Desenvolvimento de um gerenciador de diálogos e conteúdos para aprendizagem individualizada a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Wladimir Pena
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-12082011-103628/
Resumo: A educação continuada é uma expressão que se refere à modalidade de ensino na qual a pessoa procura aprendizagem a vida inteira. Os cursos a distância não estão preparados para lidar com as singularidades de um aluno que busca esse tipo de educação, resultando em cursos que contém atividades de ensino que não são propostas de forma contextualizada à realidade do aprendiz. A tese propõe uma metodologia de trabalho para o EaD na qual o professor atua como orientador de estudo de cada aluno, percebendo as suas necessidades e o seu contexto de vida partir de diálogos assíncronos, possibilitando a criação e seleção de conteúdos e atividades de ensino que sejam contextualizadas a realidade do aprendiz. Para tentar resolver as questões técnicas e operacionais que são resultantes desta proposta, foi criado um software que implementa uma comunicação assíncrona entre professor e aluno e automatiza a execução de ações que devem ser realizadas pelo professor, liberando-o de executar tarefas repetitivas, e possibilitando ao docente concentrar-se na atividade criativa de individualização. Além disso, foi feita uma prospecção para determinar de que forma o paradigma atual da internet, chamada de WEB 2.0, pode auxiliar o professor nesse processo de individualização. O software foi testado com relação ao seu desempenho com alunos de dois cursos a distância, o que permitiu comprovar a eficiência do sistema.
id USP_47b1af7704f669b386d66293ffccb857
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12082011-103628
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento de um gerenciador de diálogos e conteúdos para aprendizagem individualizada a distânciaDeveloping a dialogue and content manager for an individualized distance learning.AprendizagemDistance learningE-learningE-learningE-learning 2.0EducaçãoEducationElearning 2.0Ensino a distânciaIndividualizaçãoIndividualizationLearningWeb 2.0web 2.0A educação continuada é uma expressão que se refere à modalidade de ensino na qual a pessoa procura aprendizagem a vida inteira. Os cursos a distância não estão preparados para lidar com as singularidades de um aluno que busca esse tipo de educação, resultando em cursos que contém atividades de ensino que não são propostas de forma contextualizada à realidade do aprendiz. A tese propõe uma metodologia de trabalho para o EaD na qual o professor atua como orientador de estudo de cada aluno, percebendo as suas necessidades e o seu contexto de vida partir de diálogos assíncronos, possibilitando a criação e seleção de conteúdos e atividades de ensino que sejam contextualizadas a realidade do aprendiz. Para tentar resolver as questões técnicas e operacionais que são resultantes desta proposta, foi criado um software que implementa uma comunicação assíncrona entre professor e aluno e automatiza a execução de ações que devem ser realizadas pelo professor, liberando-o de executar tarefas repetitivas, e possibilitando ao docente concentrar-se na atividade criativa de individualização. Além disso, foi feita uma prospecção para determinar de que forma o paradigma atual da internet, chamada de WEB 2.0, pode auxiliar o professor nesse processo de individualização. O software foi testado com relação ao seu desempenho com alunos de dois cursos a distância, o que permitiu comprovar a eficiência do sistema.Continuing education is an expression that refers to the mode of teaching in which the person seeks to lifelong learning. The distance courses are not prepared to deal with the singularities of a student seeking this type of education, resulting in courses that contain learning activities that are not contextualized to the reality of the learner. This thesis proposes a methodology of distance learning in which the teacher acts as an adviser to the study of each student, understanding their needs from asynchronous dialogs, enabling the creation and selection of content and teaching activities that are contextualized to the reality of the learner. A software has created to resolve the technical and operational issues that are resulting from this proposal. This software implements an asynchronous communication between teacher and student and automates the execution of actions that must be performed by the teacher, enabling the teacher to concentrate on the creative activity of individualization. In addition, a survey was done to determine how the current paradigm of the Internet, called Web 2.0, can help teachers in the process of individualization. The software was tested on two distance courses, which helped to check the efficiency of the system.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRaffo, Jorge Gustavo da GracaCamargo, Wladimir Pena2011-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-12082011-103628/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-12082011-103628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um gerenciador de diálogos e conteúdos para aprendizagem individualizada a distância
Developing a dialogue and content manager for an individualized distance learning.
title Desenvolvimento de um gerenciador de diálogos e conteúdos para aprendizagem individualizada a distância
spellingShingle Desenvolvimento de um gerenciador de diálogos e conteúdos para aprendizagem individualizada a distância
Camargo, Wladimir Pena
Aprendizagem
Distance learning
E-learning
E-learning
E-learning 2.0
Educação
Education
Elearning 2.0
Ensino a distância
Individualização
Individualization
Learning
Web 2.0
web 2.0
title_short Desenvolvimento de um gerenciador de diálogos e conteúdos para aprendizagem individualizada a distância
title_full Desenvolvimento de um gerenciador de diálogos e conteúdos para aprendizagem individualizada a distância
title_fullStr Desenvolvimento de um gerenciador de diálogos e conteúdos para aprendizagem individualizada a distância
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um gerenciador de diálogos e conteúdos para aprendizagem individualizada a distância
title_sort Desenvolvimento de um gerenciador de diálogos e conteúdos para aprendizagem individualizada a distância
author Camargo, Wladimir Pena
author_facet Camargo, Wladimir Pena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raffo, Jorge Gustavo da Graca
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Wladimir Pena
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Distance learning
E-learning
E-learning
E-learning 2.0
Educação
Education
Elearning 2.0
Ensino a distância
Individualização
Individualization
Learning
Web 2.0
web 2.0
topic Aprendizagem
Distance learning
E-learning
E-learning
E-learning 2.0
Educação
Education
Elearning 2.0
Ensino a distância
Individualização
Individualization
Learning
Web 2.0
web 2.0
description A educação continuada é uma expressão que se refere à modalidade de ensino na qual a pessoa procura aprendizagem a vida inteira. Os cursos a distância não estão preparados para lidar com as singularidades de um aluno que busca esse tipo de educação, resultando em cursos que contém atividades de ensino que não são propostas de forma contextualizada à realidade do aprendiz. A tese propõe uma metodologia de trabalho para o EaD na qual o professor atua como orientador de estudo de cada aluno, percebendo as suas necessidades e o seu contexto de vida partir de diálogos assíncronos, possibilitando a criação e seleção de conteúdos e atividades de ensino que sejam contextualizadas a realidade do aprendiz. Para tentar resolver as questões técnicas e operacionais que são resultantes desta proposta, foi criado um software que implementa uma comunicação assíncrona entre professor e aluno e automatiza a execução de ações que devem ser realizadas pelo professor, liberando-o de executar tarefas repetitivas, e possibilitando ao docente concentrar-se na atividade criativa de individualização. Além disso, foi feita uma prospecção para determinar de que forma o paradigma atual da internet, chamada de WEB 2.0, pode auxiliar o professor nesse processo de individualização. O software foi testado com relação ao seu desempenho com alunos de dois cursos a distância, o que permitiu comprovar a eficiência do sistema.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-12082011-103628/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-12082011-103628/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256897532461056