O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112023-155054/ |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais as motivações de um grupo de adolescentes, estudantes de uma escola pública estadual localizada na Zona Leste de São Paulo e de graduandas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH-USP, para participarem de um clube de ciências, o Lab das Minas e investigar quais as possíveis relações entre a socialização desenvolvida no clube e o desenvolvimento de sentimentos como: pertencimento, empoderamento e emancipação. O presente estudo é elaborado a partir do método qualitativo de pesquisa, tendo como principal fonte de tratamento dos dados, a análise do discurso. Para investigar a percepção das participantes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados a partir da criação de categorias analíticas apoiando-se no referencial teórico de Daniel Becker e bell hooks. Os resultados demonstraram que para as adolescentes as motivações para participar do clube estão relacionadas a aspectos como: interesse por ciências, possibilidade de frequentar o espaço da universidade, ter voz dentro do grupo e se sentir pertencente a um lugar onde possam dialogar sobre diferentes temáticas. Já para as graduandas, da EACH-USP, as motivações estão mais relacionadas aos aspectos formativos enquanto universitárias, interesse pelas ciências e pela possibilidade de usarem a experiência em projetos de extensão como um diferencial no currículo acadêmico, além, é claro, de poderem contribuir para o desenvolvimento da comunidade do entorno. |
id |
USP_440ccbf2081007582ffd04fbdb471d78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21112023-155054 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USPThe Lab das Minas Science Club: awakening motivations, belonging and emancipation from the socialization in the university space of the EACH-USPBelongingClubes de Ciências para meninasEACH-USPEACH-USPEmancipaçãoEmancipationGirls Science ClubsMotivaçãoMotivationPertencimentoEsta pesquisa tem como objetivo compreender quais as motivações de um grupo de adolescentes, estudantes de uma escola pública estadual localizada na Zona Leste de São Paulo e de graduandas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH-USP, para participarem de um clube de ciências, o Lab das Minas e investigar quais as possíveis relações entre a socialização desenvolvida no clube e o desenvolvimento de sentimentos como: pertencimento, empoderamento e emancipação. O presente estudo é elaborado a partir do método qualitativo de pesquisa, tendo como principal fonte de tratamento dos dados, a análise do discurso. Para investigar a percepção das participantes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados a partir da criação de categorias analíticas apoiando-se no referencial teórico de Daniel Becker e bell hooks. Os resultados demonstraram que para as adolescentes as motivações para participar do clube estão relacionadas a aspectos como: interesse por ciências, possibilidade de frequentar o espaço da universidade, ter voz dentro do grupo e se sentir pertencente a um lugar onde possam dialogar sobre diferentes temáticas. Já para as graduandas, da EACH-USP, as motivações estão mais relacionadas aos aspectos formativos enquanto universitárias, interesse pelas ciências e pela possibilidade de usarem a experiência em projetos de extensão como um diferencial no currículo acadêmico, além, é claro, de poderem contribuir para o desenvolvimento da comunidade do entorno.This research aims to understand the motivations of a group of teenagers, students of a state public school located in the East Zone of São Paulo and graduate students of the School of Arts, Sciences and Humanities of the University of São Paulo, EACH-USP, to participate in a science club, the Lab das Minas and to investigate the possible relationships between the socialization developed in the club and the development of feelings such as: belonging, empowerment and emancipation. The present study is elaborated from the qualitative research method, having as the main source of data treatment, the discourse analysis. To investigate the participants\' perception, semi-structured interviews were carried out and the data obtained were analyzed from the creation of analytical categories based on the theoretical framework of Daniel Becker and bell hooks. The results showed that, for the adolescents, the motivations for participating in the club are related to aspects such as: interest in science, the possibility of attending the university space, having a voice within the group and feeling belonging to a place where they can dialogue on different topics. As for the EACH-USP graduate students, the motivations are more related to the formative aspects as university students, interest in science and the possibility of using their experiences in extension projects as a differential in the academic curriculum, in addition, of course, to being able to contribute for the development of the surrounding community.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPiassi, Luis Paulo de CarvalhoSilva, Amanda Carolina Hora da2023-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112023-155054/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-22T22:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-21112023-155054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-22T22:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP The Lab das Minas Science Club: awakening motivations, belonging and emancipation from the socialization in the university space of the EACH-USP |
title |
O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP |
spellingShingle |
O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP Silva, Amanda Carolina Hora da Belonging Clubes de Ciências para meninas EACH-USP EACH-USP Emancipação Emancipation Girls Science Clubs Motivação Motivation Pertencimento |
title_short |
O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP |
title_full |
O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP |
title_fullStr |
O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP |
title_full_unstemmed |
O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP |
title_sort |
O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP |
author |
Silva, Amanda Carolina Hora da |
author_facet |
Silva, Amanda Carolina Hora da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piassi, Luis Paulo de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Amanda Carolina Hora da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Belonging Clubes de Ciências para meninas EACH-USP EACH-USP Emancipação Emancipation Girls Science Clubs Motivação Motivation Pertencimento |
topic |
Belonging Clubes de Ciências para meninas EACH-USP EACH-USP Emancipação Emancipation Girls Science Clubs Motivação Motivation Pertencimento |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais as motivações de um grupo de adolescentes, estudantes de uma escola pública estadual localizada na Zona Leste de São Paulo e de graduandas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH-USP, para participarem de um clube de ciências, o Lab das Minas e investigar quais as possíveis relações entre a socialização desenvolvida no clube e o desenvolvimento de sentimentos como: pertencimento, empoderamento e emancipação. O presente estudo é elaborado a partir do método qualitativo de pesquisa, tendo como principal fonte de tratamento dos dados, a análise do discurso. Para investigar a percepção das participantes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados a partir da criação de categorias analíticas apoiando-se no referencial teórico de Daniel Becker e bell hooks. Os resultados demonstraram que para as adolescentes as motivações para participar do clube estão relacionadas a aspectos como: interesse por ciências, possibilidade de frequentar o espaço da universidade, ter voz dentro do grupo e se sentir pertencente a um lugar onde possam dialogar sobre diferentes temáticas. Já para as graduandas, da EACH-USP, as motivações estão mais relacionadas aos aspectos formativos enquanto universitárias, interesse pelas ciências e pela possibilidade de usarem a experiência em projetos de extensão como um diferencial no currículo acadêmico, além, é claro, de poderem contribuir para o desenvolvimento da comunidade do entorno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112023-155054/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112023-155054/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257255171325952 |