'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Matheus Barros de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17052022-145145/
Resumo: Costuma-se atribuir o termo mineiridade para designar e justificar uma série de fatores do modo de vida do povo mineiro, podendo elas serem de caráter social, comportamental, artístico, linguístico, gastronômico, e outras mais, que se tornam estruturas de determinada identidade coletiva. Esta pesquisa pretende avaliar em que medida tal qualificativo se aplica às relações de sua construção, baseadas em um sentimento local latente, em contraposição com movimentos de viagem constante, por um grupo de músicos que ganharam destaque no cenário da música popular brasileira (MPB), sobretudo como parte de uma música popular mineira. Para tanto, tomaremos como estudo de caso a produção dos músicos conhecidos como Clube da Esquina; mais especificamente, os álbuns Minas (1975) e Geraes (1976). Serão tomados como referências teórico-metodológicas os estudos de Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawm (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) nos questionamentos sobre identidade e tradição, além de autores brasileiros como Darcy Ribeiro (2015) e Sérgio Buarque de Holanda (2014), com seus trabalhos sobre a formação histórico-social brasileira, e por fim autores acadêmicos que ganharam bastante destaque em suas produções e análises sobre o Clube da Esquina, como Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017) e Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017).
id USP_423c4ad8d114b52dbd311b1c814c7555
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17052022-145145
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling  'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da EsquinaSou do Mundo sou Minas Geraes The Regional Identity of Minas Gerais in the Phonographic Productions of Clube da EsquinaClube da EsquinaClube da EsquinaidentidadeidentityimaginárioimaginaryMinas GeraismineiridaderegionalismregionalismoCostuma-se atribuir o termo mineiridade para designar e justificar uma série de fatores do modo de vida do povo mineiro, podendo elas serem de caráter social, comportamental, artístico, linguístico, gastronômico, e outras mais, que se tornam estruturas de determinada identidade coletiva. Esta pesquisa pretende avaliar em que medida tal qualificativo se aplica às relações de sua construção, baseadas em um sentimento local latente, em contraposição com movimentos de viagem constante, por um grupo de músicos que ganharam destaque no cenário da música popular brasileira (MPB), sobretudo como parte de uma música popular mineira. Para tanto, tomaremos como estudo de caso a produção dos músicos conhecidos como Clube da Esquina; mais especificamente, os álbuns Minas (1975) e Geraes (1976). Serão tomados como referências teórico-metodológicas os estudos de Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawm (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) nos questionamentos sobre identidade e tradição, além de autores brasileiros como Darcy Ribeiro (2015) e Sérgio Buarque de Holanda (2014), com seus trabalhos sobre a formação histórico-social brasileira, e por fim autores acadêmicos que ganharam bastante destaque em suas produções e análises sobre o Clube da Esquina, como Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017) e Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017).The term mineiridade is usually used to designate and justify a series of factors in the way of life of the people in Minas Gerais, which may be social, behavioural, artistic, linguistic, gastronomical character, and others, which become structures of a particular collective identity. This research intends to evaluate the extent to which this qualification applies: the relation of its construction, based on a latent local feeling, as opposed to constant travel movements, by a group of musicians who gained prominence in the Brazilian Popular Music (MPB) scene, specially as part of a popular Minas music. For that, we will take, as a case study, the production of the musicians known as Clube da Esquina; more specifically, the albums Minas (1975) and Geraes (1976). Based on this, will be taken as theoreticalmethodological references the studies developed by Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawn (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) in the questions about identity and traditions, as well as Brazilian authors such as Darcy Ribeiro (2015) and Sergio Buarque de Holanda (2014) with their works on the Brazilian historical-social formation, and finally academic authors who have gained a lot of prominence in their productions and analyses on Clube da Esquina, such as Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017), and Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPValente, Heloísa de Araújo DuartePaula, Matheus Barros de2022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17052022-145145/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-17T18:03:35Zoai:teses.usp.br:tde-17052022-145145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-17T18:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv  'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina
Sou do Mundo sou Minas Geraes The Regional Identity of Minas Gerais in the Phonographic Productions of Clube da Esquina
title  'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina
spellingShingle  'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina
Paula, Matheus Barros de
Clube da Esquina
Clube da Esquina
identidade
identity
imaginário
imaginary
Minas Gerais
mineiridade
regionalism
regionalismo
title_short  'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina
title_full  'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina
title_fullStr  'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina
title_full_unstemmed  'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina
title_sort  'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina
author Paula, Matheus Barros de
author_facet Paula, Matheus Barros de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Heloísa de Araújo Duarte
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Matheus Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Clube da Esquina
Clube da Esquina
identidade
identity
imaginário
imaginary
Minas Gerais
mineiridade
regionalism
regionalismo
topic Clube da Esquina
Clube da Esquina
identidade
identity
imaginário
imaginary
Minas Gerais
mineiridade
regionalism
regionalismo
description Costuma-se atribuir o termo mineiridade para designar e justificar uma série de fatores do modo de vida do povo mineiro, podendo elas serem de caráter social, comportamental, artístico, linguístico, gastronômico, e outras mais, que se tornam estruturas de determinada identidade coletiva. Esta pesquisa pretende avaliar em que medida tal qualificativo se aplica às relações de sua construção, baseadas em um sentimento local latente, em contraposição com movimentos de viagem constante, por um grupo de músicos que ganharam destaque no cenário da música popular brasileira (MPB), sobretudo como parte de uma música popular mineira. Para tanto, tomaremos como estudo de caso a produção dos músicos conhecidos como Clube da Esquina; mais especificamente, os álbuns Minas (1975) e Geraes (1976). Serão tomados como referências teórico-metodológicas os estudos de Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawm (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) nos questionamentos sobre identidade e tradição, além de autores brasileiros como Darcy Ribeiro (2015) e Sérgio Buarque de Holanda (2014), com seus trabalhos sobre a formação histórico-social brasileira, e por fim autores acadêmicos que ganharam bastante destaque em suas produções e análises sobre o Clube da Esquina, como Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017) e Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17052022-145145/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17052022-145145/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257038272331776