Arte contemporânea global: narrativas curatoriais das Bienais de São Paulo de 2012 a 2018
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-06122021-200045/ |
Resumo: | A globalização, no contexto contemporâneo, intensificou a abertura para uma Arte Contemporânea que passou a contemplar a diversidade da arte local em encontros globais como as bienais. Partimos da investigação de três importantes exposições ocorridas em 1989: \"Magiciens de la Terre\" [Magos da Terra], em Paris; \"The Other Story\" [A Outra Estória], em Londres e a \"Tercera Bienal de la Habana\" [Terceira Bienal de Havana], em Cuba, fundamentais para compreender a inserção das narrativas curatoriais relacionadas com o contexto da Arte Contemporânea global. O objetivo principal da presente tese foi investigar e analisar o processo curatorial das quatro últimas edições da Bienal de São Paulo: a 30ª - \"A iminência das poéticas\" (2012); a 31ª - \"Como (...) coisas que não existem\" (2014); a 32ª - \"Incertezas Vivas\" (2016) e a 33ª - \"Afinidades Afetivas\" (2018), para compreender, no contexto da Arte Contemporânea global, qual foi a narrativa curatorial de cada uma delas. O estudo foi baseado em dois pilares: no contexto da Arte Contemporânea global e no cenário curatorial das Bienais, especificamente das edições em questão. Adotamos o método de estudo de casos múltiplos, de natureza exploratória e qualitativa, com o uso de fontes secundárias (teóricas e documentais) e primárias (entrevistas com curadores e outros agentes relacionados com as bienais analisadas). Os resultados evidenciaram tentativas e práticas de contemplar as narrativas curatoriais inseridas na Arte Contemporânea global com intensidades distintas, dependendo do processo curatorial de cada uma das edições. O estudo contribuiu para evidenciar tanto para a academia, quanto para a sociedade em geral, a importância da inclusão nas narrativas curatoriais e seus desafios para promover maior visibilidade a artistas, obras e a questões da vida contemporânea frente ao silenciamento e à invisibilidade de tantas existências correlacionadas, como: localização geográfica, gênero, etnia, classe social, religião e outras. |
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Arte contemporânea global: narrativas curatoriais das Bienais de São Paulo de 2012 a 2018The Global Contemporary Art: curatorial narratives of the São Paulo Biennials from 2012 to 201830th 31st 32nd and 33rd São Paulo Biennials30ª 31ª 32ª e 33ª Bienais de São PauloArt curatorshipArte contemporânea globalBienal de São PauloCuradoria de arteCuratorial narratives of the São Paulo BiennialsGlobal contemporary artNarrativas curatoriais das Bienais de São PauloSão Paulo BiennialA globalização, no contexto contemporâneo, intensificou a abertura para uma Arte Contemporânea que passou a contemplar a diversidade da arte local em encontros globais como as bienais. Partimos da investigação de três importantes exposições ocorridas em 1989: \"Magiciens de la Terre\" [Magos da Terra], em Paris; \"The Other Story\" [A Outra Estória], em Londres e a \"Tercera Bienal de la Habana\" [Terceira Bienal de Havana], em Cuba, fundamentais para compreender a inserção das narrativas curatoriais relacionadas com o contexto da Arte Contemporânea global. O objetivo principal da presente tese foi investigar e analisar o processo curatorial das quatro últimas edições da Bienal de São Paulo: a 30ª - \"A iminência das poéticas\" (2012); a 31ª - \"Como (...) coisas que não existem\" (2014); a 32ª - \"Incertezas Vivas\" (2016) e a 33ª - \"Afinidades Afetivas\" (2018), para compreender, no contexto da Arte Contemporânea global, qual foi a narrativa curatorial de cada uma delas. O estudo foi baseado em dois pilares: no contexto da Arte Contemporânea global e no cenário curatorial das Bienais, especificamente das edições em questão. Adotamos o método de estudo de casos múltiplos, de natureza exploratória e qualitativa, com o uso de fontes secundárias (teóricas e documentais) e primárias (entrevistas com curadores e outros agentes relacionados com as bienais analisadas). Os resultados evidenciaram tentativas e práticas de contemplar as narrativas curatoriais inseridas na Arte Contemporânea global com intensidades distintas, dependendo do processo curatorial de cada uma das edições. O estudo contribuiu para evidenciar tanto para a academia, quanto para a sociedade em geral, a importância da inclusão nas narrativas curatoriais e seus desafios para promover maior visibilidade a artistas, obras e a questões da vida contemporânea frente ao silenciamento e à invisibilidade de tantas existências correlacionadas, como: localização geográfica, gênero, etnia, classe