Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102022-143829/ |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo pesquisar as socioculturas evidenciadas no contexto do Chinês como Língua de Herança no Brasil, convencionalmente concebido como Huayu, que tem sido ensinado, desenvolvido e herdado na comunidade imigrante chinesa no território brasileiro, especialmente na cidade de São Paulo, bem como as implicações identitárias, sob as perspectivas de Paisagem Linguística (LANDRY; BOURHIS, 1997; GORTER, 2006; GORTER; CENOZ, 2007; SHOHAMY; GORTER, 2009; JAWORSKI; THURLOW, 2010; BLOMMAERT, 2013; MELO-PFEIFER; LIMAHERNANDES, 2020), superdiversidade (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON 2011) e as premissas cognitivo-funcionais (GIVÓN, 1995, 2005). Utilizei métodos de coleta de dados variados, tais como questionário, entrevista e desenho de árvore genealógica, a partir dos quais alguns filhos de imigrantes chineses que estão estudando chinês nas huaxiao (escolas comunitárias chinesas) em São Paulo, e os dados coligidos foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, de modo a evidenciar que a Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil constitui-se marcada pela superdiversidade sociocultural, evidenciada pelos seus falantes de herança num continuum que envolve alguns critérios relevantes: família chinesa, huaxiao, e até nomes desses sino-brasileiros. As implicações de identidades são refletidas pela hibridez paralelamente verificada no nome pessoal e no grau de pertencimento cultural à nação chinesa |
id |
USP_425c736213fc55e2f305ce6975cbeaf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05102022-143829 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no BrasilSociocultural evidence and identity implications in the Linguistic Landscape of Chinese as a Heritage Language in BrazilChinês como Língua de HerançaChinese as a Heritage Language, SociocultureHibridezHybridityIconicidadeIconicityIdentidadesIdentitiesLinguistic LandscapePaisagem LinguísticaParadoxesParadoxosSocioculturaSuperdiversidadeSuperdiversityEsta tese tem como objetivo pesquisar as socioculturas evidenciadas no contexto do Chinês como Língua de Herança no Brasil, convencionalmente concebido como Huayu, que tem sido ensinado, desenvolvido e herdado na comunidade imigrante chinesa no território brasileiro, especialmente na cidade de São Paulo, bem como as implicações identitárias, sob as perspectivas de Paisagem Linguística (LANDRY; BOURHIS, 1997; GORTER, 2006; GORTER; CENOZ, 2007; SHOHAMY; GORTER, 2009; JAWORSKI; THURLOW, 2010; BLOMMAERT, 2013; MELO-PFEIFER; LIMAHERNANDES, 2020), superdiversidade (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON 2011) e as premissas cognitivo-funcionais (GIVÓN, 1995, 2005). Utilizei métodos de coleta de dados variados, tais como questionário, entrevista e desenho de árvore genealógica, a partir dos quais alguns filhos de imigrantes chineses que estão estudando chinês nas huaxiao (escolas comunitárias chinesas) em São Paulo, e os dados coligidos foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, de modo a evidenciar que a Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil constitui-se marcada pela superdiversidade sociocultural, evidenciada pelos seus falantes de herança num continuum que envolve alguns critérios relevantes: família chinesa, huaxiao, e até nomes desses sino-brasileiros. As implicações de identidades são refletidas pela hibridez paralelamente verificada no nome pessoal e no grau de pertencimento cultural à nação chinesaThis thesis aims to research the sociocultures evidenced in the context of Chinese as a Heritage Language in Brazil, conventionally conceived as Huayu, which has been taught, developed and inherited in the Chinese immigrant community in Brazilian territory, especially in the City of São Paulo, as well as the identity implications, from the perspectives of Linguistic Landscape (LANDRY; BOURHIS, 1997; GORTER, 2006; GORTER; CENOZ, 2007; SHOHAMY; GORTER, 2009; JAWORSKI; THURLOW, 2010; BLOMMAERT, 2013; MELO-PFEIFER; LIMA-HERNANDES, 2020), superdiversity (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON, 2011) and the cognitive-functional premises (GIVÓN, 1995, 2005). I used varied data collection methods, such as questionnaire, interview and family tree drawing, from which some children