Analisando as interações CTS através do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Bruno Xavier do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-24052013-164352/
Resumo: A humanidade passa por um intenso momento de transformações sociais, na qual se valoriza a interpretação de fenômenos, a criatividade e o pensamento crítico. Neste sentido, o ensino das ciências da natureza pode contribuir na formação dos cidadãos. Entretanto, no cotidiano escolar prevalece a compartimentalização das disciplinas, o que pode prejudicar tanto no entendimento sistêmico dos fenômenos, quanto na percepção das relações de influências dos seus pormenores. A busca pela alfabetização científica através de ferramentas de visualização (mapas conceituais), pode ser uma alternativa para essa modificar este cenário educacional. O objetivo desta pesquisa é analisar os conhecimentos e descrever os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanindades (EACH), em relação ao tema \"Ciência, Tecnologia e Sociedade\" e suas relações de influência. Para tal, foi realizado um estudo de caso exploratório-descritivo, a partir de mapas conceituais semi-estruturados (MCs). Os 53 MCs foram coletados na 5ª semana do Ciclo Básico da EACH, na disciplina do ACH 0011, ministrada no 1º semestre de 2009. Foram realizadas as seguintes análises: (1) \"semântica\", na qual todas as proposições (n = 683) foram categorizadas pelo consenso entre três especialistas em ensino de ciências, com o objetivo entender as intenções de significado dos mapeadores, na tentativa de responder a questão focal do MC; (2) \"estrutural\", na qual observou-se a complexidade da rede proposicional do MC, seguindo os parâmetros \"Densidade Proposicional\" (DP), \"Conceitos Iniciais com Múltiplas proposições\"(CIM) e \"Conceitos Finais com Múltiplas proposições\"(CFM), fundamental para agrupar os MCs para subsequentes comparações; (3) \"frequência das categorias dos grupos de maior e menor complexidade estrutural\", com o intuito de verificar a influência da estrutura dos MCs na intenção semântica das proposições; (4) \"conceitual das proposições da categoria \'Natureza da ciência\' dos grupos de maior e menor complexidade estrutural\", a fim de averiguar os conceitos mais utilizados em ambos os grupos. Os resultados indicaram o caráter multidisciplinar não transversal da educação básica brasileira ao evidenciar a preponderância da categoria \"Natureza da ciência\". Mostraram, também, não haver relação imediata entre a complexidade da estrutura dos MCs e as intenções semânticas das suas proposições. Ressalta-se que os procedimentos utilizados configuram-se como interessantes estratégias para o uso cotidiano nas salas de aula. Esta dissertação permitirá aos docentes da EACH obter maiores informações sobre os conhecimentos prévios dos seus ingressantes.
id USP_9d4801d6adbc5a18536ecf1b6551d1a5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24052013-164352
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Analisando as interações CTS através do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)Reflections on the interactions between Science, Technology and Society (STS) through conceptual mapping: a case study of the freshman of the Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)Alfabetização científicaConcept mapsCTSEACHEACHMapas conceituaisScientific literacySTSA humanidade passa por um intenso momento de transformações sociais, na qual se valoriza a interpretação de fenômenos, a criatividade e o pensamento crítico. Neste sentido, o ensino das ciências da natureza pode contribuir na formação dos cidadãos. Entretanto, no cotidiano escolar prevalece a compartimentalização das disciplinas, o que pode prejudicar tanto no entendimento sistêmico dos fenômenos, quanto na percepção das relações de influências dos seus pormenores. A busca pela alfabetização científica através de ferramentas de visualização (mapas conceituais), pode ser uma alternativa para essa modificar este cenário educacional. O objetivo desta pesquisa é analisar os conhecimentos e descrever os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanindades (EACH), em relação ao tema \"Ciência, Tecnologia e Sociedade\" e suas relações de influência. Para tal, foi realizado um estudo de caso exploratório-descritivo, a partir de mapas conceituais semi-estruturados (MCs). Os 53 MCs foram coletados na 5ª semana do Ciclo Básico da EACH, na disciplina do ACH 0011, ministrada no 1º semestre de 2009. Foram realizadas as seguintes análises: (1) \"semântica\", na qual todas as proposições (n = 683) foram categorizadas pelo consenso entre três especialistas em ensino de ciências, com o objetivo entender as intenções de significado dos mapeadores, na tentativa de responder a questão focal do MC; (2) \"estrutural\", na qual observou-se a complexidade da rede proposicional do MC, seguindo os parâmetros \"Densidade Proposicional\" (DP), \"Conceitos Iniciais com Múltiplas proposições\"(CIM) e \"Conceitos Finais com Múltiplas proposições\"(CFM), fundamental para agrupar os MCs para subsequentes comparações; (3) \"frequência das categorias dos grupos de maior e menor complexidade estrutural\", com o intuito de verificar a influência da estrutura dos MCs na intenção semântica das proposições; (4) \"conceitual das proposições da categoria \'Natureza da ciência\' dos grupos de maior e menor complexidade estrutural\", a fim de averiguar os conceitos mais utilizados em ambos os grupos. Os resultados indicaram o caráter multidisciplinar não transversal da educação básica brasileira ao evidenciar a preponderância da categoria \"Natureza da ciência\". Mostraram, também, não haver relação imediata entre a complexidade da estrutura dos MCs e as intenções semânticas das suas proposições. Ressalta-se que os procedimentos utilizados configuram-se como interessantes estratégias para o uso cotidiano nas salas de aula. Esta dissertação permitirá aos docentes da EACH obter maiores informações sobre os conhecimentos prévios dos seus ingressantes.Humanity is passing through an intense momentum of social transformations, which are valued phenomenon\'s interpretation, creativity and critical thinking. At this sense, the teaching of Natural Sciences can contribute to citizens\' formation. However, inside the academic quotidian the compartmentalization of subjects remains, which can affect both the systemic understanding of the phenomenon, and the perception of influences\' relations and its details. The goal of scientific literacy through visual tools (concept maps) can be an alternative to modify this backward educational pattern. The objective of this research is to analyze the knowledge and describe the freshmen of Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), upon the theme \"Science, Technology and Society\" and its relations of influence. For that, there were performed an exploratory and descriptive case study from semi structured concept maps (CMs). The 53 CMs had been collected at the 5th week of the Basic Cycle of the EACH, in the subject ACH 0011 given at the 1st semester of 2009. It has been realized according to the following analysis: (1) \"semantic\", in which all the proposals (n = 683) had been categorized according to a consensus among three specialists in the teaching of science, with the objective to understand the mappers intentions meanings, in an attempt to answer the main question of the CM; (2) \"structural\", in which has been observed the complexity of the propositional network from the CM, according to parameters such as \"Propositional Density\" (PD), \"Initial Concepts with Multiple propositions\" (ICM) and \"Final Concepts with Multiple propositions\" (FCM), fundamental to cluster the CMs for subsequent comparisons; (3) \"frequency of the categories of groups with more and less structural complexity\", with the intention of identifying the influence of the CMs structures in the semantic intention of the propositions; (4) \"conceptual of the \'Natural Sciences\' category propositions of the groups with more and less structural complexity\", with the intention of ascertaining the most used concepts in both groups. The results indicated the multidisciplinary not crossed character of Brazilian basic education by pointing the preponderance of the category \"Nature of science\". It has also showed no immediate relationship between the complexity of the structure of the CMs and the semantic intentions of its propositions. It should be noticed that the procedures used are configured as interesting strategies for the everyday use in classroom. This essay will allow the teachers of EACH to obtain more information upon prior knowledge of their freshmen.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoValle, Bruno Xavier do2012-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-24052013-164352/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-24052013-164352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando as interações CTS através do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
Reflections on the interactions between Science, Technology and Society (STS) through conceptual mapping: a case study of the freshman of the Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
title Analisando as interações CTS através do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
spellingShingle Analisando as interações CTS através do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
Valle, Bruno Xavier do
Alfabetização científica
Concept maps
CTS
EACH
EACH
Mapas conceituais
Scientific literacy
STS
title_short Analisando as interações CTS através do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
title_full Analisando as interações CTS através do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
title_fullStr Analisando as interações CTS através do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
title_full_unstemmed Analisando as interações CTS através do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
title_sort Analisando as interações CTS através do mapeamento conceitual: um estudo de caso sobre os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
author Valle, Bruno Xavier do
author_facet Valle, Bruno Xavier do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroio, Agnaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Bruno Xavier do
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Concept maps
CTS
EACH
EACH
Mapas conceituais
Scientific literacy
STS
topic Alfabetização científica
Concept maps
CTS
EACH
EACH
Mapas conceituais
Scientific literacy
STS
description A humanidade passa por um intenso momento de transformações sociais, na qual se valoriza a interpretação de fenômenos, a criatividade e o pensamento crítico. Neste sentido, o ensino das ciências da natureza pode contribuir na formação dos cidadãos. Entretanto, no cotidiano escolar prevalece a compartimentalização das disciplinas, o que pode prejudicar tanto no entendimento sistêmico dos fenômenos, quanto na percepção das relações de influências dos seus pormenores. A busca pela alfabetização científica através de ferramentas de visualização (mapas conceituais), pode ser uma alternativa para essa modificar este cenário educacional. O objetivo desta pesquisa é analisar os conhecimentos e descrever os ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanindades (EACH), em relação ao tema \"Ciência, Tecnologia e Sociedade\" e suas relações de influência. Para tal, foi realizado um estudo de caso exploratório-descritivo, a partir de mapas conceituais semi-estruturados (MCs). Os 53 MCs foram coletados na 5ª semana do Ciclo Básico da EACH, na disciplina do ACH 0011, ministrada no 1º semestre de 2009. Foram realizadas as seguintes análises: (1) \"semântica\", na qual todas as proposições (n = 683) foram categorizadas pelo consenso entre três especialistas em ensino de ciências, com o objetivo entender as intenções de significado dos mapeadores, na tentativa de responder a questão focal do MC; (2) \"estrutural\", na qual observou-se a complexidade da rede proposicional do MC, seguindo os parâmetros \"Densidade Proposicional\" (DP), \"Conceitos Iniciais com Múltiplas proposições\"(CIM) e \"Conceitos Finais com Múltiplas proposições\"(CFM), fundamental para agrupar os MCs para subsequentes comparações; (3) \"frequência das categorias dos grupos de maior e menor complexidade estrutural\", com o intuito de verificar a influência da estrutura dos MCs na intenção semântica das proposições; (4) \"conceitual das proposições da categoria \'Natureza da ciência\' dos grupos de maior e menor complexidade estrutural\", a fim de averiguar os conceitos mais utilizados em ambos os grupos. Os resultados indicaram o caráter multidisciplinar não transversal da educação básica brasileira ao evidenciar a preponderância da categoria \"Natureza da ciência\". Mostraram, também, não haver relação imediata entre a complexidade da estrutura dos MCs e as intenções semânticas das suas proposições. Ressalta-se que os procedimentos utilizados configuram-se como interessantes estratégias para o uso cotidiano nas salas de aula. Esta dissertação permitirá aos docentes da EACH obter maiores informações sobre os conhecimentos prévios dos seus ingressantes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-24052013-164352/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-24052013-164352/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091040189087744