Novak e Cañas), e em seguida, validados, respectivamente, pelos discentes, pelo coordenador do curso de odontologia estudado, e pela representante da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Para aprofundar a análise das distintas vivências e pontos de vistas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática de Bardin. A discussão dos resultados evidenciou que além de ser possível ocorrer práticas pedagógicas nos cenários de prática do SUS, também é provável o aprendizado de competências e habilidades descritas pelas DCN. O potencial transformador desses cenários de prática possibilitou, nessa pesquisa, a proposição de estratégias para a realização de atividades no SUS alinhadas às DCN. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-30052016-104953/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-30052016-104953/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257500508749824 |