social, religião e outras.Globalization, in the contemporary context, has intensified the opening to a Contemporary Art that started to contemplate the diversity of local art in global meetings such as biennials. We started from the investigation of three important exhibitions that took place in 1989: \"Magiciens de la Terre\" [Magicians of the Earth], in Paris; \"The Other Story\", in London and the \"Tercera Bienal de la Habana\" [Third Havana Biennale], in Cuba, fundamental for understanding the insertion of curatorial narratives related to the context of global Contemporary Art. The main objective of this doctoral dissertation was to investigate and to analyze the curatorial process of the last four editions of the Bienal de São Paulo: the 30th - \"A iminência das poéticas\" [The Imminence of Poetics] (2012); the 31st - \"Como (...) coisas que não existem\" [How (...) things that don\'t exist] (2014); the 32nd - \"Incertezas Vivas\" [Live Uncertainties] (2016) and the 33rd - \"Afinidades Afetivas\" [Affective Affinities] (2018), to understand, in the context of global Contemporary Art, what was the curatorial narrative of each one of them. The study was based on two pillars: the context of global Contemporary Art and in the curatorial scenario of the Biennials, specifically the editions in question. We adopted the multiple case study method, an exploratory and qualitative research nature, using secondary sources (theoretical and documentary) and primary sources (interviews with curators and other agents related to the analyzed biennials). The results evidenced attempts and practices to contemplate the curatorial narratives inserted in the global Contemporary Art with different intensities, depending on the curatorial process of each one of the editions. The study contributed to highlighting both for academia, and for society in general, the importance of inclusion in curatorial narratives and its challenges to promote greater visibility to artists, works and issues of contemporary life in the face of the silencing and invisibility of so many correlated existences, such as: geographic location, gender, ethnicity, social class, religion and others.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Jane AparecidaBussmann, Rosane Maria Demeterco2021-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-06122021-200045/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-10T16:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-06122021-200045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-10T16:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A globalização, no contexto contemporâneo, intensificou a abertura para uma Arte Contemporânea que passou a contemplar a diversidade da arte local em encontros globais como as bienais. Partimos da investigação de três importantes exposições ocorridas em 1989: \"Magiciens de la Terre\" [Magos da Terra], em Paris; \"The Other Story\" [A Outra Estória], em Londres e a \"Tercera Bienal de la Habana\" [Terceira Bienal de Havana], em Cuba, fundamentais para compreender a inserção das narrativas curatoriais relacionadas com o contexto da Arte Contemporânea global. O objetivo principal da presente tese foi investigar e analisar o processo curatorial das quatro últimas edições da Bienal de São Paulo: a 30ª - \"A iminência das poéticas\" (2012); a 31ª - \"Como (...) coisas que não existem\" (2014); a 32ª - \"Incertezas Vivas\" (2016) e a 33ª - \"Afinidades Afetivas\" (2018), para compreender, no contexto da Arte Contemporânea global, qual foi a narrativa curatorial de cada uma delas. O estudo foi baseado em dois pilares: no contexto da Arte Contemporânea global e no cenário curatorial das Bienais, especificamente das edições em questão. Adotamos o método de estudo de casos múltiplos, de natureza exploratória e qualitativa, com o uso de fontes secundárias (teóricas e documentais) e primárias (entrevistas com curadores e outros agentes relacionados com as bienais analisadas). Os resultados evidenciaram tentativas e práticas de contemplar as narrativas curatoriais inseridas na Arte Contemporânea global com intensidades distintas, dependendo do processo curatorial de cada uma das edições. O estudo contribuiu para evidenciar tanto para a academia, quanto para a sociedade em geral, a importância da inclusão nas narrativas curatoriais e seus desafios para promover maior visibilidade a artistas, obras e a questões da vida contemporânea frente ao silenciamento e à invisibilidade de tantas existências correlacionadas, como: localização geográfica, gênero, etnia, classe social, religião e outras. |
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