Mudança nos grupos estratégicos da indústria sucroalcooleira brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Paula Franco Paes Leme
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21112013-155337/
Resumo: A literatura de grupos estratégicos vem desenvolvendo-se desde a escola de posicionamento, mas estudos recentes ainda solicitam avanços no entendimento da evolução dos grupos estratégicos em termos de conteúdo da estratégia, número de grupos e participação nos grupos e da metodologia para a identificação dos grupos e seu estudo evolutivo. Esta pesquisa teve como objetivo central estudar mudanças em grupos estratégicos com o propósito de identificar os caminhos evolutivos desses grupos para discutir seus resultados com a literatura de dinâmica de grupos estratégicos, utilizando como fonte empírica de estudo empresas do setor sucroalcooleiro. A partir de uma abordagem cognitiva, baseada no conhecimento e julgamento daqueles que estão inseridos na indústria, foram realizadas cinco entrevistas com executivos da indústria sucroalcooleira para identificar as variáveis que possibilitam destacar as diferenças nas estratégias corporativas das empresas e, com isso, identificar grupos de empresas com perfil estratégico semelhante. Os executivos identificaram os grupos existentes segundo sua percepção entre 2003 e 2012 e todos apontaram para a inexistência de grupos no início do período, seguindo para a diferenciação estratégica e consequente formação de grupos caracterizados pelos diferentes níveis de integração vertical, pela propriedade e pela especialização. A partir das variáveis identificadas nessa abordagem, realizou-se uma análise com base em dados secundários das cinquenta maiores empresas do setor, o que contribuiu para apontar uma nova metodologia de pesquisa de grupos estratégicos que considera a abordagem cognitiva e quantitativa complementares. Nessa perspectiva quantitativa, permitiu-se identificar os novos grupos formados nestes últimos 10 anos com grande relevância não apenas no nível de integração vertical para diferenciar o perfil estratégico das empresas, mas também na concentração da produção nos grupos mais integrados e na variável de propriedade, considerada como a origem nacional ou estrangeira do capital.
id USP_3e13a2ce2f73d226cad3ef66eb4193e1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21112013-155337
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Mudança nos grupos estratégicos da indústria sucroalcooleira brasileiraStrategic groups change in Brazilian sugarcane industryAnálise de conglomeradosCluster analysisCompetiçãoCompetitionEstratégia organizacionalOrganizational strategyPlanejamento estratégicoStrategic planningA literatura de grupos estratégicos vem desenvolvendo-se desde a escola de posicionamento, mas estudos recentes ainda solicitam avanços no entendimento da evolução dos grupos estratégicos em termos de conteúdo da estratégia, número de grupos e participação nos grupos e da metodologia para a identificação dos grupos e seu estudo evolutivo. Esta pesquisa teve como objetivo central estudar mudanças em grupos estratégicos com o propósito de identificar os caminhos evolutivos desses grupos para discutir seus resultados com a literatura de dinâmica de grupos estratégicos, utilizando como fonte empírica de estudo empresas do setor sucroalcooleiro. A partir de uma abordagem cognitiva, baseada no conhecimento e julgamento daqueles que estão inseridos na indústria, foram realizadas cinco entrevistas com executivos da indústria sucroalcooleira para identificar as variáveis que possibilitam destacar as diferenças nas estratégias corporativas das empresas e, com isso, identificar grupos de empresas com perfil estratégico semelhante. Os executivos identificaram os grupos existentes segundo sua percepção entre 2003 e 2012 e todos apontaram para a inexistência de grupos no início do período, seguindo para a diferenciação estratégica e consequente formação de grupos caracterizados pelos diferentes níveis de integração vertical, pela propriedade e pela especialização. A partir das variáveis identificadas nessa abordagem, realizou-se uma análise com base em dados secundários das cinquenta maiores empresas do setor, o que contribuiu para apontar uma nova metodologia de pesquisa de grupos estratégicos que considera a abordagem cognitiva e quantitativa complementares. Nessa perspectiva quantitativa, permitiu-se identificar os novos grupos formados nestes últimos 10 anos com grande relevância não apenas no nível de integração vertical para diferenciar o perfil estratégico das empresas, mas também na concentração da produção nos grupos mais integrados e na variável de propriedade, considerada como a origem nacional ou estrangeira do capital.The literature in the domain of strategic groups is developing, with initial origins at positioning school, however recent theoretical developments still strive to understand the evolution of strategic groups as they relate to strategy content, the number of groups, group participation, and methodologies for group identification and group evolution. This research aims to study changes in strategic groups, discussing relevant results with the literature of strategic group dynamics, leveraging empirical data from the sugarcane industry. Utilizing a cognitive approach, and based on the knowledge and judgment of experts