\"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Leilor Miranda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-19052021-202440/
Resumo: Este trabalho se propõe a identificar, analisar e interpretar os elementos do projeto estético em formação de Tom Zé na época de seu chamado ostracismo nos anos 1970, especificamente no disco Estudando o samba (1976). A partir de uma abordagem interdisciplinar, que contemple os aspectos musicais, poéticos, históricos, sociais e econômicos presentes nas canções, procuramos esclarecer os sentidos desse projeto estético à luz do processo social, bem como suas relações com a estrutura do mercado fonográfico brasileiro na década de 1970, com a MPB, o tropicalismo e o samba. Observamos que, através de procedimentos musicais, poéticos e expressivos, constrói-se ao longo do disco um ponto de vista de outsider, que formaliza a posição de Tom Zé no mercado fonográfico e a partir do qual Tom Zé observa e produz comentários acerca das formas consolidadas da canção popular brasileira. Relacionado a esse ponto de vista exterior, pode-se perceber na maior parte do disco algo próximo de um distanciamento brechtiano. Para explorar essa proximidade e interpretar seus sentidos, realizamos comparações com alguns procedimentos do teatro épico de Bertolt Brecht (1898- 1956), como a ironia, a paródia, a citação e a interrupção.
id USP_4264825e6ad5526dcc2ec7a6ba0aa346
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19052021-202440
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé\"Baptize this baby\": market, MPB, samba and social process in Tom Zé\'s Estudando o sambaArt critiqueBertolt BrechtBertolt Brecht.Crítica de arteCultural industryIndústria culturalMúsica popular - BrasilPopular music - BrazilTom ZéTom ZéTropicalismTropicalismoEste trabalho se propõe a identificar, analisar e interpretar os elementos do projeto estético em formação de Tom Zé na época de seu chamado ostracismo nos anos 1970, especificamente no disco Estudando o samba (1976). A partir de uma abordagem interdisciplinar, que contemple os aspectos musicais, poéticos, históricos, sociais e econômicos presentes nas canções, procuramos esclarecer os sentidos desse projeto estético à luz do processo social, bem como suas relações com a estrutura do mercado fonográfico brasileiro na década de 1970, com a MPB, o tropicalismo e o samba. Observamos que, através de procedimentos musicais, poéticos e expressivos, constrói-se ao longo do disco um ponto de vista de outsider, que formaliza a posição de Tom Zé no mercado fonográfico e a partir do qual Tom Zé observa e produz comentários acerca das formas consolidadas da canção popular brasileira. Relacionado a esse ponto de vista exterior, pode-se perceber na maior parte do disco algo próximo de um distanciamento brechtiano. Para explorar essa proximidade e interpretar seus sentidos, realizamos comparações com alguns procedimentos do teatro épico de Bertolt Brecht (1898- 1956), como a ironia, a paródia, a citação e a interrupção.This work has the pupose of identifying, analising and interpreting the elements of Tom Zé\'s aesthetic project in formation by the time of his socalled ostracism in the 1970\'s, specifically in the album Estudando o samba (1976). From an interdisciplinary approach, that contemplates the musical, poetic, social, historical and economic aspects embedded into the songs, we seeked to clarify the meanings of this aesthetic project in its relations with the social process, as well as with the structure of brazilian phonographic market in the 1970\'s, with MPB, tropicalism and samba. We observed that, through musical, poetic and expressive procedures, an outsider\'s point of view is constructed throughout the album. This point of view formalizes Tom Zé\'s position in the phonographic market, and from it, Tom Zé observes and produces comments about the consolidated forms of brazilian popular song. Related to this exterior point of view, it is possible to percieve in most of the album somethig close to a brechtian distancing effect. To explore this proximity and interpret its meanings we made comparisons with a few procedures of Bertolt Brecht\'s (1898-1956) epic theatre, such as irony, parody, citation and interruption.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira Junior, Walter Garcia daSoares, Leilor Miranda2020-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-19052021-202440/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-15T18:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-19052021-202440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-15T18:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé
\"Baptize this baby\": market, MPB, samba and social process in Tom Zé\'s Estudando o samba
title \"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé
spellingShingle \"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé
Soares, Leilor Miranda
Art critique
Bertolt Brecht
Bertolt Brecht.
Crítica de arte
Cultural industry
Indústria cultural
Música popular - Brasil
Popular music - Brazil
Tom Zé
Tom Zé
Tropicalism
Tropicalismo
title_short \"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé
title_full \"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé
title_fullStr \"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé
title_full_unstemmed \"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé
title_sort \"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé
author Soares, Leilor Miranda
author_facet Soares, Leilor Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira Junior, Walter Garcia da
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Leilor Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Art critique
Bertolt Brecht
Bertolt Brecht.
Crítica de arte
Cultural industry
Indústria cultural
Música popular - Brasil
Popular music - Brazil
Tom Zé
Tom Zé
Tropicalism
Tropicalismo
topic Art critique
Bertolt Brecht
Bertolt Brecht.
Crítica de arte
Cultural industry
Indústria cultural
Música popular - Brasil
Popular music - Brazil
Tom Zé
Tom Zé
Tropicalism
Tropicalismo
description Este trabalho se propõe a identificar, analisar e interpretar os elementos do projeto estético em formação de Tom Zé na época de seu chamado ostracismo nos anos 1970, especificamente no disco Estudando o samba (1976). A partir de uma abordagem interdisciplinar, que contemple os aspectos musicais, poéticos, históricos, sociais e econômicos presentes nas canções, procuramos esclarecer os sentidos desse projeto estético à luz do processo social, bem como suas relações com a estrutura do mercado fonográfico brasileiro na década de 1970, com a MPB, o tropicalismo e o samba. Observamos que, através de procedimentos musicais, poéticos e expressivos, constrói-se ao longo do disco um ponto de vista de outsider, que formaliza a posição de Tom Zé no mercado fonográfico e a partir do qual Tom Zé observa e produz comentários acerca das formas consolidadas da canção popular brasileira. Relacionado a esse ponto de vista exterior, pode-se perceber na maior parte do disco algo próximo de um distanciamento brechtiano. Para explorar essa proximidade e interpretar seus sentidos, realizamos comparações com alguns procedimentos do teatro épico de Bertolt Brecht (1898- 1956), como a ironia, a paródia, a citação e a interrupção.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-19052021-202440/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-19052021-202440/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090861186678784