Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-151933/ |
Resumo: | O presente estudo tem como objeto a transição e os percursos das creches diretas da Secretaria de Assistência Social (SAS), para a Secretaria Municipal de Educação (SME), na Prefeitura Municipal de São Paulo durante a gestão Marta Suplicy (PT), de 2001 a 2004. Buscou-se compreender o processo político-administrativo levado a efeito nesse período. Intencionamos ao mesmo tempo, contribuir para o debate sobre creches, buscando apontar alguns indicadores do processo e como o município de São Paulo incorporou o preceito constitucional das creches na área da Educação. Buscou-se utilizar como referências conceituais diferentes teorias da área de política de educação infantil e das políticas sociais dirigidas à infância, objetivando relacioná-las com as políticas de creche no município de São Paulo, evidenciando o contexto histórico-político em que estava inserido. A conclusão do estudo revela que a mudança de área trouxe várias modificações com relação ao atendimento das crianças nas creches, em especial, a organização da demanda, a gestão de sistema e de unidades e a formação de professores. A pesquisadora reuniu e analisou grande parte da documentação que caracterizou a transição e com base nas entrevistas realizadas demonstrou que, embora com contradições, houve avanços para as creches diretas do município de São Paulo. Destaca ainda, que há muito a investir na qualidade do atendimento educacional da criança de 0 a 6 anos no município. |
id |
USP_44dd509019041d1be5efbced75d039da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-23092009-151933 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004Administration of day-nurseries farther on Social Assistance transition and course at Administration of São Paulos City in 2001 at 2004childhood educationcrecheday-nurserieseducação infantileducation politicaleducation qualitypolítica educacionalqualidade da educaçãoO presente estudo tem como objeto a transição e os percursos das creches diretas da Secretaria de Assistência Social (SAS), para a Secretaria Municipal de Educação (SME), na Prefeitura Municipal de São Paulo durante a gestão Marta Suplicy (PT), de 2001 a 2004. Buscou-se compreender o processo político-administrativo levado a efeito nesse período. Intencionamos ao mesmo tempo, contribuir para o debate sobre creches, buscando apontar alguns indicadores do processo e como o município de São Paulo incorporou o preceito constitucional das creches na área da Educação. Buscou-se utilizar como referências conceituais diferentes teorias da área de política de educação infantil e das políticas sociais dirigidas à infância, objetivando relacioná-las com as políticas de creche no município de São Paulo, evidenciando o contexto histórico-político em que estava inserido. A conclusão do estudo revela que a mudança de área trouxe várias modificações com relação ao atendimento das crianças nas creches, em especial, a organização da demanda, a gestão de sistema e de unidades e a formação de professores. A pesquisadora reuniu e analisou grande parte da documentação que caracterizou a transição e com base nas entrevistas realizadas demonstrou que, embora com contradições, houve avanços para as creches diretas do município de São Paulo. Destaca ainda, que há muito a investir na qualidade do atendimento educacional da criança de 0 a 6 anos no município.This study aims to track the transition and the course of administration of day-nurseries of the Secretary of Social Assistance (SAS) to Municipal Secretary of Education (SME) of São Paulo City during the administration of the Major Marta Suplicy (PT), from 2001 to 2004. The Administration has tried to understand the political and administrative process carried out during the remaining period. At the same time our intention was that this study could contribute to the debate about day-nurseries, pointing and analyzing indicators that reflected on the developed work and how the schools accepted the constitucional precept of day-nurseries in the area of Education. On the development of this study, we have used as references, different conceptual theories linked to childhood education policies in accordance with social policies targeting to connect them with the policies used in daynurseries in the city of São Paulo, emphasizing the historical and political context in which was inserted. The conclusion reached by this study suggests that is the changing of the area that has brought a lot of modifications about the care of children in day-nurseries as the way of the attendance, the administration of educational system and unit until the organization and formation of staff in this sector. The researcher attended and analyzed great part of the documentation that characterized the transition and added to the interviews showed, although with contradiction in process, that progress was occurring through the day-nurseries for the city of Sao Paulo. Highlights have shown that educational area needs investment and efforts in order to enhance the quality of the attendance for children from 0 to 6 years in the childhood education in São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCamargo, Rubens Barbosa deFranco, Dalva de Souza2009-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-151933/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-23092009-151933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004 Administration of day-nurseries farther on Social Assistance transition and course at Administration of São Paulos City in 2001 at 2004 |
title |
Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004 |
spellingShingle |
Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004 Franco, Dalva de Souza childhood education creche day-nurseries educação infantil education political education quality política educacional qualidade da educação |
title_short |
Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004 |
title_full |
Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004 |
title_fullStr |
Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004 |
title_full_unstemmed |
Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004 |
title_sort |
Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004 |
author |
Franco, Dalva de Souza |
author_facet |
Franco, Dalva de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Rubens Barbosa de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Dalva de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
childhood education creche day-nurseries educação infantil education political education quality política educacional qualidade da educação |
topic |
childhood education creche day-nurseries educação infantil education political education quality política educacional qualidade da educação |
description |
O presente estudo tem como objeto a transição e os percursos das creches diretas da Secretaria de Assistência Social (SAS), para a Secretaria Municipal de Educação (SME), na Prefeitura Municipal de São Paulo durante a gestão Marta Suplicy (PT), de 2001 a 2004. Buscou-se compreender o processo político-administrativo levado a efeito nesse período. Intencionamos ao mesmo tempo, contribuir para o debate sobre creches, buscando apontar alguns indicadores do processo e como o município de São Paulo incorporou o preceito constitucional das creches na área da Educação. Buscou-se utilizar como referências conceituais diferentes teorias da área de política de educação infantil e das políticas sociais dirigidas à infância, objetivando relacioná-las com as políticas de creche no município de São Paulo, evidenciando o contexto histórico-político em que estava inserido. A conclusão do estudo revela que a mudança de área trouxe várias modificações com relação ao atendimento das crianças nas creches, em especial, a organização da demanda, a gestão de sistema e de unidades e a formação de professores. A pesquisadora reuniu e analisou grande parte da documentação que caracterizou a transição e com base nas entrevistas realizadas demonstrou que, embora com contradições, houve avanços para as creches diretas do município de São Paulo. Destaca ainda, que há muito a investir na qualidade do atendimento educacional da criança de 0 a 6 anos no município. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-151933/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-151933/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257371127054336 |