Educadores Surdos no Brasil: história, formação e espaços de atuação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-10022023-114357/ |
Resumo: | Esta pesquisa intitulada Educadores Surdos no Brasil: história, formação e espaços de atuação, aborda o percurso de formação de professores e instrutores Surdos ao longo da história e no Brasil e as possibilidades de atuação na contemporaneidade. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é conhecer o processo de formação e atuação de profissionais surdos em vários espaços educacionais no Brasil. Desta forma, os objetivos específicos, são: 1) Analisar as funções dos primeiros educadores surdos mencionados na história; 2) Traçar a cronologia dos primeiros professores surdos no Brasil, a partir do século XIX e 3) Apresentar as possibilidades e campos de atuação de educadores surdos na atualidade. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa em tela é de abordagem qualitativa e exploratória. Com o intuito de identificar produções que dialogassem com o tema proposto foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando duas bases de dados: o Banco de Teses e Dissertações da Biblioteca Eletrônica Online (Scielo) e da Biblioteca Digital Brasileia de Teses e Dissertações (BDTD), de 2015 a 2019, totalizando cinco anos de produções cientificas publicadas. As buscas foram realizadas a partir de quatro palavras-chave: repetidor surdo, instrutor surdo, formação de professores surdos e professor surdo. Foi realizada a leitura de 586 títulos e resumos de trabalhos publicados nas duas bases de dados consultadas. Esta dissertação está organizada em três capítulos: o Capítulo 1, intitulado A atuação dos repetidores surdos nos Séculos XIX e XX, foi baseado em Rocha (2007, 2009, 2010, 2018) e Sofiato (2011, 2016, 2018), pois tais autoras abordam a atuação dos repetidores surdos, no reinado de D. Pedro II. Além disso, foram abordadas várias gestões do Instituto Nacional de Educação de Surdos em diferentes períodos, bem como, a atuação dos repetidores surdos e regimentos internos. O Capítulo 2, intitulado Formação de Professores de Surdos no Brasil apresenta o contexto da formação de professores no Brasil, envolvendo ações para o público ouvinte e surdo, de acordo com uma cronologia que tem início no século XIX. O Capítulo 3, intitulado A Formação de Professores Surdos no Brasil trata da formação de professores surdos e atuação do professor surdo em diferentes espaços educacionais no Brasil. Como resultado, foram tecidas algumas considerações no que nos convidam a refletir a respeito dos avanços e desafios presentes na formação de profissionais surdos para o campo da educação. Ademais, destaca as funções desempenhadas por tais profissionais atribuições de acordo com o espaço de atuação de/em Libras, como norteadores para o protagonismo de professores surdos, inclusive reforçando a importância da Libras na formação de professores. |
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Educadores Surdos no Brasil: história, formação e espaços de atuaçãoDeaf Educators in Brazil: history, training and performance spacesActingAtuaçãoDeaf TeacherEspaço DocenteFormação DocenteLibrasLibrasProfessor SurdoTeacher TrainingTeaching SpaceEsta pesquisa intitulada Educadores Surdos no Brasil: história, formação e espaços de atuação, aborda o percurso de formação de professores e instrutores Surdos ao longo da história e no Brasil e as possibilidades de atuação na contemporaneidade. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é conhecer o processo de formação e atuação de profissionais surdos em vários espaços educacionais no Brasil. Desta forma, os objetivos específicos, são: 1) Analisar as funções dos primeiros educadores surdos mencionados na história; 2) Traçar a cronologia dos primeiros professores surdos no Brasil, a partir do século XIX e 3) Apresentar as possibilidades e campos de atuação de educadores surdos na atualidade. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa em tela é de abordagem qualitativa e exploratória. Com o intuito de identificar produções que dialogassem com o tema proposto foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando duas bases de dados: o Banco de Teses e Dissertações da Biblioteca Eletrônica Online (Scielo) e da Biblioteca Digital Brasileia de Teses e Dissertações (BDTD), de 2015 a 2019, totalizando cinco anos de produções cientificas publicadas. As buscas foram realizadas a partir de quatro palavras-chave: repetidor surdo, instrutor surdo, formação de professores surdos e professor surdo. Foi realizada a leitura de 586 títulos e resumos de trabalhos publicados nas duas bases de dados consultadas. Esta dissertação está organizada em três capítulos: o Capítulo 1, intitulado A atuação dos repetidores surdos nos Séculos XIX e XX, foi baseado em Rocha (2007, 2009, 2010, 2018) e Sofiato (2011, 2016, 2018), pois tais autoras abordam a atuação dos repetidores surdos, no reinado de D. Pedro II. Além disso, foram abordadas várias gestões do Instituto Nacional de Educação de Surdos em diferentes períodos, bem como, a atuação dos repetidores surdos e regimentos internos. O Capítulo 2, intitulado Formação de Professores de Surdos no Brasil apresenta o contexto da formação de professores no Brasil, envolvendo ações para o público ouvinte e surdo, de acordo com uma cronologia que tem início no século XIX. O Capítulo 3, intitulado A Formação de Professores Surdos no Brasil trata da formação de professores surdos e atuação do professor surdo em diferentes espaços educacionais no Brasil. Como resultado, foram tecidas algumas considerações no que nos convidam a refletir a respeito dos avanços e desafios presentes na formação de profissionais surdos para o campo da educação. Ademais, destaca as funções desempenhadas por tais profissionais atribuições de acordo com o espaço de atuação de/em Libras, como norteadores para o protagonismo de professores surdos, inclusive reforçando