of Chinese immigrants who are studying Chinese in huaxiao (Chinese community schools) in São Paulo, and the collected data were analyzed quantitatively and qualitatively, in order to show that the Linguistic Landscape of Chinese as a Language of Heritage in Brazil is marked by sociocultural superdiversity, evidenced by its speakers of heritage in a continuum that involves some relevant criteria: Chinese family, huaxiao and even names of these Sino-Brazilians. The implications of identities are reflected by the parallel hybridity verified in the personal name and in the degree of cultural belonging to the Chinese nationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHernandes, Maria Célia Pereira LimaZhang, Xiang2022-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102022-143829/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-05T17:42:43Zoai:teses.usp.br:tde-05102022-143829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-05T17:42:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil Sociocultural evidence and identity implications in the Linguistic Landscape of Chinese as a Heritage Language in Brazil |
title |
Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil |
spellingShingle |
Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil Zhang, Xiang Chinês como Língua de Herança Chinese as a Heritage Language, Socioculture Hibridez Hybridity Iconicidade Iconicity Identidades Identities Linguistic Landscape Paisagem Linguística Paradoxes Paradoxos Sociocultura Superdiversidade Superdiversity |
title_short |
Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil |
title_full |
Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil |
title_fullStr |
Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil |
title_full_unstemmed |
Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil |
title_sort |
Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil |
author |
Zhang, Xiang |
author_facet |
Zhang, Xiang |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hernandes, Maria Célia Pereira Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zhang, Xiang |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chinês como Língua de Herança Chinese as a Heritage Language, Socioculture Hibridez Hybridity Iconicidade Iconicity Identidades Identities Linguistic Landscape Paisagem Linguística Paradoxes Paradoxos Sociocultura Superdiversidade Superdiversity |
topic |
Chinês como Língua de Herança Chinese as a Heritage Language, Socioculture Hibridez Hybridity Iconicidade Iconicity Identidades Identities Linguistic Landscape Paisagem Linguística Paradoxes Paradoxos Sociocultura Superdiversidade Superdiversity |
description |
Esta tese tem como objetivo pesquisar as socioculturas evidenciadas no contexto do Chinês como Língua de Herança no Brasil, convencionalmente concebido como Huayu, que tem sido ensinado, desenvolvido e herdado na comunidade imigrante chinesa no território brasileiro, especialmente na cidade de São Paulo, bem como as implicações identitárias, sob as perspectivas de Paisagem Linguística (LANDRY; BOURHIS, 1997; GORTER, 2006; GORTER; CENOZ, 2007; SHOHAMY; GORTER, 2009; JAWORSKI; THURLOW, 2010; BLOMMAERT, 2013; MELO-PFEIFER; LIMAHERNANDES, 2020), superdiversidade (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON 2011) e as premissas cognitivo-funcionais (GIVÓN, 1995, 2005). Utilizei métodos de coleta de dados variados, tais como questionário, entrevista e desenho de árvore genealógica, a partir dos quais alguns filhos de imigrantes chineses que estão estudando chinês nas huaxiao (escolas comunitárias chinesas) em São Paulo, e os dados coligidos foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, de modo a evidenciar que a Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil constitui-se marcada pela superdiversidade sociocultural, evidenciada pelos seus falantes de herança num continuum que envolve alguns critérios relevantes: família chinesa, huaxiao, e até nomes desses sino-brasileiros. As implicações de identidades são refletidas pela hibridez paralelamente verificada no nome pessoal e no grau de pertencimento cultural à nação chinesa |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102022-143829/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102022-143829/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256748023349248 |