Análise da substituição do transporte público pelo serviço de ridesourcing durante a pandemia da COVID-19 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carolina Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-11102022-145205/
Resumo: Os serviços de transporte sob demanda, por aplicativo de smartphone, como ridesourcing, vêm impactando o sistema de transportes e comportamento dos usuários. Quando ocorre a substituição do Transporte Público (TP) este impacto geralmente é negativo. Além disso, o contexto de pandemia da COVID-19 alterou a mobilidade urbana devido ao medo de contágio e às medidas restritivas de isolamento social. Dessa forma, esta pesquisa visa identificar as principais mudanças de comportamento relativo à escolha modal que ocorreram com a pandemia no Brasil, com foco na análise da substituição do TP pelo ridesourcing neste período. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa de Preferência Revelada (PR) e Preferência Declarada (PD). O Projeto Experimental foi feito pelo método do Design Eficiente Bayesiano. Assim, realizou-se coleta de dados online em diversas cidades de todas as regiões do Brasil. Inicialmente, foi feita análise comparativa do comportamento relativo à mobilidade urbana de antes e durante a pandemia utilizando os dados de PR coletados em cada período. Realizou-se testes de hipótese, análise exploratória através do algoritmo Classification And Regression Tree (CART) e análise confirmatória pelos modelos Logit Multinomial e Logit Misto. Em seguida, fez-se modelagem da substituição do TP pelo ridesourcing utilizando dados da pesquisa de PR e PD de usuários de TP, obtidos no contexto de pandemia. Os fatores mais importantes para a escolha do TP e do ridesourcing, obtidos nas análises foram: tempo de viagem, preço da viagem, frequência de atendimento, confiabilidade de horários, segurança pessoal e o conforto do TP. A partir destes resultados, foi possível propor políticas públicas para mitigar os efeitos negativos da substituição do TP pelo ridesourcing para guiar operadores de transportes e governantes na implementação de um sistema de transportes mais democrático, sustentável e seguro no período pós-pandêmico.
id USP_4629ce0016509400c9b4e0f27dcf0ca3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11102022-145205
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise da substituição do transporte público pelo serviço de ridesourcing durante a pandemia da COVID-19 no BrasilAnalisys of the substitution of public transport with ridesourcing during the COVID-19 pandemic in BrazilRide-hailingBayesian Efficient DesignComportamento Relativo à Mobilidade UrbanaDesign Eficiente BayesianoDiscrete Choice ModelModelo de Escolha DiscretaPandemiaPandemicPesquisa de Preferência DeclaradaPublic TransportRide-hailingStated Preference SurveyTransporte PúblicoTravel BehaviorOs serviços de transporte sob demanda, por aplicativo de smartphone, como ridesourcing, vêm impactando o sistema de transportes e comportamento dos usuários. Quando ocorre a substituição do Transporte Público (TP) este impacto geralmente é negativo. Além disso, o contexto de pandemia da COVID-19 alterou a mobilidade urbana devido ao medo de contágio e às medidas restritivas de isolamento social. Dessa forma, esta pesquisa visa identificar as principais mudanças de comportamento relativo à escolha modal que ocorreram com a pandemia no Brasil, com foco na análise da substituição do TP pelo ridesourcing neste período. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa de Preferência Revelada (PR) e Preferência Declarada (PD). O Projeto Experimental foi feito pelo método do Design Eficiente Bayesiano. Assim, realizou-se coleta de dados online em diversas cidades de todas as regiões do Brasil. Inicialmente, foi feita análise comparativa do comportamento relativo à mobilidade urbana de antes e durante a pandemia utilizando os dados de PR coletados em cada período. Realizou-se testes de hipótese, análise exploratória através do algoritmo Classification And Regression Tree (CART) e análise confirmatória pelos modelos Logit Multinomial e Logit Misto. Em seguida, fez-se modelagem da substituição do TP pelo ridesourcing utilizando dados da pesquisa de PR e PD de usuários de TP, obtidos no contexto de pandemia. Os fatores mais importantes para a escolha do TP e do ridesourcing, obtidos nas análises foram: tempo de viagem, preço da viagem, frequência de atendimento, confiabilidade de horários, segurança pessoal e o conforto do TP. A partir destes resultados, foi possível propor políticas públicas para mitigar os efeitos negativos da substituição do TP pelo ridesourcing para guiar operadores de transportes e governantes na implementação de um sistema de transportes mais democrático, sustentável e seguro no período pós-pandêmico.The introduction of on-demand transportation services, such as ridesourcing (Uber, 99, etc.), have been changing the transportation systems and travel behavior in the urban space. When users substitute Public Transport (PT) with ridesourcing, this impact is negative. In addition, the COVID-19 pandemic changed urban mobility due to the fear of new coronavirus contagion and the restrictive measures of social isolation. Thus, this research aims to identify the main changes in travel behavior related to modal choice that occurred during the pandemic in Brazil, focusing on the analysis of the substitution of PT with ridesourcing in this period. Therefore, a Revealed and Stated Preference survey was designed. The Experimental Project was carried out using the Bayesian Efficient Design method. Data were collected online in several cities of all regions of Brazil. Initially, a comparative analysis of travel behavior before and during the pandemic was carried out using data from the Revealed Preference survey collected in each period. Independent