a importância da Libras na formação de professores.This research entitled Deaf Educators in Brazil: history, training and performance spaces, addresses the path of training of Deaf teachers and instructors throughout history and in Brazil and the possibilities of performance in contemporary times. Thus, the general objective of this research is to know the process of training and performance of deaf professionals in various educational spaces in Brazil. Thus, the specific objectives are: 1) Analyze the functions of the first deaf educators mentioned in history, 2) Trace the chronology of the first deaf teachers in Brazil, from the nineteenth century and 3) Present the possibilities and fields of action of deaf educators today. Regarding the methodological procedures, the research in question is qualitative and exploratory. In order to identify productions that dialogued with the proposed theme, a bibliographic survey was conducted using two databases: the Electronic Library Online Theses and Dissertations Database (Scielo) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), from 2015 to 2019, totaling five years of published scientific productions. The searches were performed from four keywords: deaf repeater, deaf instructor, deaf teacher training and deaf teacher. It was performed the reading of 586 titles and abstracts of published works in the two databases consulted. This dissertation is organized into three chapters: Chapter 1, entitled The performance of deaf repeaters in the 19th and 20th Centuries, was based on Rocha (2007, 2009, 2010, 2018) and Sofiato (2011, 2016, 2018), as these authors address the performance of deaf repeaters, in the reign of D. Pedro II. In addition, several managements of the National Institute for the Education of the Deaf in different periods were addressed, as well as, the performance of deaf repeaters and internal regiments. Chapter 2, entitled Training of Teachers of the Deaf in Brazil presents the context of teacher training in Brazil, involving actions for the hearing and deaf public, according to a chronology that begins in the nineteenth century. Chapter 3, entitled Deaf Teacher Training in Brazil deals with the training of deaf teachers and performance of the deaf teacher in different educational spaces in Brazil. As a result, some considerations were made in what invites us to reflect on the advances and challenges present in the training of deaf professionals for the field of education. Moreover, it highlights the functions performed by such professionals assignments according to the space of performance of / in Libras, as guidelines for the protagonism of deaf teachers, including reinforcing the importance of Libras in teacher training.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSofiato, Cassia GeciauskasGalvão, Maria Elisa Della Casa2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-10022023-114357/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-10T17:37:01Zoai:teses.usp.br:tde-10022023-114357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-10T17:37:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta pesquisa intitulada Educadores Surdos no Brasil: história, formação e espaços de atuação, aborda o percurso de formação de professores e instrutores Surdos ao longo da história e no Brasil e as possibilidades de atuação na contemporaneidade. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é conhecer o processo de formação e atuação de profissionais surdos em vários espaços educacionais no Brasil. Desta forma, os objetivos específicos, são: 1) Analisar as funções dos primeiros educadores surdos mencionados na história; 2) Traçar a cronologia dos primeiros professores surdos no Brasil, a partir do século XIX e 3) Apresentar as possibilidades e campos de atuação de educadores surdos na atualidade. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa em tela é de abordagem qualitativa e exploratória. Com o intuito de identificar produções que dialogassem com o tema proposto foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando duas bases de dados: o Banco de Teses e Dissertações da Biblioteca Eletrônica Online (Scielo) e da Biblioteca Digital Brasileia de Teses e Dissertações (BDTD), de 2015 a 2019, totalizando cinco anos de produções cientificas publicadas. As buscas foram realizadas a partir de quatro palavras-chave: repetidor surdo, instrutor surdo, formação de professores surdos e professor surdo. Foi realizada a leitura de 586 títulos e resumos de trabalhos publicados nas duas bases de dados consultadas. Esta dissertação está organizada em três capítulos: o Capítulo 1, intitulado A atuação dos repetidores surdos nos Séculos XIX e XX, foi baseado em Rocha (2007, 2009, 2010, 2018) e Sofiato (2011, 2016, 2018), pois tais autoras abordam a atuação dos repetidores surdos, no reinado de D. Pedro II. Além disso, foram abordadas várias gestões do Instituto Nacional de Educação de Surdos em diferentes períodos, bem como, a atuação dos repetidores surdos e regimentos internos. O Capítulo 2, intitulado Formação de Professores de Surdos no Brasil apresenta o contexto da formação de professores no Brasil, envolvendo ações para o público ouvinte e surdo, de acordo com uma cronologia que tem início no século XIX. O Capítulo 3, intitulado A Formação de Professores Surdos no Brasil trata da formação de professores surdos e atuação do professor surdo em diferentes espaços educacionais no Brasil. Como resultado, foram tecidas algumas considerações no que nos convidam a refletir a respeito dos avanços e desafios presentes na formação de profissionais surdos para o campo da educação. Ademais, destaca as funções desempenhadas por tais profissionais atribuições de acordo com o espaço de atuação de/em Libras, como norteadores para o protagonismo de professores surdos, inclusive reforçando a importância da Libras na formação de professores. |
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