\"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-19052021-202440/ |
Resumo: | Este trabalho se propõe a identificar, analisar e interpretar os elementos do projeto estético em formação de Tom Zé na época de seu chamado ostracismo nos anos 1970, especificamente no disco Estudando o samba (1976). A partir de uma abordagem interdisciplinar, que contemple os aspectos musicais, poéticos, históricos, sociais e econômicos presentes nas canções, procuramos esclarecer os sentidos desse projeto estético à luz do processo social, bem como suas relações com a estrutura do mercado fonográfico brasileiro na década de 1970, com a MPB, o tropicalismo e o samba. Observamos que, através de procedimentos musicais, poéticos e expressivos, constrói-se ao longo do disco um ponto de vista de outsider, que formaliza a posição de Tom Zé no mercado fonográfico e a partir do qual Tom Zé observa e produz comentários acerca das formas consolidadas da canção popular brasileira. Relacionado a esse ponto de vista exterior, pode-se perceber na maior parte do disco algo próximo de um distanciamento brechtiano. Para explorar essa proximidade e interpretar seus sentidos, realizamos comparações com alguns procedimentos do teatro épico de Bertolt Brecht (1898- 1956), como a ironia, a paródia, a citação e a interrupção. |
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\"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé\"Baptize this baby\": market, MPB, samba and social process in Tom Zé\'s Estudando o sambaArt critiqueBertolt BrechtBertolt Brecht.Crítica de arteCultural industryIndústria culturalMúsica popular - BrasilPopular music - BrazilTom ZéTom ZéTropicalismTropicalismoEste trabalho se propõe a identificar, analisar e interpretar os elementos do projeto estético em formação de Tom Zé na época de seu chamado ostracismo nos anos 1970, especificamente no disco Estudando o samba (1976). A partir de uma abordagem interdisciplinar, que contemple os aspectos musicais, poéticos, históricos, sociais e econômicos presentes nas canções, procuramos esclarecer os sentidos desse projeto estético à luz do processo social, bem como suas relações com a estrutura do mercado fonográfico brasileiro na década de 1970, com a MPB, o tropicalismo e o samba. Observamos que, através de procedimentos musicais, poéticos e expressivos, constrói-se ao longo do disco um ponto de vista de outsider, que formaliza a posição de Tom Zé no mercado fonográfico e a partir do qual Tom Zé observa e produz comentários acerca das formas consolidadas da canção popular brasileira. Relacionado a esse ponto de vista exterior, pode-se perceber na maior parte do disco algo próximo de um distanciamento brechtiano. Para explorar essa proximidade e interpretar seus sentidos, realizamos comparações com alguns procedimentos do teatro épico de Bertolt Brecht (1898- 1956), como a ironia, a paródia, a citação e a interrupção.This work has the pupose of identifying, analising and interpreting the elements of Tom Zé\'s aesthetic project in formation by the time of his socalled ostracism in the 1970\'s, specifically in the album Estudando o samba (1976). From an interdisciplinary approach, that contemplates the musical, poetic, social, historical and economic aspects embedded into the songs, we seeked to clarify the meanings of this aesthetic project in its relations with the social process, as well as with the structure of brazilian phonographic market in the 1970\'s, with MPB, tropicalism and samba. We observed that, through musical, poetic and expressive procedures, an outsider\'s point of view is constructed throughout the album. This point of view formalizes Tom Zé\'s position in the phonographic market, and from it, Tom Zé observes and produces comments about the consolidated forms of brazilian popular song. Related to this exterior point of view, it is possible to percieve in most of the album somethig close to a brechtian distancing effect. To explore this proximity and interpret its meanings we made comparisons with a few procedures of Bertolt Brecht\'s (1898-1956) epic theatre, such as irony, parody, citation and interruption.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira Junior, Walter Garcia daSoares, Leilor Miranda2020-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-19052021-202440/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-19052021-202440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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