NOVOS SABERES, NOVAS HIERARQUIAS: DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DA PROFISSÃO ACADÊMICA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Sociais |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092018000100502 |
Resumo: | Dando continuidade a um esforço de pesquisa sobre as transformações recentes da universidade e seus impactos sobre o trabalho docente, o presente artigo parte do estudo de caso da criação e implementação da USP-Leste para analisar especificamente o processo atual de reprodução e mudança da profissão acadêmica enquanto expressão de disputas em torno do controle do ensino e da pesquisa a partir da emergência de novos conhecimentos. Os dados provenientes de entrevistas semiestruturadas e a reconstrução de duas trajetórias de docentes envolvidos na implementação da nova unidade baseiam o argumento de que a legitimação crescente de novos saberes especializados sobre a concepção, a organização e o controle do ensino superior e da pesquisa científica está na origem de novas hierarquias profissionais que, nas últimas décadas, vêm pressionando o modelo tradicional da profissão e da instituição acadêmicas. A análise pretende contribuir para o entendimento da dinâmica social que subjaz aos atuais debates sobre produção e reprodução do conhecimento, enfocando o impacto de novos saberes especializados na organização do ensino e da pesquisa e o papel das disputas em torno do princípio de autonomia do trabalho acadêmico. |
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