O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Carolina Hora da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112023-155054/
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais as motivações de um grupo de adolescentes, estudantes de uma escola pública estadual localizada na Zona Leste de São Paulo e de graduandas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH-USP, para participarem de um clube de ciências, o Lab das Minas e investigar quais as possíveis relações entre a socialização desenvolvida no clube e o desenvolvimento de sentimentos como: pertencimento, empoderamento e emancipação. O presente estudo é elaborado a partir do método qualitativo de pesquisa, tendo como principal fonte de tratamento dos dados, a análise do discurso. Para investigar a percepção das participantes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados a partir da criação de categorias analíticas apoiando-se no referencial teórico de Daniel Becker e bell hooks. Os resultados demonstraram que para as adolescentes as motivações para participar do clube estão relacionadas a aspectos como: interesse por ciências, possibilidade de frequentar o espaço da universidade, ter voz dentro do grupo e se sentir pertencente a um lugar onde possam dialogar sobre diferentes temáticas. Já para as graduandas, da EACH-USP, as motivações estão mais relacionadas aos aspectos formativos enquanto universitárias, interesse pelas ciências e pela possibilidade de usarem a experiência em projetos de extensão como um diferencial no currículo acadêmico, além, é claro, de poderem contribuir para o desenvolvimento da comunidade do entorno.
id USP_440ccbf2081007582ffd04fbdb471d78
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21112023-155054
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USPThe Lab das Minas Science Club: awakening motivations, belonging and emancipation from the socialization in the university space of the EACH-USPBelongingClubes de Ciências para meninasEACH-USPEACH-USPEmancipaçãoEmancipationGirls Science ClubsMotivaçãoMotivationPertencimentoEsta pesquisa tem como objetivo compreender quais as motivações de um grupo de adolescentes, estudantes de uma escola pública estadual localizada na Zona Leste de São Paulo e de graduandas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH-USP, para participarem de um clube de ciências, o Lab das Minas e investigar quais as possíveis relações entre a socialização desenvolvida no clube e o desenvolvimento de sentimentos como: pertencimento, empoderamento e emancipação. O presente estudo é elaborado a partir do método qualitativo de pesquisa, tendo como principal fonte de tratamento dos dados, a análise do discurso. Para investigar a percepção das participantes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados a partir da criação de categorias analíticas apoiando-se no referencial teórico de Daniel Becker e bell hooks. Os resultados demonstraram que para as adolescentes as motivações para participar do clube estão relacionadas a aspectos como: interesse por ciências, possibilidade de frequentar o espaço da universidade, ter voz dentro do grupo e se sentir pertencente a um lugar onde possam dialogar sobre diferentes temáticas. Já para as graduandas, da EACH-USP, as motivações estão mais relacionadas aos aspectos formativos enquanto universitárias, interesse pelas ciências e pela possibilidade de usarem a experiência em projetos de extensão como um diferencial no currículo acadêmico, além, é claro, de poderem contribuir para o desenvolvimento da comunidade do entorno.This research aims to understand the motivations of a group of teenagers, students of a state public school located in the East Zone of São Paulo and graduate students of the School of Arts, Sciences and Humanities of the University of São Paulo, EACH-USP, to participate in a science club, the Lab das Minas and to investigate the possible relationships between the socialization developed in the club and the development of feelings such as: belonging, empowerment and emancipation. The present study is elaborated from the qualitative research method, having as the main source of data treatment, the discourse analysis. To investigate the participants\' perception, semi-structured interviews were carried out and the data obtained were analyzed from the creation of analytical categories based on the theoretical framework of Daniel Becker and bell hooks. The results showed that, for the adolescents, the motivations for participating in the club are related to aspects such as: interest in science, the possibility of attending the university space, having a voice within the group and feeling belonging to a place where they can dialogue on different topics. As for the EACH-USP graduate students, the motivations are more related to the formative aspects as university students, interest in science and the possibility of using their experiences in extension projects as a differential in the academic curriculum, in addition, of course, to being able to contribute for the development of the surrounding community.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPiassi, Luis Paulo de CarvalhoSilva, Amanda Carolina Hora da2023-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112023-155054/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-22T22:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-21112023-155054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-22T22:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP
The Lab das Minas Science Club: awakening motivations, belonging and emancipation from the socialization in the university space of the EACH-USP
title O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP
spellingShingle O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP
Silva, Amanda Carolina Hora da
Belonging
Clubes de Ciências para meninas
EACH-USP
EACH-USP
Emancipação
Emancipation
Girls Science Clubs
Motivação
Motivation
Pertencimento
title_short O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP
title_full O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP
title_fullStr O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP
title_full_unstemmed O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP
title_sort O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP
author Silva, Amanda Carolina Hora da
author_facet Silva, Amanda Carolina Hora da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piassi, Luis Paulo de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amanda Carolina Hora da
dc.subject.por.fl_str_mv Belonging
Clubes de Ciências para meninas
EACH-USP
EACH-USP
Emancipação
Emancipation
Girls Science Clubs
Motivação
Motivation
Pertencimento
topic Belonging
Clubes de Ciências para meninas
EACH-USP
EACH-USP
Emancipação
Emancipation
Girls Science Clubs
Motivação
Motivation
Pertencimento
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais as motivações de um grupo de adolescentes, estudantes de uma escola pública estadual localizada na Zona Leste de São Paulo e de graduandas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH-USP, para participarem de um clube de ciências, o Lab das Minas e investigar quais as possíveis relações entre a socialização desenvolvida no clube e o desenvolvimento de sentimentos como: pertencimento, empoderamento e emancipação. O presente estudo é elaborado a partir do método qualitativo de pesquisa, tendo como principal fonte de tratamento dos dados, a análise do discurso. Para investigar a percepção das participantes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados a partir da criação de categorias analíticas apoiando-se no referencial teórico de Daniel Becker e bell hooks. Os resultados demonstraram que para as adolescentes as motivações para participar do clube estão relacionadas a aspectos como: interesse por ciências, possibilidade de frequentar o espaço da universidade, ter voz dentro do grupo e se sentir pertencente a um lugar onde possam dialogar sobre diferentes temáticas. Já para as graduandas, da EACH-USP, as motivações estão mais relacionadas aos aspectos formativos enquanto universitárias, interesse pelas ciências e pela possibilidade de usarem a experiência em projetos de extensão como um diferencial no currículo acadêmico, além, é claro, de poderem contribuir para o desenvolvimento da comunidade do entorno.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112023-155054/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112023-155054/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257255171325952