samples tests, exploratory analysis through the Classification And Regression Tree (CART) algorithm and confirmatory analysis through the Multinomial Logit and Mixed Logit models were performed. Then, it was conducted an analysis of the substitution of PT with ridesourcing using data from the RP and SP survey considering PT users, collected during the pandemic. The main factors that influence the choice for PT and ridesourcing were: travel time, price, comfort of PT, frequency of attendance of PT, schedule reliability of PT, safety of PT and general quality of PT. Based on the results, it was possible to propose public policies for the post-pandemic period in order to mitigate the negative effects of the pandemic and of the replacement of PT by ridesourcing to guide transport operators and the government to implement a better, more democratic, sustainable and safe transportation system.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPitombo, Cira SouzaCosta, Carolina Silva2022-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-11102022-145205/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-13T19:53:36Zoai:teses.usp.br:tde-11102022-145205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-13T19:53:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da substituição do transporte público pelo serviço de ridesourcing durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
Analisys of the substitution of public transport with ridesourcing during the COVID-19 pandemic in Brazil
title Análise da substituição do transporte público pelo serviço de ridesourcing durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
spellingShingle Análise da substituição do transporte público pelo serviço de ridesourcing durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
Costa, Carolina Silva
Ride-hailing
Bayesian Efficient Design
Comportamento Relativo à Mobilidade Urbana
Design Eficiente Bayesiano
Discrete Choice Model
Modelo de Escolha Discreta
Pandemia
Pandemic
Pesquisa de Preferência Declarada
Public Transport
Ride-hailing
Stated Preference Survey
Transporte Público
Travel Behavior
title_short Análise da substituição do transporte público pelo serviço de ridesourcing durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
title_full Análise da substituição do transporte público pelo serviço de ridesourcing durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
title_fullStr Análise da substituição do transporte público pelo serviço de ridesourcing durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
title_full_unstemmed Análise da substituição do transporte público pelo serviço de ridesourcing durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
title_sort Análise da substituição do transporte público pelo serviço de ridesourcing durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
author Costa, Carolina Silva
author_facet Costa, Carolina Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pitombo, Cira Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carolina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ride-hailing
Bayesian Efficient Design
Comportamento Relativo à Mobilidade Urbana
Design Eficiente Bayesiano
Discrete Choice Model
Modelo de Escolha Discreta
Pandemia
Pandemic
Pesquisa de Preferência Declarada
Public Transport
Ride-hailing
Stated Preference Survey
Transporte Público
Travel Behavior
topic Ride-hailing
Bayesian Efficient Design
Comportamento Relativo à Mobilidade Urbana
Design Eficiente Bayesiano
Discrete Choice Model
Modelo de Escolha Discreta
Pandemia
Pandemic
Pesquisa de Preferência Declarada
Public Transport
Ride-hailing
Stated Preference Survey
Transporte Público
Travel Behavior
description Os serviços de transporte sob demanda, por aplicativo de smartphone, como ridesourcing, vêm impactando o sistema de transportes e comportamento dos usuários. Quando ocorre a substituição do Transporte Público (TP) este impacto geralmente é negativo. Além disso, o contexto de pandemia da COVID-19 alterou a mobilidade urbana devido ao medo de contágio e às medidas restritivas de isolamento social. Dessa forma, esta pesquisa visa identificar as principais mudanças de comportamento relativo à escolha modal que ocorreram com a pandemia no Brasil, com foco na análise da substituição do TP pelo ridesourcing neste período. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa de Preferência Revelada (PR) e Preferência Declarada (PD). O Projeto Experimental foi feito pelo método do Design Eficiente Bayesiano. Assim, realizou-se coleta de dados online em diversas cidades de todas as regiões do Brasil. Inicialmente, foi feita análise comparativa do comportamento relativo à mobilidade urbana de antes e durante a pandemia utilizando os dados de PR coletados em cada período. Realizou-se testes de hipótese, análise exploratória através do algoritmo Classification And Regression Tree (CART) e análise confirmatória pelos modelos Logit Multinomial e Logit Misto. Em seguida, fez-se modelagem da substituição do TP pelo ridesourcing utilizando dados da pesquisa de PR e PD de usuários de TP, obtidos no contexto de pandemia. Os fatores mais importantes para a escolha do TP e do ridesourcing, obtidos nas análises foram: tempo de viagem, preço da viagem, frequência de atendimento, confiabilidade de horários, segurança pessoal e o conforto do TP. A partir destes resultados, foi possível propor políticas públicas para mitigar os efeitos negativos da substituição do TP pelo ridesourcing para guiar operadores de transportes e governantes na implementação de um sistema de transportes mais democrático, sustentável e seguro no período pós-pandêmico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-11102022-145205/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-11102022-145205/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090629338136576