Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zhang, Xiang
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102022-143829/
Resumo: Esta tese tem como objetivo pesquisar as socioculturas evidenciadas no contexto do Chinês como Língua de Herança no Brasil, convencionalmente concebido como Huayu, que tem sido ensinado, desenvolvido e herdado na comunidade imigrante chinesa no território brasileiro, especialmente na cidade de São Paulo, bem como as implicações identitárias, sob as perspectivas de Paisagem Linguística (LANDRY; BOURHIS, 1997; GORTER, 2006; GORTER; CENOZ, 2007; SHOHAMY; GORTER, 2009; JAWORSKI; THURLOW, 2010; BLOMMAERT, 2013; MELO-PFEIFER; LIMAHERNANDES, 2020), superdiversidade (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON 2011) e as premissas cognitivo-funcionais (GIVÓN, 1995, 2005). Utilizei métodos de coleta de dados variados, tais como questionário, entrevista e desenho de árvore genealógica, a partir dos quais alguns filhos de imigrantes chineses que estão estudando chinês nas huaxiao (escolas comunitárias chinesas) em São Paulo, e os dados coligidos foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, de modo a evidenciar que a Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil constitui-se marcada pela superdiversidade sociocultural, evidenciada pelos seus falantes de herança num continuum que envolve alguns critérios relevantes: família chinesa, huaxiao, e até nomes desses sino-brasileiros. As implicações de identidades são refletidas pela hibridez paralelamente verificada no nome pessoal e no grau de pertencimento cultural à nação chinesa
id USP_425c736213fc55e2f305ce6975cbeaf2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05102022-143829
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no BrasilSociocultural evidence and identity implications in the Linguistic Landscape of Chinese as a Heritage Language in BrazilChinês como Língua de HerançaChinese as a Heritage Language, SociocultureHibridezHybridityIconicidadeIconicityIdentidadesIdentitiesLinguistic LandscapePaisagem LinguísticaParadoxesParadoxosSocioculturaSuperdiversidadeSuperdiversityEsta tese tem como objetivo pesquisar as socioculturas evidenciadas no contexto do Chinês como Língua de Herança no Brasil, convencionalmente concebido como Huayu, que tem sido ensinado, desenvolvido e herdado na comunidade imigrante chinesa no território brasileiro, especialmente na cidade de São Paulo, bem como as implicações identitárias, sob as perspectivas de Paisagem Linguística (LANDRY; BOURHIS, 1997; GORTER, 2006; GORTER; CENOZ, 2007; SHOHAMY; GORTER, 2009; JAWORSKI; THURLOW, 2010; BLOMMAERT, 2013; MELO-PFEIFER; LIMAHERNANDES, 2020), superdiversidade (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON 2011) e as premissas cognitivo-funcionais (GIVÓN, 1995, 2005). Utilizei métodos de coleta de dados variados, tais como questionário, entrevista e desenho de árvore genealógica, a partir dos quais alguns filhos de imigrantes chineses que estão estudando chinês nas huaxiao (escolas comunitárias chinesas) em São Paulo, e os dados coligidos foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, de modo a evidenciar que a Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil constitui-se marcada pela superdiversidade sociocultural, evidenciada pelos seus falantes de herança num continuum que envolve alguns critérios relevantes: família chinesa, huaxiao, e até nomes desses sino-brasileiros. As implicações de identidades são refletidas pela hibridez paralelamente verificada no nome pessoal e no grau de pertencimento cultural à nação chinesaThis thesis aims to research the sociocultures evidenced in the context of Chinese as a Heritage Language in Brazil, conventionally conceived as Huayu, which has been taught, developed and inherited in the Chinese immigrant community in Brazilian territory, especially in the City of São Paulo, as well as the identity implications, from the perspectives of Linguistic Landscape (LANDRY; BOURHIS, 1997; GORTER, 2006; GORTER; CENOZ, 2007; SHOHAMY; GORTER, 2009; JAWORSKI; THURLOW, 2010; BLOMMAERT, 2013; MELO-PFEIFER; LIMA-HERNANDES, 2020), superdiversity (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON, 2011) and the cognitive-functional premises (GIVÓN, 1995, 2005). I used varied data collection methods, such as