Ensino, Matemática, História, professores, engenheiros, formação: algumas relações e discussões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-17062024-145112/ |
Resumo: | Esta pesquisa de doutorado, inicialmente voltada ao âmbito histórico, propôs investigar práticas de professores engenheiros que lecionavam Matemática na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), situando-se no período entre o início da República e o início do século XX, até aproximadamente 1934. A investigação histórica concentrouse no contexto da criação da USP, tentando, também, analisar os espectros possíveis que permeavam as disputas pelas disciplinas de Matemática na Poli-USP. O texto trouxe aspectos políticos, disputas financeiras e de poder, além de motivos educacionais e ideológicos que permearam esse processo. Isto levou a uma autorreflexão sobre a prática docente, resultando numa abordagem que transitou entre Educação Matemática e História da Educação Matemática. Os pensamentos desenvolvidos ao longo da trajetória de estudos históricos contribuíram para a análise dedicada às práticas de ensino e à Educação Matemática em um contexto de Educação Tecnológica. Apoiada uma variedade de materiais como fonte, incluindo livros, periódicos, entrevistas e regulamentos institucionais, a pesquisa buscou respaldo metodológico na teoria da História Cultural, especialmente nos estudos de Michel de Certeau e Roger Chartier, e em teorias da Educação Matemática, em particular da Etnomatemática. |
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Ensino, Matemática, História, professores, engenheiros, formação: algumas relações e discussõesTeaching, Mathematics, History, teachers, engineers, training: some relations and discussionsEducação matemáticaEngineer- professorHistória da educação matemáticaHistory of mathematics educationMatemáticaMathematicsMathematics educationPráticas docentesProfessor-engenheiroTeaching practicesEsta pesquisa de doutorado, inicialmente voltada ao âmbito histórico, propôs investigar práticas de professores engenheiros que lecionavam Matemática na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), situando-se no período entre o início da República e o início do século XX, até aproximadamente 1934. A investigação histórica concentrouse no contexto da criação da USP, tentando, também, analisar os espectros possíveis que permeavam as disputas pelas disciplinas de Matemática na Poli-USP. O texto trouxe aspectos políticos, disputas financeiras e de poder, além de motivos educacionais e ideológicos que permearam esse processo. Isto levou a uma autorreflexão sobre a prática docente, resultando numa abordagem que transitou entre Educação Matemática e História da Educação Matemática. Os pensamentos desenvolvidos ao longo da trajetória de estudos históricos contribuíram para a análise dedicada às práticas de ensino e à Educação Matemática em um contexto de Educação Tecnológica. Apoiada uma variedade de materiais como fonte, incluindo livros, periódicos, entrevistas e regulamentos institucionais, a pesquisa buscou respaldo metodológico na teoria da História Cultural, especialmente nos estudos de Michel de Certeau e Roger Chartier, e em teorias da Educação Matemática, em particular da Etnomatemática.This doctoral research, initially focused on the historical sphere, set out to investigate the practices of engineers-professors who taught mathematics at the Polytechnic School of the University of São Paulo (Poli-USP), covering the period between the beginning of the Republic and the beginning of the 20th century, up to approximately 1934. The historical investigation focused on the context of the creation of USP, also attempting to analyze the possible spectra that permeated the disputes over the mathematics disciplines at PoliUSP. The text brought political aspects, financial and power disputes, as well as educational and ideological motives that permeated this process. This led to a selfreflection on teaching practice, resulting in an approach that moved between Mathematics Education and History of Mathematics Education. The historical awareness developed along the path of study contributed to the analysis dedicated to teaching practices and Mathematics Education in a Technological Education context. Supported by a variety of source materials, including books, periodicals, interviews and institutional regulations, the research sought methodological support in the theories of Cultural History, especially in the studies of Michel de Certeau and Roger Chartier, and in theories of Mathematics Education, particularly Ethnomathematics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbdounur, Oscar JoaoPinto, André Roberto da Silva2024-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-17062024-145112/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T18:45:02Zoai:teses.usp.br:tde-17062024-145112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T18:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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