Processos de Curadoria nas Bienais de Arte de São Paulo: a mediação cultural e as escolhas curatoriais nas edições de 2014, 2016, 2018 e 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Silmara Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-02052022-115209/
Resumo: Esta pesquisa trata sobre a mediação cultural nas curadorias das Bienais de Arte de São Paulo dos anos 2014, 2016, 2018 e 2020/2021, tendo como base a Ciência da Informação e Documentação. Analisamos os processos curatoriais dos curadores gerais dessas quatro últimas edições, sistematizadas em diferentes metodologias que resultaram em críticas positivas e negativas nos jornais: Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, referentes aos anos de cada uma das amostras. Assim, apresentamos discussões a partir dos desdobramentos dos conceitos de mediação na organização, escolha temática e dos artistas, utilizados por cada curador geral. O objetivo da pesquisa é apresentar a mediação como um processo complexo e polissêmico que está presente em todas as etapas das atividades comunicativas e informacionais. Na curadoria, a mediação acontece em todas as suas etapas, consideramos as escolhas feitas pelos curadores nas exposições não são uma simples reunião de objetos, mas sim uma ordenação de objetos culturais dentro de um contexto e com uma intencionalidade. A prioridade de uma mostra de arte é oferecer informações aos visitantes, de maneira que a organização dos objetos tenha um contexto e possivelmente são interpretados, e na direção proposta pelo curador e desejada pelo artista. Consideramos a relevância da forte adesão da Ciência da Informação e outras áreas nos estudos sobre mediação cultural, principalmente vinculada à curadoria, sendo ela, um viés na interlocução entre os processos de mediação e a sua relação com organização de exposições de arte contemporânea. A pesquisa acredita que a curadoria de arte seja um campo amplo, dialógico e produtor de um viés relevante para as conexões da CI com outras áreas de conhecimento, conectando os seus atores, como mediadores e produtores de conhecimento.
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