'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17052022-145145/ |
Resumo: | Costuma-se atribuir o termo mineiridade para designar e justificar uma série de fatores do modo de vida do povo mineiro, podendo elas serem de caráter social, comportamental, artístico, linguístico, gastronômico, e outras mais, que se tornam estruturas de determinada identidade coletiva. Esta pesquisa pretende avaliar em que medida tal qualificativo se aplica às relações de sua construção, baseadas em um sentimento local latente, em contraposição com movimentos de viagem constante, por um grupo de músicos que ganharam destaque no cenário da música popular brasileira (MPB), sobretudo como parte de uma música popular mineira. Para tanto, tomaremos como estudo de caso a produção dos músicos conhecidos como Clube da Esquina; mais especificamente, os álbuns Minas (1975) e Geraes (1976). Serão tomados como referências teórico-metodológicas os estudos de Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawm (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) nos questionamentos sobre identidade e tradição, além de autores brasileiros como Darcy Ribeiro (2015) e Sérgio Buarque de Holanda (2014), com seus trabalhos sobre a formação histórico-social brasileira, e por fim autores acadêmicos que ganharam bastante destaque em suas produções e análises sobre o Clube da Esquina, como Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017) e Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017). |
id |
USP_423c4ad8d114b52dbd311b1c814c7555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17052022-145145 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da EsquinaSou do Mundo sou Minas Geraes The Regional Identity of Minas Gerais in the Phonographic Productions of Clube da EsquinaClube da EsquinaClube da EsquinaidentidadeidentityimaginárioimaginaryMinas GeraismineiridaderegionalismregionalismoCostuma-se atribuir o termo mineiridade para designar e justificar uma série de fatores do modo de vida do povo mineiro, podendo elas serem de caráter social, comportamental, artístico, linguístico, gastronômico, e outras mais, que se tornam estruturas de determinada identidade coletiva. Esta pesquisa pretende avaliar em que medida tal qualificativo se aplica às relações de sua construção, baseadas em um sentimento local latente, em contraposição com movimentos de viagem constante, por um grupo de músicos que ganharam destaque no cenário da música popular brasileira (MPB), sobretudo como parte de uma música popular mineira. Para tanto, tomaremos como estudo de caso a produção dos músicos conhecidos como Clube da Esquina; mais especificamente, os álbuns Minas (1975) e Geraes (1976). Serão tomados como referências teórico-metodológicas os estudos de Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawm (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) nos questionamentos sobre identidade e tradição, além de autores brasileiros como Darcy Ribeiro (2015) e Sérgio Buarque de Holanda (2014), com seus trabalhos sobre a formação histórico-social brasileira, e por fim autores acadêmicos que ganharam bastante destaque em suas produções e análises sobre o Clube da Esquina, como Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017) e Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017).The term mineiridade is usually used to designate and justify a series of factors in the way of life of the people in Minas Gerais, which may be social, behavioural, artistic, linguistic, gastronomical character, and others, which become structures of a particular collective identity. This research intends to evaluate the extent to which this qualification applies: the relation of its construction, based on a latent local feeling, as opposed to constant travel movements, by a group of musicians who gained prominence in the Brazilian Popular Music (MPB) scene, specially as part of a popular Minas music. For that, we will take, as a case study, the production of the musicians known as Clube da Esquina; more specifically, the albums Minas (1975) and Geraes (1976). Based on this, will be taken as theoreticalmethodological references the studies developed by Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawn (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) in the questions about identity and traditions, as well as Brazilian authors such as Darcy Ribeiro (2015) and Sergio Buarque de Holanda (2014) with their works on the Brazilian historical-social formation, and finally academic authors who have gained a lot of prominence in their productions and analyses on Clube da Esquina, such as Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017), and Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPValente, Heloísa de Araújo DuartePaula, Matheus Barros de2022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17052022-145145/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-17T18:03:35Zoai:teses.usp.br:tde-17052022-145145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-17T18:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina Sou do Mundo sou Minas Geraes The Regional Identity of Minas Gerais in the Phonographic Productions of Clube da Esquina |
title |
'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina |
spellingShingle |
'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina Paula, Matheus Barros de Clube da Esquina Clube da Esquina identidade identity imaginário imaginary Minas Gerais mineiridade regionalism regionalismo |
title_short |
'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina |
title_full |
'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina |
title_fullStr |
'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina |
title_full_unstemmed |
'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina |
title_sort |
'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina |
author |
Paula, Matheus Barros de |
author_facet |
Paula, Matheus Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Heloísa de Araújo Duarte |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Matheus Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clube da Esquina Clube da Esquina identidade identity imaginário imaginary Minas Gerais mineiridade regionalism regionalismo |
topic |
Clube da Esquina Clube da Esquina identidade identity imaginário imaginary Minas Gerais mineiridade regionalism regionalismo |
description |
Costuma-se atribuir o termo mineiridade para designar e justificar uma série de fatores do modo de vida do povo mineiro, podendo elas serem de caráter social, comportamental, artístico, linguístico, gastronômico, e outras mais, que se tornam estruturas de determinada identidade coletiva. Esta pesquisa pretende avaliar em que medida tal qualificativo se aplica às relações de sua construção, baseadas em um sentimento local latente, em contraposição com movimentos de viagem constante, por um grupo de músicos que ganharam destaque no cenário da música popular brasileira (MPB), sobretudo como parte de uma música popular mineira. Para tanto, tomaremos como estudo de caso a produção dos músicos conhecidos como Clube da Esquina; mais especificamente, os álbuns Minas (1975) e Geraes (1976). Serão tomados como referências teórico-metodológicas os estudos de Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawm (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) nos questionamentos sobre identidade e tradição, além de autores brasileiros como Darcy Ribeiro (2015) e Sérgio Buarque de Holanda (2014), com seus trabalhos sobre a formação histórico-social brasileira, e por fim autores acadêmicos que ganharam bastante destaque em suas produções e análises sobre o Clube da Esquina, como Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017) e Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17052022-145145/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17052022-145145/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257038272331776 |