questionnaire, interview and family tree drawing, from which some children of Chinese immigrants who are studying Chinese in huaxiao (Chinese community schools) in São Paulo, and the collected data were analyzed quantitatively and qualitatively, in order to show that the Linguistic Landscape of Chinese as a Language of Heritage in Brazil is marked by sociocultural superdiversity, evidenced by its speakers of heritage in a continuum that involves some relevant criteria: Chinese family, huaxiao and even names of these Sino-Brazilians. The implications of identities are reflected by the parallel hybridity verified in the personal name and in the degree of cultural belonging to the Chinese nationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHernandes, Maria Célia Pereira LimaZhang, Xiang2022-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102022-143829/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-05T17:42:43Zoai:teses.usp.br:tde-05102022-143829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-05T17:42:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil
Sociocultural evidence and identity implications in the Linguistic Landscape of Chinese as a Heritage Language in Brazil
title Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil
spellingShingle Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil
Zhang, Xiang
Chinês como Língua de Herança
Chinese as a Heritage Language, Socioculture
Hibridez
Hybridity
Iconicidade
Iconicity
Identidades
Identities
Linguistic Landscape
Paisagem Linguística
Paradoxes
Paradoxos
Sociocultura
Superdiversidade
Superdiversity
title_short Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil
title_full Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil
title_fullStr Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil
title_full_unstemmed Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil
title_sort Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil
author Zhang, Xiang
author_facet Zhang, Xiang
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hernandes, Maria Célia Pereira Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Zhang, Xiang
dc.subject.por.fl_str_mv Chinês como Língua de Herança
Chinese as a Heritage Language, Socioculture
Hibridez
Hybridity
Iconicidade
Iconicity
Identidades
Identities
Linguistic Landscape
Paisagem Linguística
Paradoxes
Paradoxos
Sociocultura
Superdiversidade
Superdiversity
topic Chinês como Língua de Herança
Chinese as a Heritage Language, Socioculture
Hibridez
Hybridity
Iconicidade
Iconicity
Identidades
Identities
Linguistic Landscape
Paisagem Linguística
Paradoxes
Paradoxos
Sociocultura
Superdiversidade
Superdiversity
description Esta tese tem como objetivo pesquisar as socioculturas evidenciadas no contexto do Chinês como Língua de Herança no Brasil, convencionalmente concebido como Huayu, que tem sido ensinado, desenvolvido e herdado na comunidade imigrante chinesa no território brasileiro, especialmente na cidade de São Paulo, bem como as implicações identitárias, sob as perspectivas de Paisagem Linguística (LANDRY; BOURHIS, 1997; GORTER, 2006; GORTER; CENOZ, 2007; SHOHAMY; GORTER, 2009; JAWORSKI; THURLOW, 2010; BLOMMAERT, 2013; MELO-PFEIFER; LIMAHERNANDES, 2020), superdiversidade (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON 2011) e as premissas cognitivo-funcionais (GIVÓN, 1995, 2005). Utilizei métodos de coleta de dados variados, tais como questionário, entrevista e desenho de árvore genealógica, a partir dos quais alguns filhos de imigrantes chineses que estão estudando chinês nas huaxiao (escolas comunitárias chinesas) em São Paulo, e os dados coligidos foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, de modo a evidenciar que a Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil constitui-se marcada pela superdiversidade sociocultural, evidenciada pelos seus falantes de herança num continuum que envolve alguns critérios relevantes: família chinesa, huaxiao, e até nomes desses sino-brasileiros. As implicações de identidades são refletidas pela hibridez paralelamente verificada no nome pessoal e no grau de pertencimento cultural à nação chinesa
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102022-143829/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102022-143829/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090422784393216