in the sugarcane industry, five interviews were performed to identify variables that could help differentiate business strategies of sugarcane companies, and in so doing, identify and group companies with a similar strategic profile. The executives identified the groups in the time period between 2003 and 2012, all confirming the inexistence of such groups at the beginning of this period, followed by a strategic differentiation, characterized by different levels of vertical integration, ownership and specialization. Leveraging this initial cognitive analysis, an additional analysis was performed using secondary data from the fifty largest companies in the sugarcane sector. These companies were classified according to the variables defined in the cognitive approach, resulting in the development of a new research methodology in strategic groups that considers both the cognitive and quantitative approaches together. In the quantitative approach, it was possible to identify new groups formed within the previous 10 years, which is relevant not only in the consideration of vertical integration as it relates to business strategy, but also in analysis of the ownership variable (domestic or international capital) as a function of group productivity dynamics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNascimento, Paulo Tromboni de SouzaBarbosa, Ana Paula Franco Paes Leme2013-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21112013-155337/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-21112013-155337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudança nos grupos estratégicos da indústria sucroalcooleira brasileira
Strategic groups change in Brazilian sugarcane industry
title Mudança nos grupos estratégicos da indústria sucroalcooleira brasileira
spellingShingle Mudança nos grupos estratégicos da indústria sucroalcooleira brasileira
Barbosa, Ana Paula Franco Paes Leme
Análise de conglomerados
Cluster analysis
Competição
Competition
Estratégia organizacional
Organizational strategy
Planejamento estratégico
Strategic planning
title_short Mudança nos grupos estratégicos da indústria sucroalcooleira brasileira
title_full Mudança nos grupos estratégicos da indústria sucroalcooleira brasileira
title_fullStr Mudança nos grupos estratégicos da indústria sucroalcooleira brasileira
title_full_unstemmed Mudança nos grupos estratégicos da indústria sucroalcooleira brasileira
title_sort Mudança nos grupos estratégicos da indústria sucroalcooleira brasileira
author Barbosa, Ana Paula Franco Paes Leme
author_facet Barbosa, Ana Paula Franco Paes Leme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Paulo Tromboni de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana Paula Franco Paes Leme
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de conglomerados
Cluster analysis
Competição
Competition
Estratégia organizacional
Organizational strategy
Planejamento estratégico
Strategic planning
topic Análise de conglomerados
Cluster analysis
Competição
Competition
Estratégia organizacional
Organizational strategy
Planejamento estratégico
Strategic planning
description A literatura de grupos estratégicos vem desenvolvendo-se desde a escola de posicionamento, mas estudos recentes ainda solicitam avanços no entendimento da evolução dos grupos estratégicos em termos de conteúdo da estratégia, número de grupos e participação nos grupos e da metodologia para a identificação dos grupos e seu estudo evolutivo. Esta pesquisa teve como objetivo central estudar mudanças em grupos estratégicos com o propósito de identificar os caminhos evolutivos desses grupos para discutir seus resultados com a literatura de dinâmica de grupos estratégicos, utilizando como fonte empírica de estudo empresas do setor sucroalcooleiro. A partir de uma abordagem cognitiva, baseada no conhecimento e julgamento daqueles que estão inseridos na indústria, foram realizadas cinco entrevistas com executivos da indústria sucroalcooleira para identificar as variáveis que possibilitam destacar as diferenças nas estratégias corporativas das empresas e, com isso, identificar grupos de empresas com perfil estratégico semelhante. Os executivos identificaram os grupos existentes segundo sua percepção entre 2003 e 2012 e todos apontaram para a inexistência de grupos no início do período, seguindo para a diferenciação estratégica e consequente formação de grupos caracterizados pelos diferentes níveis de integração vertical, pela propriedade e pela especialização. A partir das variáveis identificadas nessa abordagem, realizou-se uma análise com base em dados secundários das cinquenta maiores empresas do setor, o que contribuiu para apontar uma nova metodologia de pesquisa de grupos estratégicos que considera a abordagem cognitiva e quantitativa complementares. Nessa perspectiva quantitativa, permitiu-se identificar os novos grupos formados nestes últimos 10 anos com grande relevância não apenas no nível de integração vertical para diferenciar o perfil estratégico das empresas, mas também na concentração da produção nos grupos mais integrados e na variável de propriedade, considerada como a origem nacional ou estrangeira do capital.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21112013-155337/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21112013-155337/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257253984337920