Leitura em trânsito: passageiros leitores no transporte público da cidade de São Paulo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-11072023-151255/ |
Resumo: | O presente estudo tem como objeto as práticas de leitura e suas significações no Metrô de São Paulo, por meio de uma pesquisa exploratória descritiva. O objetivo principal desta pesquisa é investigar a leitura e suas significações no transporte público da cidade considerando: registro dos hábitos de leitura e circulação de livros no metrô; sondagem de impressões dos passageiros leitores sobre o metrô; investigação de diferentes noções de leitura e significações do livro; levantamento de projetos de incentivo à leitura no Metrô de São Paulo e compreensão das particularidades da leitura em trânsito. A pesquisa exploratória descritiva é amparada por consultas bibliográfica e documental, observação direta, registro de campo e capturas fotográficas. A partir do levantamento dos projetos, chegou-se a vinte projetos divididos em iniciativas organizadas e iniciativas independentes da sociedade civil. A amostragem pequena e não representativa de nove entrevistas é formada por passageiros leitores. Os entrevistados foram selecionados através da técnica de indicação bola de neve. O corpus constitui-se de passageiros com o hábito da leitura no decorrer de seu trajeto e com envolvimento em algum projeto de incentivo à leitura levantado por esta pesquisa, sendo o mesmo organizado de maneira independente, sem fins lucrativos e através de exercício voluntário. As hipóteses testadas foram: os passageiros leitores têm a leitura com a finalidade de lazer; ler um livro no transporte público inibe a conversa com outros passageiros; passageiros leitores aproveitam o deslocamento diário para realizar seus estudos; a leitura no transporte público difere da leitura realizada em casa. Foram apresentados o contexto político-econômico da construção do Metrô de São Paulo, as distintas ondas de urbanização pelas quais a cidade passou, assim como as lutas sociopolíticas que os movimentos periféricos realizaram desde décadas passadas até a realidade atual. Como base teórica investigou-se o conceito de leitura a partir de Michel de Certeau, Roger Chartier, Robert Darnton, Daniel Roche, Néstor García Canclini, Michèle Petit e Antonio Candido. Por fim, percebeu-se que a leitura nesse contexto é uma experiência pública e simultânea com qualidades plurais, que pode ter como finalidade a fuga da rotina, a ressignificação da viagem, a produtividade do tempo ocioso, a liberdade para fabulação, a compreensão de si e aceitação do outro. |
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A partir do levantamento dos projetos, chegou-se a vinte projetos divididos em iniciativas organizadas e iniciativas independentes da sociedade civil. A amostragem pequena e não representativa de nove entrevistas é formada por passageiros leitores. Os entrevistados foram selecionados através da técnica de indicação bola de neve. O corpus constitui-se de passageiros com o hábito da leitura no decorrer de seu trajeto e com envolvimento em algum projeto de incentivo à leitura levantado por esta pesquisa, sendo o mesmo organizado de maneira independente, sem fins lucrativos e através de exercício voluntário. As hipóteses testadas foram: os passageiros leitores têm a leitura com a finalidade de lazer; ler um livro no transporte público inibe a conversa com outros passageiros; passageiros leitores aproveitam o deslocamento diário para realizar seus estudos; a leitura no transporte público difere da leitura realizada em casa. Foram apresentados o contexto político-econômico da construção do Metrô de São Paulo, as distintas ondas de urbanização pelas quais a cidade passou, assim como as lutas sociopolíticas que os movimentos periféricos realizaram desde décadas passadas até a realidade atual. Como base teórica investigou-se o conceito de leitura a partir de Michel de Certeau, Roger Chartier, Robert Darnton, Daniel Roche, Néstor García Canclini, Michèle Petit e Antonio Candido. Por fim, percebeu-se que a leitura nesse contexto é uma experiência pública e simultânea com qualidades plurais, que pode ter como finalidade a fuga da rotina, a ressignificação da viagem, a produtividade do tempo ocioso, a liberdade para fabulação, a compreensão de si e aceitação do outro.The main goal is to investigate the reading practices and their meanings in the São Paulo\'s public transportation system, through descriptive exploratory research. Taking into account the following factors: recording reading habits and book circulation in the subway, surveying readers\' perceptions of the subway, exploring different interpretations of reading and book meanings, surveying projects that encourage reading in the São Paulo subway, and understanding the specificities of reading while in transit. The descriptive exploratory research consists of a combination of bibliographical and document reviews, direct observation, field recording, and photographic documentation. We surveyed 20 projects, which can be divided into organized initiatives and independent initiatives by civil society. Our sample consists of self-identified readers who take the subway and have agreed to participate in the study. Participants were selected using the snowball sampling technique. The corpus consists of passengers who have the habit of reading during their trip and are involved in some reading promotion project raised by this research, which is organized independently, non-profit, and through voluntary exercise. Our research hypotheses are: subway riders read for leisure, reading in public transportation discourages conversation with other passengers, riders use their daily commute for studying, and reading in public transportation is distinct from reading at home. The political and economic context of the São Paulo subway\'s construction is discussed, as well as the different waves of urbanization the city underwent and the socio-political struggles faced by peripheral movements from previous decades to the present day. The theoretical framework of the study is based on the works of Michel de Certeau, Roger Chartier, Robert Darnton, Daniel Roche, Néstor García Canclini, Michèle Petit, and Antonio Candido. Our findings suggest that reading in this context is a public, shared experience with various qualities, serving various purposes such as escape from routine, redefining the commute, productive use of idle time, imaginative freedom, selfawareness, and acceptance of others.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPReimão, Sandra Lucia Amaral de AssisReale, Manuella Vieira2023-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-11072023-151255/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-11T18:33:17Zoai:teses.usp.br:tde-11072023-151255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-11T18:33:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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