A hermenêutica de Paul Ricoeur: da poética à teoria da narrativa e à identidade narrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082010-095000/ |
Resumo: | Essa tese realiza, em um primeiro momento, uma investigação sobre a vinculação e o diálogo que pensamento de Paul Ricoeur estabelece com outras tendências filosóficas, em especial aquelas formuladas por Wilhelm Dilthey, Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamaer e com a fenomenologia de Edmund Husserl, com ênfase em seu método fenomenológico. Nesse momento, também apresenta o diálogo que Paul Ricoeur mantém com a filosofia reflexiva de Nabert e as críticas que faz às chamadas filosofias do sujeito, em especial ao Cogito cartesiano. Apresenta dessa forma, os principais conceitos da filosofia hermenêutica, desde Friedrich Shcleiermacher, seu principal precursor, até Hans- Georg Gadamer, com ênfase na contribuição que Paul Ricoeur oferece para esse campo. Em um segundo momento, este trabalho examina a aplicação, por Paul Ricoeur, dos conceitos de sua hermenêutica na exegese que faz da Poética de Aristóteles, precisamente do ternário mimesis, muthos e katharsis. Apresenta, em seguida, a reinscrição que Ricoeur promove de seus resultados em uma teoria da narratividade, que ele chama de metagênero do narrativo. Este trabalho faz um recorte nesse metagênero, passando a acompanhar apenas o desenvolvimento promovido por Ricoeur que dá lugar à narrativa de ficção. Em seguida, examina esses conceitos, que se endereçam para a constituição da hermenêutica do si e tem na noção de identidade narrativa seu principal núcleo. No último momento, este trabalho realiza uma apropriação, no sentido gadameriano, dessa noção promovendo uma aproximação dela com o universo ficcional de Grande sertão:veredas, de João Guimarães Rosa. Por último, de forma muito breve, apresenta uma síntese das principais decorrências éticas, no sentido aristotélico, dessa noção. |
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A hermenêutica de Paul Ricoeur: da poética à teoria da narrativa e à identidade narrativaThe hermeneuthical theory of Paul Ricoeur: from Aristoteles\' Poetics to narrativity and narrative indentitycogitocogitoconfiguraçãoconfigurationexegeseexegesisficçãofictionhermenêuticahermeneuticsidemidemidentidade narrativaipseipseipseidadeipseidadekatharsiskatharsismesmidademimesismimesisMuthosmuthosnarrativanarrativenarrative identitypoiesispoiesisprefiguraçãoprefigurationrefiguraçãorefigurationsamenessEssa tese realiza, em um primeiro momento, uma investigação sobre a vinculação e o diálogo que pensamento de Paul Ricoeur estabelece com outras tendências filosóficas, em especial aquelas formuladas por Wilhelm Dilthey, Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamaer e com a fenomenologia de Edmund Husserl, com ênfase em seu método fenomenológico. Nesse momento, também apresenta o diálogo que Paul Ricoeur mantém com a filosofia reflexiva de Nabert e as críticas que faz às chamadas filosofias do sujeito, em especial ao Cogito cartesiano. Apresenta dessa forma, os principais conceitos da filosofia hermenêutica, desde Friedrich Shcleiermacher, seu principal precursor, até Hans- Georg Gadamer, com ênfase na contribuição que Paul Ricoeur oferece para esse campo. Em um segundo momento, este trabalho examina a aplicação, por Paul Ricoeur, dos conceitos de sua hermenêutica na exegese que faz da Poética de Aristóteles, precisamente do ternário mimesis, muthos e katharsis. Apresenta, em seguida, a reinscrição que Ricoeur promove de seus resultados em uma teoria da narratividade, que ele chama de metagênero do narrativo. Este trabalho faz um recorte nesse metagênero, passando a acompanhar apenas o desenvolvimento promovido por Ricoeur que dá lugar à narrativa de ficção. Em seguida, examina esses conceitos, que se endereçam para a constituição da hermenêutica do si e tem na noção de identidade narrativa seu principal núcleo. No último momento, este trabalho realiza uma apropriação, no sentido gadameriano, dessa noção promovendo uma aproximação dela com o universo ficcional de Grande sertão:veredas, de João Guimarães Rosa. Por último, de forma muito breve, apresenta uma síntese das principais decorrências éticas, no sentido aristotélico, dessa noção.This argument holds, in a first moment, a research on the linkage and dialogue that Paul Ricoeur establishes with other philosophical trends, especially those made by Wilhelm Dilthey, Martin Heidegger, Hans-Georg Gadamaer and Edmund Husserl, with emphasis on the phenomenological method. At that time, it also shows the dialogue that Paul Ricoeur maintains with Naberts reflective philosophy and the critics made to the philosophies of the self, in particular the Cartesian Cogito. Thus presents the main concepts of hermeneutic philosophy, since Friedrich Shcleiermacher, its principal precursor, until Hans-Georg Gadamer, with emphasis on the contribution that Paul Ricoeur offers for this field. Later, this work examines the application done by Paul Ricoeur of the concepts of his hermeneutic at the exegesis done at Aristotles Poetics, precisely the mimesis ternary, Muthos and katharsis. Then it shows the reinscription that Ricoeur promotes of his results on a theory of narrative, which he calls \"narrative meta-category. This work highlights this meta-category, monitoring only the development promoted by Ricoeur giving rise to the fiction narrative. Then examines these concepts, which address for the establishment of the \"hermeneutics of self\" and the core is the narrative identity notion. After that, this work takes ownership, in a gadamerian sense, of notion promoting an approach with the fictional universe of Grande Sertão Veredas, from João Guimarães Rosa. Finally, very briefly, presents a summary of the main ethical consequences, the Aristotelian sense, of that notion.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrancisco, Maria de Fatima SimoesSiqueira, Paula Frassinete de Queiros2009-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082010-095000/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:09Zoai:teses.usp.br:tde-27082010-095000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Essa tese realiza, em um primeiro momento, uma investigação sobre a vinculação e o diálogo que pensamento de Paul Ricoeur estabelece com outras tendências filosóficas, em especial aquelas formuladas por Wilhelm Dilthey, Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamaer e com a fenomenologia de Edmund Husserl, com ênfase em seu método fenomenológico. Nesse momento, também apresenta o diálogo que Paul Ricoeur mantém com a filosofia reflexiva de Nabert e as críticas que faz às chamadas filosofias do sujeito, em especial ao Cogito cartesiano. Apresenta dessa forma, os principais conceitos da filosofia hermenêutica, desde Friedrich Shcleiermacher, seu principal precursor, até Hans- Georg Gadamer, com ênfase na contribuição que Paul Ricoeur oferece para esse campo. Em um segundo momento, este trabalho examina a aplicação, por Paul Ricoeur, dos conceitos de sua hermenêutica na exegese que faz da Poética de Aristóteles, precisamente do ternário mimesis, muthos e katharsis. Apresenta, em seguida, a reinscrição que Ricoeur promove de seus resultados em uma teoria da narratividade, que ele chama de metagênero do narrativo. Este trabalho faz um recorte nesse metagênero, passando a acompanhar apenas o desenvolvimento promovido por Ricoeur que dá lugar à narrativa de ficção. Em seguida, examina esses conceitos, que se endereçam para a constituição da hermenêutica do si e tem na noção de identidade narrativa seu principal núcleo. No último momento, este trabalho realiza uma apropriação, no sentido gadameriano, dessa noção promovendo uma aproximação dela com o universo ficcional de Grande sertão:veredas, de João Guimarães Rosa. Por último, de forma muito breve, apresenta uma síntese das principais decorrências éticas, no sentido aristotélico, dessa noção. |
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